O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 73 Compartilhado 28 Comentários

Play Store: Desenvolvedores terão que responder perguntas de usuários em até 3 dias

A Google modificou o contrato vigente com os desenvolvedores dos aplicativos que você baixa na Play Store. Com a mudança, a partir de agora os responsáveis pelos apps pagos no market Android passam a ter três dias para responder às perguntas dos usuários.

Play store update
Play Store exige que desenvolvedores respondam perguntas de usuários em até 3 dias. / © ANDROIDPIT

Recentemente, a Google mudou a política de tempo de reembolso da compra de aplicativos na Play Store de 15 minutos para duas horas, fazendo com que você possa testar o software e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o desenvolvedor. É claro que não é do interesse de quem oferece um produto, ter que recebê-lo de volta, certo? Assim, ao que tudo indica, a Google quer ter certeza de que os desenvolvedores não estejam negando informações aos usuários com medo de ter o pagamento estornado. De acordo com o novo contrato, caso os desenvolvedores ou empresas responsáveis pelo suporte dos serviços oferecidos na Play Store não cumprirem com as novas regras, as consequências giram em torno da promoção do app na loja de aplicativos para Android:

Para produtos pagos ou transações no aplicativo, o desenvolvedor deve obrigatoriamente responder a perguntas do suporte ao cliente no prazo de 3 (três) dias úteis e em 24 horas para qualquer tipo de suporte ou problema informado como urgente pela Google. O não fornecimento dos dados ou de suporte adequado para o produto pode resultar em classificações baixas do produto, exposição com menos destaque, baixas vendas, disputas de faturamento ou a remoção do produto da loja.

O prazo de três dias ou 24 horas para oferecer suporte aos usuários ainda não é satisfatório, visto que não cobre nem o tempo de reembolso dos aplicativos pagos. Além disso, não faz referência a qualquer aplicativo gratuito que tenha sido baixado na loja. Porém, parece que a casa começa a ser organizada e o usuário ganha um poder de voz ainda maior.

Ao mesmo tempo, a Google também chama para si a responsabilidade pelas taxas aplicadas nas compras de aplicativos. Anteriormente, de acordo com o Android Police, os responsáveis pela tarefa eram os desenvolvedores. Agindo desta forma, a gigante das buscas torna as transações mais rápidas, o que faz com que os lucros das vendas na Play Store cheguem antes aos desenvolvedores.

Quando a Google, o processador de pagamento ou a operadora autorizada são exigidos pela legislação (local) aplicável que determinem, apliquem e paguem a alíquota aplicável de imposto, a Google, o processador de pagamento ou a operadora autorizada (e não o desenvolvedor) serão responsáveis pela aplicação, coleta e envio dos impostos à autoridade tributária competente. Se a Google coletar e enviar os impostos com valor agregado nos pagamentos dos clientes (onde exigido da Google pela legislação local), e esse repasse atender às exigências necessárias por impostos com valor agregado nesses pagamentos de clientes, a Google não repassará tais impostos ao desenvolvedor. Quando são exigidos da Google a coleta e o envio de impostos, como descrito nesta seção, o desenvolvedor e a Google reconhecem a oferta, do desenvolvedor à Google, para fins fiscais, e o desenvolvedor deve obedecer às obrigações fiscais relevantes, decorrentes dessa oferta adicional.

E aí, quanto tempo você já teve que esperar para obter a resposta do suporte de um app pago na Play Store?

73 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • rodrigohmoraes 26/set/2014

    Concordo com vc os comentários em sua grande maioria ali na Google Play são extremamente idiotas e sem pé nem cabeça, e os caras criticam um app mas não se dão conta que ruim e o celular dele e não app... Sem falar que mandam comentários em português porcamente escrito para desenvolvedores gringos, Putz e terrível...

  •   19
    ferreirawax 26/set/2014

    Do jeito quê só têm (70%) comentários idiotas na GP do Brasil..

  • Junior Fornazi 26/set/2014

    E que sejam respostas reais. pq já vi desenvolvedores copiarem e colarem a mesma resposta p todas as perguntas.

  • Jairo rios 26/set/2014

    Boa medida , embora observando os comentários de usuários na google play , para o Brasil isto sera uma medida inócua pois a cabecinha da maioria é vazia.

  • Pedro Comminato 26/set/2014

    80% Dos comentários que eu vejo por ai é isso mesmo, "Vou dar X estrelas, se for bom volto e dou 5" e não voltam. rsrs

28 Comentários

Escreva um comentário:
  • 🌟⭐⭐⭐⭐
    baxano ake!!!!!!!!! sefor bom do mais estrelas!!!!

    🌟🌟🌟🌟⭐
    bem legal mais demora muuuito pra baixar:/

    🌟⭐⭐⭐⭐
    uma porcaria!!!!!!!
    fica fechando sozinho!!!! tive q reiniciar meu galaxy young :'(

  • Brasileiro é uma praga, escreve errado além da conta, dá 1 estrela sem testar e diz que se gostar depois dará mais estrelas, já vi gente xingando dizendo que o aplicativo não baixa, vi até um dizendo que dava 4 estrelas em vez de 5 porque adorar devemos somente a deus... (guardei o print)

  • O pior de tudo é escutar uma pessoa falar assim: "esse aplicativo seria bom se fosse de graça, como não é, é um lixo então"... Poxa Pera aí nem todo mundo tem condições de fornecer um app gratuito não...

  • É uma vergonha os comentários que colocam lá, por isso que sentam o pau no Brasil,são por esses e muitos motivos

  • A Google devia deixar os usuarios avaliar o APP só depois de 30/60 minutos depois de instalado.

  • Comentários deveria ser permitidos apenas quando o usuário tivesse baixado o app. Pois a maioria dos comentários e vou terminar de baixar c for bom dou mais estrelas. C o usuário nem baixou o app ainda qual o motivo dele da uma estrela.
    A maioria dos comentários são toscos.
    Eu não qualifico todos apps. Eu baixo e faço um teste de algum tempo c o app me agradar vou lá e dou a devida classificação. C me agradar mais tiver algum problema qualifico e falo o erro derepente pode ser útil para outro usuário e para o desenvolvedor.
    Fui ver o play música msm Olhe nas músicas grátis no álbum Single ladies
    Tem comentário com 1 estrela assim puta pariu a Google copiando a Apple cada vez mais TNC.
    Tem outro assim dando 5 estrelas vamos ver c e bom.
    Acho q aí por ser música gostos diferentes o cara tem q avaliar apenas a qualidade do áudio ver c está legal. Agora o cara não gosta da música baixa e vem falar lixo.
    E foda assim

  • Devia ter perguntas predefinidas e comentários predefinidos deixando claro a dúvida e a crítica arrespeito de um aplicativo porque da parte dos usuários brasileiros a muitos comentários desnecessários como ofensas e até mesmo aquela de testando aplicativo depois volto pra da avaliação sera que e difícil testar e depois da uma avaliação a favor ou contra o funcionamento do app em questão

  • Ressaltando o que esta no artigo, isto vale apenas para aplicativos pagos, onde o numero de comentarios indecentes sao inferiores, ja que a maioria sao feitos por pessoas adultas. Agora o google poderia julgar os comentarios pela quantidade de estrelas enviadas, onde <= 3 precisam ser respondidas em ate 3 dias independente se for pergunta ou sugestao e as outras serao avaliadas em ate 5 dias e o desenvolvedor constara como procedente ou nao procedente.

  • A maioria dos comentários brasileiros que vejo tem uma estrela e são "vou instalar, se for bom dou 5 estrelas" e um comentário feito há meses, ou seja, o povo nem testa e já avalia e nem volta pra reavaliar.

    • Realmente todo momento que vou na play store ver as qualificações de um APP tem sempre alguem "vou baixar e ver se é bom se for dou mais" com uma estrela em um comentario de meses atrás , qualificações assim deveriam ser excluídas não serve pra nada.

  • Só faltou a Google definir um modo de notificar o desenvolvedor sobre alguma pergunta ou comentário a respeito de seus aplicativos, o que hoje não existe. Como desenvolvedor, várias vezes me vi tendo que auxiliar usuários em problemas que dizem respeito às limitações de seus aparelhos. A Google tem que parar um pouco e refletir sobre o suporte que ela mesma tem apresentado aos desenvolvedores. Liberar API não é tudo o que ela deve fazer.

  • Boa medida , embora observando os comentários de usuários na google play , para o Brasil isto sera uma medida inócua pois a cabecinha da maioria é vazia.

  • meu deus não entendo pq da demora de lançarem o Camera +p para android ! um app incrivel para o IOS e o android ainda não tem, o Afterlight chegou para android agora so falta o Camera + ser lançado não sei pq dessa demora toda. ACORDEM DESENVOLVEDORES

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi