O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 12 Compartilhado 2 Comentários

Nova Gênesis: projeto brasileiro quer construir uma "nova internet"

Em parceria com uma universidade sul-coreana, pesquisadores da cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais trabalham em um projeto inovador que busca aprimorar a rede interligada de computadores, oferecendo mais segurança aos ambientes virtuais. O projeto foi batizado de Nova Gênesis e tem como objetivo criar uma arquitetura mais segura para a troca de informação na grande rede de computadores.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
946 participantes
15 02 2013 internet
Projeto do Inatel pretende reinventar a internet. / © AndroidPIT

Quando a internet foi criada, os computadores eram bem mais lentos e tinham memória muito limitada. Os aparelhos evoluíram e a estrutura da internet precisa ser atualizada. É nisso que se baseia o projeto Nova Gênesis, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O programa estuda a criação de uma nova arquitetura de processamento e troca de dados. A proposta é encontrar uma tecnologia mais flexível e segura, que resolva os problemas e responda aos desafios da web contemporânea. 

"A Nova Gênesis terá um sistema sensorial com base nos cinco sentidos. A tendência é de que cada vez mais coisas do mundo real sejam ligadas à internet. A tendência para o futuro, inclusive, é de que todos nós estejamos conectados à internet. Não existe limite do que poderá estar na rede. A comunicação máquina com máquina vai superar a comunicação humana, com a possibilidade de inteligência artificial. O computador pode, por exemplo, organizar sozinho o seu arquivo de vídeo, fotos e de músicas, já sabendo da sua preferência. O computador vai gerenciar o conteúdo para o usuário, como um piloto automático", diz Antônio Marques Alberti, professor e pesquisador do Inatel.

tcp ip
Projeto substitiu o IP pelo SOA / © AndroidPIT

Um detalhe interessante do projeto é a substituição do protocolo TCP-IP, a identificação dos computadores. O Nova Gênesis usa o conceito de SOA (arquitetura orientada a serviços) para simplificar o gerenciamento da rede, e utiliza nomes auto-certificáveis para que as máquinas se comuniquem, substituindo o IP. "O que estamos fazendo é reprojetar para que esta rede possa ser segura desde o começo, adicionando novos mecanismos neste processo”, diz Antônio Marques Alberti.

O nome Nova Gênesis significa "novo começo" e o nome veio da ideia de que um novo ambiente para a grande rede precisa ser criado para acompanhar o processo de evolução da tecnologia digital. O programa fechou uma parceria com uma universidade sul-coreana em 2011, com quem realizou testes de navegação e troca de dados nesse ambiente em desenvolvimento. Os sul-coreanos tem a internet mais rápida do mundo e são referencia no assunto. Os experimentos têm ajudado os pesquisadores a melhorar o sistema, e futuras versões do Nova Gênesis podem ser testadas em universidades brasileiras a partir de 2014.

Sabemos que não existe internet 100% segura, mas projetos que têm como objetivo melhorar entre outros elementos a segurança da navegação e da troca de dados são sempre bem vindos. Será que o Nova Gênesis tem chances de crescer e alcançar escala mundial?

Fonte: Inatel

12 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi