O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 109 Compartilhado 33 Comentários

Saiba como você verá as notificações do Android no Windows 10

Na última semana, a Microsoft realizou a BUILD Conference, principal evento de desenvolvimento da gigante de Redmond. Nele, a empresa anunciou uma série de novidades para o Windows 10. Mas antes que vocês comecem a me apedrejar por estar tratando de um tema diferente do escopo principal do site, deixa eu dizer uma coisa: uma das novidades tem a ver diretamente com o Android. Já colocaram as pedras virtuais no chão? Good. Então, vamos continuar.

A novidade é que a Microsoft planeja, em um futuro bem próximo, espelhar as notificações dos smartphones Android diretamente no Windows 10. Ou seja, você seria capaz de ver chamadas perdidas, notificações de mensagens (SMS, WhatsApp, etc) e outros tipos de avisos. A ideia é que você possa não apenas ver, mas também interagir com as notificações, como por exemplo, responder mensagens recebidas a partir do WhatsApp ou outro messenger.

Tudo isso será possível através do Cortana, cujo aplicativo já disponível na Google Play. Se você não sabe, a Cortana é o equivalente do Google Now nos sistemas da Microsoft. Atualmente, para receber as notificações do Android em seu PC, é necessário usar apps de terceiros, como o Pushbullet.

Confira o vídeo demonstrativo feito pela Microsoft com a nova funcionalidade logo abaixo (em inglês): 

O recurso me lembrou muito o uso do WhatsApp no PC. Recebemos a mensagem no telefone e uma notificação no Windows. Pelo Windows, podemos responder ou visualizar a mensagem, sem precisar tocar em nosso smartphone.

Como eu trabalho de 8 a 10 horas por dia em frente ao PC, acho este recurso bem útil. Assim, economizo os preciosos segundos de pegar o celular, desbloquear a tela, abrir o WhatsApp, visualizar a mensagem. Sem falar que digitar no teclado físico é bem mais fácil que no teclado virtual.

Se esta nova funcionalidade for realmente implementada de forma nativa, eu farei muito uso dela. Mas, acredito também, que o novo recurso não tenha muita utilidade para quem não trabalha diretamente na frente do PC. Para esse tipo de usuário, realmente é mais cômodo responder tudo pelo celular. Sem falar na questão da privacidade. Qualquer um que use o seu computador poderá ter acesso às suas notificações.

Até o momento, só é possível ter notificações do Android no PC via apps de terceiros, como o Pushbullet

Porém, para quem passa a maior parte do tempo usando o Windows como sistema principal, especialmente de trabalho, poderá fazer bom uso desta ferramenta. É muito mais cômodo visualizar as notificações na tela do PC do que na tela do celular. Sem falar na economia de tempo e de foco no trabalho.

A Microsoft não deu nenhuma data de estreia para a novidade, mas ela informou que a funcionalidade deve chegar em uma "futura nova versão do Windows 10". Ou seja, podemos esperar algo para o começo do segundo semestre. A empresa divulgou ainda que o recurso será compatível com os sistemas operacionais Android e Windows 10 Mobile. Nada de iOS, por enquanto.

Agora queremos saber a sua opinião. Você acha que o espelhamento das notificações do Android no Windows 10 seria algo útil?

 

109 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

33 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi