O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
131 Compartilhado 52 Comentários

Será que a nova versão do Moto X precisa realmente de módulos?

De acordo com Evan Blass, dono da famosa conta @evleaks, o próximo Moto X contará com uma série de módulos. Estes se chamariam "Amps" e serviriam para otimizar recursos do smartphone tais como áudio, bateria e câmera. A linha Moto X é conhecida por ser inovadora, mas será que precisamos realmente de módulos no carro-chefe da série Moto?

Os engenheiros da LG queriam manter o recurso da bateria removível no LG G5 e, para tanto, construíram um dispositivo com corpo de alumínio e bateria removível. Acontece que o olho cresceu, e a ideia de tornar o carro-chefe da empresa em um dispositivo modular falou mais alto.

E se a LG tivesse apenas entregue um smartphone com corpo de metal e bateria removível?

Já tive a oportunidade de testar o dispositivo e preciso dizer que de maneira geral ele é fraco, a troca dos módulos é crítica e inconveniente. A cada mudança de módulo, o aparelho precisa ser reiniciado, o botão para desvincular o compartimento do módulo é sensível e nem todos as partes adicionais já estão disponíveis no mercado.

AndroidPIT lg g5 friends 0342
Os módulos do LG G5 ainda deixam a desejar em qualidade / © ANDROIDPIT

Testamos alguns dos módulos também e, sinceramente, a qualidade deixa a desejar quando comparamos a câmera 360º da Samsung com a da LG. Assim, me pergunto como seria se a LG tivesse apenas entregue um smartphone com corpo de metal e bateria removível, sem a necessidade de criar uma quantidade de módulos medianos para aproveitar a função de smartphone modular?

Ou melhor, e se o smartphone modular não fosse o carro-chefe da LG?

Você acha uma boa a nova versão do Moto X ser modular?

Ao que tudo indica, a Lenovo quer manter a característica inovadora da linha Moto X. Porém, se decidir trazer os módulos à série, pode pagar um preço alto se falhar. No ano passado, a empresa lançou o Moto X Force, o primeiro dispositivo da empresa a usar a tecnologia ShatterShield, que tornar a tela do smartphone inquebrável. A empresa levou cerca de três anos para desenvolver tal tecnologia.

As primeiras imagens do novo Moto X 2016 vazadas na rede são de dezembro de 2015 e já traziam os 16 conectores na parte traseira do aparelho, mas até então imaginávamos se tratarem dos alto-falantes. Contudo, apesar de não termos um vazamento sequer identificando como seriam os módulos do novo Moto X, eis que nesta semana já temos informações sobre seis deles: alto-falantes estéreo, bateria, acessórios de câmera com flash e zoom óptico, projetor e capa resistente com lente grande angular.

moto x 2016
Ao que tudo indica, todas as versões do Moto X 2016 teriam suporte para módulos / © hellomotohk.com

O que poderia diferenciar o smartphone modular da Lenovo em relação ao da LG é o fato de que os Amps não exigem que o usuário remova a bateria, visto que tal função não é oferecida. Os módulos se prenderiam magneticamente ao aparelho, “fazendo uma conexão firme, segura e ao mesmo tempo permitindo uma fácil remoção”.

O curioso é que os tais módulos viriam como capas (cases pelo o que entendi) e ficariam no mesmo nível da protuberância da câmera, deixando a traseira plana.

Logo, vendo por este ângulo, é quase impossível ainda identificar o novo Moto X como um smartphone modular, mas sim como um aparelho com doca, como o meu Xperia Z2, por exemplo.

Por fim, realmente penso que a Lenovo e outras fabricantes tenham que inovar, trazer recursos realmente úteis ao mercado móvel. Porém, como dito previamente na matéria do @evleaks sobre este vazamento, uma das variantes do Moto X 2016 é esperada com uma bateria de apenas 2.600 mAh.

O Moto X 2016 é esperado com uma bateria de apenas 2.600 mAh

Se isso não é tentar justificar a compra de um "módulo ou acessório" para otimizar a autonomia da bateria do smartphone, obrigando o usuário a achar utilidade em um módulo, não sei o que é então.

E você, queria ver o Moto X 2016 otimizando recursos com a adição de possíveis módulos ou acessórios?


Este texto reflete a opinião de um autor em particular e não necessariamente os pensamentos de toda a equipe editorial.

52 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu concordo, Camila. A Motorola poderia muito bem ter botado logo bateria maior e auto falantes estéreos frontais... Mas a ideia de capas me parece boa caso tenha módulos úteis, acho que é possível fazer isso usando camadas finas até, e considero uma solução melhor do que a da lg que aumenta a área não útil frontal. Ainda assim, só mesmo o Ara me parece um real smartphone modular, porque esse sim é constituído de módulos essencialmente.
    "Smartphone modular não é aquele que possui módulos, acessórios, e sim o que é feito a partir deles."

  • Que opinião mais conservadora da pessoa que escreveu esse artigo. O texto já induz completamente o usuário a opinar negativamente sobre o assunto. A tecnologia modular é o futuro dos smartphones e é ela que pode determinar que um dia você não precise trocar de aparelho a cada 2 anos pra ter sempre um smartphone top de linha. É obvio que todas as novas tecnologias quando surgem precisam ser aprimoradas com o tempo e com o uso. Os primeiros aparelhos com telas touch screen eram horríveis e com o tempo foi evoluindo até onde chegamos hoje. Condenar a marca ou um modelo por causa da tentativa de trazer alguma inovação para o mercado é uma visão extremamente conservadora. Por mais que a tecnologia ainda não esteja em sua plena forma, devemos valorizar o pionerismo de quem está arriscando bastante tempo e dinheiro para nos trazer algo diferente e ajudar na evolução desses produtos, principalmente você como jornalista!

  • Pelo que estou vendo vou ficar mais tempo com meu Moto X2014...
    Ou se por um milagre a linha Moto G venha com um bom preço e boas especificações...

  • muito feio esse botao na parte frontal seloko

  • Achei o novo visual desse moto x 2016 feio e estranho, será que a lenovo estaria tentado despopularizar a marca Motorola para dar mais espaço a linha Vibe e tirar a linha moto de fabricação, se isso for verdade perderam um cliente, pois aqueles vibes k5 são péssimos, sem Android puro feios, conceito totalmente diferente do que faz sucesso na linha moto, é uma pena pois a Motorola estava muito bem quando era da Google, agora a lenovo tem idéias de girico lançando celulares lixo.

  • Acho interessante o quesito dos módulos, mas, o que realmente temos que ver é o preço.Caso confirme que esses módulos sejam capas isso não seria nada bom, pelo menos pra mim, pois iria tirar a aparência do dispositivo dependendo do módulo.

  • Na moral? Cagaram no visual do celular. Horrível.

  • Na minha opinião não, Moto X com módulos seria horrível não compensaria e também quem teria condição de comprar módulos?

  • Se for igual essas renders o aparelho está horrível!! O primeiro MotoX era lindo o segundo tbm muito bonito! Agora esse negócio de módulos depende muito dos valores deles !!!!

  • Não. Definitivamente, não.
    Foquem em entregar um bom e completo aparelho.
    Deixem a questão de "módulos" para projetos construídos totalmente em cima disso (vide o Ara), não para "completar" o smartphone.

  • O uso de módulos atualmente pode parecer a muitos algo estranho e até desnecessário mas, na minha opinião, a ideia de ter um celular modular é incrível. A LG foi muito corajosa em dar esse passo, é muito fácil entrar em um site e criticar negativamente idéias que muitas vezes são a semente de boas mudanças, hoje todo mundo pode fazer isso, tanto que não conseguem mais ver se essas idéias são promissoras ou não, simplesmente criticam com uma opinião que, em vários casos, nem é própria, só reproduzem o que alguém disse. Espero que os celulares modulares sejam uma realidade em breve.

  • affee já achava feia a parte de trás, aí vaza a parte da frente mais feia ainda.

    Aí ele é protegido contra queda mas tem essa câmera saltada na primeira queda de costas já quebra.

    #restinpeacemotorola

  • Módulo é o projeto ARA. Isso aí é só firulas

  • Colocam uma bateria ridícula, com e um módulo corrigindo isso. Removem alto falante frontal estéreo e um módulo oferecendo isso. Enfim, a Motorola dá a solução para problemas que ela mesma criou.

  • FEIO É APELIDO HAHA

  • Engraçado que,as pessoas falam agora que é feio i etc ,mas depois ta la babando ,a cor branca pra mim é a mais linda ,não gosto de smartphone preto ,mas emfim, se vim até R$2,500,00 eu pego ,caso passar disso ,eu ignoro ,i se vim com android puro né :p

  • Inovação sempre é bem vinda. Vai depender de como a Motorola vai introduzir, o modo da LG é legal mas ficar tirando a bateria e desligando o aparelho não é eficaz. Já no caso da Motorola acredito que será mais simples, e os pontos atrás servirão para mais acessórios de terceiros, desde capa de carregamento sem fio até para acoplar acessórios, e isso será tendência.

    • Inovação nem sempre é bem vinda. Um exemplo clássico são os LG Flex, a tão aclamada tela curva que na prática não tem utilidade a não ser a de encarecer o produto... Há casos e casos, não dá pra generalizar.

  • Mais uma inovação inútil. O Moto X 2013 que foi um aparelho inovador, a versão 2014 foi um aprimoramento e depois disso a Motorola só fez cagada, o que parece que vai se repetir esse ano.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi