O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 66 Compartilhado 19 Comentários

O que esperar do Android 4.4.3?

Apesar de termos ouvido muito falar sobre a nova versão Android 4.4.3, ainda não existe nada de concreto com relação à suposta atualização do OS Android. Porém, como prometido pela Google, o sistema operacional recebe dois updates por ano e, com a aproximação do Google I/O, as evidências de que uma nova versão do Android está chegando estão por todos os lugares.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2208 participantes

No mês passado, a Sprint liberou um novo firmware para os usuários do Nexus 5, onde informava um update para a correções de bugs do software do aparelho, porém, a Google não se manifestou oficialmente com relação ao caso, o que só fez aumentar a ansiedade dos usuários sobre novos recursos adicionados ao Android.

Ainda em abril, tivemos dois outros eventos curiosos. Um deles foi a atualização do aplicativo educacional Edu Device Setup, na Play Store, indicando que o mesmo já estava preparado para rodar em dispositivos com a versão Android 4.4.3. O outro indício, foram os vazamentos dos novos ícones de aplicativos e o da nova UI do discador stock do Android.

Assim, levando em consideração que existem muitas evidências sobre a chegada de nova versão do OS da Google que, ao que tudo indica se manterá com o nome KitKat, está na hora de nos perguntarmos o que podemos esperar do já então afamado Android 4.4.3?

Nexus 5 camera sensor 443
Será que a Google segura a nova atualização do OS até junho de 2014? / © AndroidPIT

Correção de bugs

O Android 4.4 foi uma das versões campeãs de erros e alguns deles não foram solucionados com a liberação do prematuro update para o KitKat 4.4.2. Dito isso, questões como a frequente perda de conexão; o congelamento da tela de ativação; os erros aparentes dos gráficos de uso de dados, das legendas e do LED de chamadas perdida devem ser revistos e corrigidos.

android
© AndroidPIT

Além disso, podemos ainda citar os problemas com MMS, e-mail, calendário, contatos e discador; a falta de segurança relacionada aos ícones de aplicativos; os erros de câmera, em especial o do foco nos modos regular e HDR; a trava de bloqueio e gerenciamento de energia; e, os vários bugs relacionados às conexões Bluetooth, USB, WiFi automático e internet de operadora, tudo isso tem que entrar para a lista de correções da versão Android 4.4.3, pois aos usuários já bastam as impressões de uma atualização menor de um sistema operacional que ainda demostra possui muito potencial de evolução.

Novas funções

E falando em evolução, a Google precisa apresentar novos recursos com o Android 4.4.3. Mesmo levando em consideração a manutenção da nomenclatura do OS, ninguém mais que ver apenas atualizações incrementais, certo? Porém, não me surpreenderia de ver pequenas mudanças neste sentido. O que vazou até o momento foram melhorias relacionadas ao desenho da UI e novas funções adicionadas ao discador nativo do Android, como mencionado acima.

android 443 calling
No discador do Android 4.4.3, os contatos são organizados em uma série de cartões com as fotos de cada pessoa. / © AndroidPolice

Entretanto, é preciso salientar aqui que a Google vem seguindo uma linha diferente no que se refere aos serviços nativos do Android, tais como a câmera. Recentemente, vimos o Big G liberar uma atualização do software da câmera através da Play Store e, mais que isso, ofereceu a possibilidade de dispositivos não Nexus também terem a chance de baixar a mesma. Aliás, esta parece uma tendência seguida por outras fabricantes como Sony e Motorola.

Muitos rumores também falam sobre a adição de um número maior de recursos de segurança para clientes corporativos. Tais funções permitiriam uma configuração mais avançada e customizada no que diz respeito à permissão de uso de aplicativos através de sistemas mais seguros como a biometria, além disso, algumas mudanças no armazenamento de dados também são esperadas.

Por fim, nas últimas semanas vimos uma atualização massiva dos aplicativos da Google, com especial devoção ao Google Now, que agora informa onde os usuários estacionaram seus automóveis, integrou o serviço de lembrete de compras do Keep e já pode ser utilizado offline. Falando em acesso de informação sem acesso à internet, vale lembrar que o Maps também passou a oferecer aquilo que há muito tempo já era demandado do app: acessar mapas offline. Enfim, isso mostra que em termos de novidades, pode ser que venhamos a ficar na vontade mais uma vez.

Mudanças na Interface do usuário

Com o vazamento dos novos ícones do Android puro, percebemos que o desenho do OS se tornará mais plano que o atual. Por uma questão pessoal, não vejo esta mudança com bons olhos, pois começamos a ver muito da skin da LG no Android puro e isso me incomoda, porém, parece ser uma tendência de mercado, visto que iOS, Windows 8 e a experiência com o próprio Chrome para desktop oferecem tal layout.

new icons teaser
© Android Police

Estou curiosa mesmo é para saber se a Google vai manter o GEL como aplicativo nativo dos dispositivos Nexus/ Google Edition ou se, finalmente, vai disponibilizar o apk oficialmente na Play Store.

Disponibilidade

Primeiramente, o Android 4.4.3 chegará para os dispositivos Nexus, talvez em um tempo hábil de no máximo três semanas, depois teremos o update liberado para os dispositivos Google Edition e, passadas algumas semanas, os aparelhos das demais fabricantes. Clicando aqui, você confere a nossa lista de possíveis aparelhos que receberão a nova atualização do OS para Android 4.4.3 após a liberação do mesmo pela Google.

Conclusão

Pelo comportamento da Google, o mais garantido até agora é que não teremos muitas novidades até o lançamento da possível versão Android 4.5 ou 5.0, que pode chegar com o lançamento de um tablet Nexus de 8 polegadas. Isso significa que teremos que espera até final de outubro e início de novembro deste ano para a chegada de uma versão  do OS Android com recursos inovadores.

Assim, o grande trunfo do Android 4.4.3 serão as correções de bugs conhecidos e, com isso, teremos talvez a entrega de um OS mais estável para então pensarmos em um mundo de grandes novidades programado para o final do ano.

E aí, você acha que a Google vai nos surpreender com a próxima atualização do Android ou vai se ater aos pequenos detalhes com o objetivo de oferecer um OS mais fluido? Deixe-nos saber o que você pensa a este respeito nos comentários abaixo.

66 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi