O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 7 Compartilhado 2 Comentários

Nvidia Tegra 6 deve equipar os primeiros dispositivos Android 64 bits

A Nvidia anunciou há alguns anos atrás que havia licenciado a tecnologia ARMv8 para construir seus próprios processadores de 64 bits. A Apple, no entanto, correu pela beirada e chegou primeiro nessa corrida, utilizando obviamente o marketing a seu favor.

tegra6
Tegra 6 / © Nvidia

O fato da incerteza em torno dos benefícios perceptíveis de processadores 64 bits nos smartphones não impediu que fabricantes de chips ARM demonstrassem interesse em lançar seus próprios modelos. A Nvidia, por exemplo, utiliza a arquitetura ARM em conjunto com a versão de baixa potência do seu chip gráfico GeForce. Juntos, os componentes formam o conhecido Tegra (Soc) – System-on-chip. O Tegra 4 utiliza a versão mais veloz da família ARM – o Cortex A15. Ainda assim, a Nvidia acaba ficando atrás dos chips móveis personalizados de última geração.

Isso acontece porque a Apple, juntamente com a Qualcomm, desenvolve seu próprio chip baseado nas instruções da arquitetura ARM. Assim, podem manipular funções, variáveis e configurações em baixo nível. Pode-se, portanto, alterar dinamicamente a velocidade de clock de cada core do processador de acordo com a demanda de processamento para otimizar o uso da bateria.

Tegra Roadmap 640x367
 © Nvidia

A Nvidia disse que começou a trabalhar com o Armv8 em meados de 2011. Se confirmado, seus primeiros chips de 64 bits devem chegar ao mercado em 2014 como parte do Projeto Parker – o aguardado Tegra 6. Com isso, a empresa deve encurtar a vida do Tegra 5, já que é certo que a Qualcomm anda trabalhando em um chip baseado no Cortex-A15 e tem lançado os produtos em um menor intervalo de tempo.

Se tudo der certo para a Nvidia, o Tegra 6 deve ser o primeiro chip de 64 bits de última geração a equipar um equipamento Android. De qualquer forma, parece certo que a nova arquitetura chegará para o robô somente em 2014.

Fonte: ExtremeTech

2 Comentários

Escreva um comentário:
7 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi