O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
221 Compartilhado 75 Comentários

O que está acontecendo com o WhatsApp?

“O que está acontecendo com o WhatsApp, gente?” Essa talvez tenha sido a pergunta que muitos brasileiros se fizeram intimamente ao tentar usar o serviço de mensagens na madrugada desta terça-feira (26). Por volta da meia noite, o serviço saiu do ar sem explicação ou aviso prévio.

O apagão não foi sentido apenas no Brasil, mas em menor grau em outros países. E, como você deve lembrar muito bem, essa não é a primeira vez que o WhatsApp fica fora do ar no país.

Em dezembro do ano passado, o serviço ficou praticamente um dia inteiro offline em território nacional. Mas o motivo era bem claro: determinação judicial. Um imbróglio jurídico fez com que a Justiça intimasse as operadoras a suspender o acesso ao mensageiro, que ficou indisponível por várias horas.

Desta vez, porém, embora houvesse o receio da instabilidade ser uma nova investida da Justiça brasileira, ela nada teve a ver com isso. Aparentemente, um problema técnico deixou o serviço fora do ar por cerca de 40 minutos. Para este azarado editor, o serviço só voltou por volta das 4 da manhã. 

A falha afetou um número grande de usuários brasileiros, que correram para o Twitter para relatar suas frustrações. Porém, usuários de outros países também se manifestaram, revelando que a falha não era local.

whatsapp botao remover mensagem
O WhatsApp fica mais uma vez fora do ar / © ANDROIDPIT

Como é de praxe, nem o Facebook, que é o dono do serviço, nem o próprio WhatsApp se manifestaram sobre o assunto. Desta maneira, fica difícil saber as causas do problema. Seria de bom tom que os responsáveis pelo serviço, usado por milhões de pessoas, dessem alguma satisfação.

Na minha opinião, os desenvolvedores do WhatsApp deveriam dar alguma explicação sobre o status do serviço para os seus usuários. Afinal de contas, sem eles o WhatsApp não passaria de mais um aplicativo na Google Play Store.

Mas, respondendo à pergunta que abre este artigo, o que pode estar acontecendo com o WhatsApp? Não há como saber com certeza, dado o caráter fechado do aplicativo. Porém, podemos levantar como uma causa plausível a sobrecarga dos servidores. Não é fácil manter um serviço do porte do WhatsApp funcionando 24/7.

Com o serviço crescendo cada vez mais e adicionando recursos extras, tais como as chamadas de voz, é natural que a carga de dados que passe pelos seus servidores aumente. Cabe ao Facebook, dono do serviço, investir em infraestrutura, bem como em segurança dos dados, sistemas de backup eficiente, largura de banda que dê conta da demanda, data centers devidamente configurados, refrigerados e outros.

Infelizmente, ainda não sabemos realmente o que aconteceu com o serviço ontem. Sabemos apenas que o serviço está tendo problemas semanalmente e que nem uma explicação é dada aos usuários. Que pena!

221 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Clayton C. 26/jan/2016

    Opa, me perdoe o editor da matéria, mas o Título ficaria melhor assim:
    O que está acontecendo com as pessoas? Não conseguem viver sem Whatsapp?
    Assim seria melhor.

  • Diego 26/jan/2016

    É triste ver que o whatsapp faz o que bem entende sem nenhuma explicação, deixando seus usuários completamente confusos e desnorteados, aí quando volta, tudo mundo agradece, fica feliz e volta a usar normalmente. Queria que todo mundo descobrisse do que o telegram é capaz.

75 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi