O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 195 Compartilhado 65 Comentários

Por que o efeito "jelly scrolling" do OnePlus 5 incomoda tanto?

A OnePlus modificou o software do OnePlus 5 para mostrar melhor performance em benchmarks. Depois do anúncio do aparelho, a OnePlus liberou três atualizações para corrigir erros no sistema. Como se isso não bastasse, os usuários estão reclamando de um efeito causado na tela do aparelho e no áudio que, a princípio, ocorrem por causa da forma como o aparelho foi construído. Depois de colocar o OnePlus 5 à prova pela terceira vez, nossa equipe percebeu que pequenos erros acabam se tornam grandes problemas quando em conjunto.

Você já ouviu falar do efeito "jelly scrolling"? Estas palavras descrevem este efeito "gelatinoso" na rolagem de conteúdo na tela do OnePlus 5. No vídeo abaixo, é possível perceber perfeitamente este efeito:

De acordo com os membros do fórum do XDA developers, isso é causado devido a forma como o aparelho foi construído, pois a tela do smartphone foi montada de ponta-cabeça. De acordo com a OnePlus, a empresa “deliberadamente escolheu inverter o painel”, logo, este efeito não deveria ser considerado uma falha.

Um membro do Reddit chegou a desmontar o OnePlus 5 para mostrar a diferença na montagem do display do aparelho em relação ao antecessor, o OnePlus 3T, que utiliza o mesmo painel AMOLED. Clique aqui para ver essa diferença.

De um modo geral, o jelly scrolling oferece uma experiência muito ruim no OnePlus 5 por causa da lenta performance de rolagem de conteúdo, o que não acontece, por exemplo, no Galaxy S8 (tela AMOLED), que oferece este mesmo efeito, mas sem atraso. Como prova, colocamos o OnePlus 5 e o Galaxy S8 lado a lado e utilizamos o vídeo em movimento lento (960 fps) do Sony Xperia XZ Premium para identificar essa diferença:

Além do jelly scrolling, outro problema está relacionado à captura de áudio e poderia muito bem ter sido evitado com um pouco mais de atenção aos detalhes. Quando se grava um vídeo com o OnePlus 5, o som gravado é estéreo - até aqui, tudo bem. Porém, os canais estão invertidos de modo que o áudio dos objetos no lado esquerdo da tela são reproduzidos mais tarde no canal direito.

Contudo, ao usar o alto-falante mono do aparelho, o problema não é percebido, mas quando usamos fones de ouvido ou alto-falantes Bluetooth a experiência é prejudicada. Desta forma, conecte seus fones de ouvido e ouça a nossa máquina de café funcionando de forma invertida:

Este problema com o áudio, ao contrário do jelly scrolling, pode ser corrigido com um update de software.

O efeito "jelly scrolling" do OnePlus 5 incomoda você?

Olhando para todos os problemas relacionados ao OnePlus 5 até agora, é possível dizer que a OnePlus foi relapsa no desenvolvimento do seu mais novo smartphone high-end. Alguns dos bugs já foram corrigidos com uma atualização do sistema, outros ainda precisam ser solucionados, mas alguns aparentemente jamais serão, como o jelly scrolling.

O meu colega Eric Hermann não acha que isso seja necessariamente ruim, já eu penso que este atraso na rolagem incomoda na experiência global com o aparelho. E você?

195 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • josias silva há 1 mês

    essa bomba nem é vendida aqui no BRASIL mesmo! pra que dar atenção a isso?! rsrs

  • Karlos Edw há 1 mês

    Quem tiver um OP5 e estiver incomodado entra em contato comigo que eu troco o meu OP3 com a tela montada da forma correta nesse OP5 com a tela invertida ;)

  • Andreu Vasconcelos há 1 mês

    A OP está muito preocupada com números de benchmark e está esquecendo do uso real do aparelho. Será que a fabricante pensa que os usuários só irão rodar Antutu ou similares?

  • Marcelo Neri há 1 mês

    Pra uma empresa que lança apenas um smartphone por ano, esses erros não deveriam acontecer de forma alguma! Faltou capricho e mais testes da OnePlus.
    O Mi6 vai se beneficiar e muito desses erros!

  • Marcelo Neri há 1 mês

    HP, pelo o que já li a montagem de cabeça pra baixo foi pra caber os cabos de controle de tela e câmeras.
    Tem uma matéria no Tecmundo do dia 03/07 falando sobre o assunto!

65 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi