O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 294 Compartilhado 40 Comentários

O que é o formato RAW, quando e como você pode usá-lo em seu smartphone

Para quem é um entusiasta ou trabalha no mundo da fotografia, o formato RAW não é exatamente uma novidade. Afinal, o recurso está presente nas câmeras profissionais e é o padrão preferido para quem quer fotos em alta qualidade. Agora este formato está cada vez mais presente nos smartphones Android. Nas próximas linhas, você vai saber quais os diferenciais deste tipo de arquivo e quando usá-lo. 

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2945 participantes

O que é o formato RAW?

O formato RAW, também conhecido como DNG (Digital Negative), é projetado para armazenar todos os dados recolhidos pelo sensor de câmera com pouco ou nenhum processamento. Estes dados, mais tarde, no pós-processamento da imagem em programas de tratamento como o Photoshop, permite mais flexibilidade na hora da edição do que o JPEG.

RAWCOMPARISON
Uma imagem capturada em formato RAW / © ANDROIDPIT

Isso porque o RAW tem mais camadas para que o editor possa aplicar mais filtros e gerenciar os canais de cores, que são mais amplos. De um modo geral, temos a impressão de que arquivos em JPEG são menores e possuem uma qualidade melhor à primeira vista. Porém, caso você queira fazer modificações e correções de exposição, por exemplo, será mais difícil, pois a imagem já foi processada antes. Logo, ela não é, digamos, um arquivo "virgem".

JPEG
Uma imagem capturada em JPEG. Parece melhor que o RAW, mas oferece menores possibilidades de edição / © ANDROIDPIT

Mas tem um porém: por se tratar de um arquivo mais denso, ele também é mais pesado que o popular JPEG, ocupando mais espaço na memória. A princípio, eles podem não parecer tão bons logo que capturados, mas com o software adequado, tempo, e habilidade, muitas vezes, eles podem ser utilizados para produzir um melhor resultado final.

Um bom exemplo: as imagens que usamos para ilustrar os artigos no site são, em geral, capturadas em RAW para que nossos editores de fotografia possam melhorá-las ao máximo depois de capturadas. 

Quando é indicado usar o formato RAW?

Basicamente, o uso do RAW é indicado quando você quer realizar um grande número de edições e tratamentos na imagem. Nele, você pode realizar ajustes como o melhor balanço de brancos ou reparar imagens sobrepostas, mantendo os níveis de detalhes bastante elevados. Isso acontece por causa da alta taxa de bits RGB em profundidade, que são mantidos ao longo de toda a foto.  

Se o sensor da câmera não for bom, não será o formato RAW que tornará a imagem mais nítida

Logo, que fique claro: tirar uma foto no formato RAW não significa que este padrão é melhor que outros formatos. Ele apenas permite um nível de edição superior. Se o sensor da câmera não for bom, não será o RAW que tornará a imagem mais nítida. 

O RAW chega aos smartphones

Os modelos mais atuais de smartphones – mais precisamente aqueles lançados em meados de 2015 para frente - trazem um software de câmera mais avançado e que já contam com suporte nativo ao formato RAW. 

Os softwares de câmeras mais atuais já fazem uma compactação diferenciada para abrir e processar a imagem. Com isso, você pode tirar fotos nesse padrão em seu smartphone e transferi-las diretamente ao PC para o tratamento. 

RAWFORMAT
O formato RAW já é nativo em algumas câmeras de smartphones. Mas é possível achá-lo em apps / © ANDROIDPIT

Ou seja, não adianta você tirar uma foto em RAW em seu smartphone e querer fazer o upload diretamente para o Facebook ou o Instagram, por exemplo. Primeiro, porque essas redes sociais não suportam esse formato. Segundo, porque elas não conseguem carregar esse padrão, devido ao seu tamanho.

Aliás, por falar em tamanho, certifique-se que o seu telefone tenha um espaço de armazenamento considerável, já que imagens em RAW ocupam um belo espaço na memória interna ou no cartão microSD. Logo, use esse formato com parcimônia.

O suporte ao RAW pode ser encontrado em smartphones que trazem o Android Lollipop ou superior. Isso porque a versão 5.0 do sistema operacional do Google ganhou uma atualização gigantesca, que inclui a API “Camera v2”, que permite aos desenvolvedores de apps terem acesso total ao hardware da câmera do smartphone.  

E se o meu smartphone não traz suporte nativo ao RAW?

Mesmo alguns dos smartphones mais atuais ainda não trazem o suporte ao formato RAW, o que inclui até mesmo topos de linha. Enquanto a linha Galaxy S7, por exemplo, já conta com essa funcionalidade, bem como o LG G5, a versão SE do flagship da LG, que é vendida no Brasil, não oferece essa compatibilidade. O que é estranho, porque a câmera de ambos é exatamente a mesma. 

Mesmo que o seu aparelho não traga o suporte nativo, é possível utilizar aplicativos que fazem esse serviço. Eles estão disponíveis no Google Play e podem ser encontrados em versões pagas (com mais recursos) e gratuitas (que apenas suportam o formato RAW).

No entanto, vale citar que a qualidade da imagem gerada a partir de um RAW nativo tende a ser melhor que a de um programa terceiro que "força" o sensor da câmera a criar fotos nesse padrão. Isso porque um suporte "de fábrica" já está otimizado com o aplicativo da câmera do aparelho. 

De qualquer forma, selecionamos abaixo três sugestões de apps para você testar. Confira:

AZ Câmera

A grande vantagem do AZ Câmera é que a versão gratuita do app já traz o suporte ao formato RAW. No geral, a interface do aplicativo é bastante intuitiva e, além do RAW, o usuário pode optar também pelo JPEG e um formato híbrido formado por estes dois padrões.

AZCAMERA
O AZ Camera é o melhor app gratuito para quem quer tirar fotos no formato RAW / © ANDROIDPIT

Para acessar e escolher o formato RAW, clique nos três pontinhos localizados na parte superior esquerda da tela do app. A seguir, na quinta opção, de cima para baixo, você verá o ícone de escolha do padrão. Clique nela até aparecer a mensagem "FORMAT Raw". Pronto!

Para baixar o AZ Camera, basta clicar no ícone logo abaixo:

AZ Camera - Manual Pro Cam Install on Google Play

RawDroid Demo

Muitas vezes, um app de fotos consegue registrar uma foto em RAW, mas ele não traz um programa que consiga abrir nesse formato (o AZ Câmera é um deles). Logo, você precisa baixar um gerenciador que cumpra essa função. E o RawDroid Demo realiza a tarefa, permitindo a visualização das imagens. 

O manuseio do app é fácil. Quando aberto, basta localizar a pasta onde as fotos em RAW estão alocadas. Uma vez nela, escolha a imagem e visualize-a no formato em questão.

RAWDROID
O RawDroid exibe e gerencia imagens no formato RAW / © ANDROIDPIT

O problema é que, por se tratar de uma versão demo, suas funcionalidades são limitadas. Incomoda, principalmente, a marca da água do app, que fica registrada sempre que ele abre uma foto. Se você quiser, optar pela versão Pro, ela custa R$ 18,77.

Vale a pena se o seu smartphone tem uma câmera mais limitada e você queira testar o formato RAW nela. Caso os resultados agradem, aí é pode-se considerar a edição paga do gerenciador. 

RawDroid Demo Install on Google Play

Camera FV-5

O Camera FV-5 foi desenvolvido tendo como base o modo manual das câmeras. Com isso, você terá maior controle sobre todos os seus recursos (ISO, velocidade do obturador, balanço de branco, etc) fazendo os ajustes que achar necessário. E isso inclui, claro, optar entre os formatos RAW e JPEG. 

FV5DEF
O Camera FV-5 é pago, mas suporta o RAW e traz uma série de recursos do modo Manual de câmeras / © ANDROIDPIT

Acessar o formato RAW neste app é um processo semelhante ao do AZ Camera. Vá no ícone de Configurações (o símbolo de engrenagem) do lado superior esquerdo da tela. Uma vez nele, escolha o terceiro item, de cima para baixo, chamado "Ajustes de codificação de fotos". Uma vez nele, basta ativar a opção "Enable DNG raw capture". Feito!

Este app não possui uma versão gratuita, logo, para usá-lo será necessário desembolsar R$ 9,25. Mas pode valer a pena se você for um entusiasta da fotografia. Para fazer o download, clique no ícone logo abaixo:

Camera FV-5 Install on Google Play

Seu smartphone já traz suporte ao formato RAW? Você costuma utilizá-lo?

294 Compartilhado

40 Comentários

Escreva um comentário:
  • Queria saber duas coisas em específico:

    a) Alguém pode citar alguns modelos de smartphones que conseguem capturar imagens em formato RAW? (De preferência Android).

    b) Qual a diferença em fotografar imagens no formato JPEG e PNG? Existe diferença substancial?

    Desde já eu agradeço :)

  • Bom saber

  • Nokia era f! o Symbian já suportava RAW há muito tempo.

  • Interessante

  • S6 Também tem. Pra quem quiser ativar é só ir no modo PRO e depois ir nos ajustes e ativar.

  • Acho meio desnecessário para um smartphone, sou fotógrafo e uso o RAW sempre, mas edito no PC. No smart com tela infinitamente menor e sem as ferramentas que o photoshop ou o lightroom disponibilizam ficaria bem incomodo além da falta de recursos que geralmente a pessoa que usa o RAW utiliza na edição.
    Além de que o arquivo RAW em si na minha Nikon fica em média 20 mb por foto, pra quem tira milhões de fotos no telefone haja cartão de memória.

    • Jonnattan cara já existi Lr e Ps em versões mobile completas até demais, caso conheça a comunidade Lr Brasil no facebook conseguir ganhar uma brincadeira la na comunidade só usando o Lr Mobile (para você ter +- ideia do quanto o app está completo) mas caso ainda duvide, indico vê no Youtube sóbre a ultima att do app.

  • applefãs choram

  • Uso muito RAW quando estou preparado para "A" foto, onde sei que vou edita-la. Lumias desde o 920 possuem o formato, e é ai que vemos que megapixel também importa, pois pega mais detalhes assim depois da edição não aparecem possíveis erros em determinados pontos. Nos Android sempre uso o Câmera FV-5, é excelente, porém não fica a mesma coisa que se fosse nativo. No entanto, gosto do formato RAW pois ele mostra o real poder do sensor, não tem interferência de pós processamento de nenhuma fabricante, mostra se os MP são reais ou interpolados, se a lente realmente é boa ou se o que é bom é o software nativo. No X Play uso e acho interessante quando consigo resultados melhores do que com a câmera nativa.

  • Eu utilizo apenas na minha Canon, assim fica melhor para edições no Lightroom e Photoshop. Mas apenas para uso profissional; acho irrelevante para edição no celular, até pq é raro eu editar fotos no smartphone.

  • Puts, eu entrei nessa matéria pra ver uma coisa e acabei descobrindo outra...kkkkkk...eu só lembro desse formato, porque uma vez peguei um serviço em que o pendrive do cliente não funcionava quando plugado nos PCs e ao clicar com o botão direito do mouse e ir nas configurações, acusava que ele estava no formato RAW. (Obs. o pendrive era xing-ling)

  •   45

    alguém sabe quais celulares têm essa opção nativa? Além dos dois citados na matéria....

  • Muito raramente faço qualquer tratamento nas minhas fotos. Quando muito faço, um corte naquelas que não ficaram bem enquadradas.
    Somente quando desejo imprimir - coisa rara - dedico alguns minutos à edição.
    Portanto, o RAW pra mim é coisa desnecessária, ainda que meu smartphone tenha suporte nativo e possa arquivar um mesmo click em JPEG e RAW.

    • Hominho perfeito, hein? Ao natural sem retoques!

      (Ah! Sua foto de perfil está "caída para a direita!" coloca ela "caída para a esquerda" que ela ficará "em pé", Hahahahahahhaha! Aconteceu comigo também!)

  • Somente usei o formato RAW uma vez , sou péssimo fotografo-)

  • Acho que formato RAW, se destina a imagens cruas, ou seja fotos não editadas, da hora.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi