O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
39 Compartilhado 12 Comentários

Nova versão do Android poderá inutilizar aplicativos root

De acordo com o desenvolvedor Chainfire, a próxima versão do Android trará uma mudança que pode acabar impedindo o funcionamento de muitos dos aplicativos root por impedir que o superusuário execute arquivos localizados em /data. Mas antes de sair por aí blasfemando o universo, tenha em mente que esta alteração não é destinada às aplicações root, mas será reflexo de uma melhoria de segurança.

htc desire c root teaser
© AndroidPIT

O novo código compromete a árvore mestre do Android Open Source Project (AOSP) e impede que o superusuário extraia arquivos de diretórios localizados na partição /data, de forma que os mesmos não possam ser executados. A ideia é impedir que alguns programas maliciosos executem scripts na partição /data. Ainda não é bem claro se essa mudança chegará com a próxima versão do Android ou se será alterada no proximo update do Kitkat, mas se sabe que ela está a caminho.

A boa notícia é que, mesmo que a equipe de programadores do Android faça esta alteração de segurança, ainda será possível aos desenvolvedores fazer as mudanças para permitir que a maioria dos aplicativos root continuem funcionando, mesmo depois desta "correção".

É importante estar ciente de que isso não impedirá que os usuários façam o root dos seus dispositivos ou instalem qualquer tipo de custom ROM. A questão está relacionada ao uso de apps como, por exemplo, Battery Calibrator, Greenify, Pimp my ROM, Root Browser, mounts2sd ou Spirit UL FM.

O que esperar?

Bom, segundo o Chainfire, a curto prazo isso pode significar que uma série de aplicativos root parem de funcionar, "quebrando" por erro caso os devs não introduzam algum tipo de solução a tempo da próxima versão do Android chegar aos usuários. Já a longo prazo, teremos um aumento da segurança do OS, algo que nunca é ruim.

Minha dica é que você entre em contato com os desenvolvedores dos seus aplicativos que precisam de root favoritos para garantir que eles estejam cientes do problema antes da próxima versão do Android chegar aos usuários.

Quais aplicativos root dependentes você utiliza e que não pode ficar sem? Você acha a decisão da Google correta? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

12 Comentários

Escreva um comentário:
  • ...

  • Muita asneira nos comentários. Não dá nem vontade de responder.

  •   11

    Acho que uma vez funcionando bem, tendo atualização do fabricante e recursos bons para configurações ja de fábrica é excelente, não sou contra o root, mas todos sonham poder ter controle sem buscar outras sources, imagino eu

  • De certa forma será bom pois trará mais segurança ao Android

  • Eu não abro mão do aplicativo Titanium Backup, e acho certo a decisão da google em "fortalecer" a segurança no Android!

  • já q vão "trava" o root" o próprio Android poderia vim de fabrica com alguns dos aplicativos mais utilizados, como o titanium backup

  • Se tratando de tecnologia, nada é 100%, sempre tem uma brecha para explora, esse cara tá perdendo tempo em dificultar as pessoas de fazerem root nos seus aparelho, pois se os fabricantes atualizarem seus aparelhos não precisaremos de root para instalar uma ROM moderna pois sempre tem uma brecha.

  • Essa próxima versão seria a 4.4.3? eu uso muito o lucky patcher, titanium backup, xprivacy (hack de jogos), freedom (compra moedas em alguns jogos) e não posso ficar sem eles no meu aparelho, eu acho que uma atualização de segurança sempre é bem vinda, mas mexer com o root é desnecessário.

    • Vc usa root somente para piratear coisas no seu smartphone, e é isso que eles querem tentar diminuir... E o único app que vc usa que precisa de root e não é para pirataria, que é o Titanuim, possui uma versão que não precisa de root, então pela lógica o movimento do Google está correto.

  • Se é para melhorar a segurança acho correto. Os desenvolvedores encontrarão outra maneira para funcionar as aplicações com permissão de root.

  • Eu. Não acho correto se eu não consigo fazer root no meu celular agora que eu não consigo mesmo se e que meu vai receber ne

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi