O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 55 Compartilhado 75 Comentários

O que são atualizações mensais de segurança?

Além das atualizações anuais do Android (Lollipop, Marshmallow, Nougat, Android O, e assim por diante), a Google lança uma atualização de segurança a cada mês, que visa corrigir falhas em seu sistema. O objetivo é garantir uma proteção contínua para os usuários e reagir rapidamente aos problemas de segurança que possam surgir. Neste artigo, vou explicar o que são e para o que servem os chamados patches mensais de segurança.

Para tornar o Android um sistema seguro, a Google desenvolveu um programa de atualizações de segurança mensais para todos os dispositivos que estejam executando o Android como sistema operacional. Este programa é desenvolvido em três etapas:

  • A primeira é o desenvolvimento. Tendo identificado a falha, os engenheiros da Google desenvolvem a atualização e preparam o mesmo para testes;
  • O segundo estágio é o teste. O Google envia a atualização para seus colaboradores, as fabricantes de smartphones, para que possam testá-lo em seus produtos;
  • Uma vez que o teste termina, a atualização é distribuída aos usuários pelos fabricantes através de uma atualização OTA (Over-The-Air). E, finalmente, um aviso público que indica quais foram os patches corrigidos é oferecido no site do Android para informar os usuários de que a atualização está disponível.
Androidpit android update security program
Claro, os programas de segurança do Google dependem da boa vontade dos fabricantes / © Google

Quem implementa as atualizações de segurança mensais?

Claro, como você já viu, este programa de atualização de segurança mensal também conta com o empenho das fabricantes. Se estas não fizerem o esforço necessário para oferecer as atualizações aos usuários, seus smartphones continuarão vulneráveis. Poucas fabricantes distribuem essas atualizações em seus dispositivos todos os meses. Alguns usuários, inclusive, aguardam vários meses por elas.

Se você quer ter a certeza de que receberá atualizações mensais de segurança, você deve optar por ter um smartphone como os Nexus ou Pixel, pois a Google é a primeira, claro, a liberar a atualização para esses usuários. O Google também publicou uma lista de 42 dispositivos que considera como exemplos em termos de atualizações de segurança. Aqui estão eles:

  • Google Pixel XL, Pixel, Nexus 6P, Nexus 5X e Nexus 9

  • BlackBerry Priv

  • Fujitsu F-01J

  • General Mobile Plus d, Plus, 4G Dual e 4G

  • Gionee A1

  • LG G6, V20, Stylo 2 V, GPAD 7.0 LTE

  • Moto Z e Moto Z Droid

  • Oppo CPH1613, CPH1605

  • Samsung Galaxy S8 +, Samsung Galaxy S8, Samsung Galaxy S7, Samsung Galaxy S7 Edge, Samsung Galaxy S7 Active, Samsung Galaxy S6 Active, Samsung Galaxy S5 Dual SIM, Samsung Galaxy C9 Pro, Samsung Galaxy C7, Samsung Galaxy J7, Samsung Galaxy On7 Pro, Samsung Galaxy J2, Samsung Galaxy A8, Samsung Galaxy Tab S2 9.7

  • Sharp Android One S1 e 507SH

  • Sony Xperia XA1 e Xperia X

  • Vivo 1609 e 1601 e Y55

AndroidPIt google pixel XL 9701
Se você quiser obter as últimas atualizações mensais de segurança, escolha um dispositivo Pixel ou Nexus / © AndroidPIT

Quais novos recursos vêm com atualizações de segurança mensais?

As atualizações mensais de segurança não oferecem nenhum recurso novo, eles simplesmente corrigem falhas no sistema.

Falhas corrigidas pelo patch de segurança de junho

Após a última atualização em abril, que registrou a correção de 60 problemas, a atualização de junho foi ainda mais abrangente com 101 falhas, 27 das quais eram críticas. Essas falhas foram encontradas nas versões do Android 4, 5.0, 6.0, 7.0 e 7.1.

Algumas falhas críticas podem permitir que um aplicativo nocivo controle o seu smartphone. Felizmente, a Google explicou que nunca houve "nenhuma informação sobre uma exploração ou abuso ativo desses problemas recém-relatados". A maioria das falhas estavam relacionadas ao código fornecido pela Qualcomm para seus componentes (processador ou modem), mas a Google corrigiu tais erros e fornece aos usuários segurança contínua.

Entre outras questões corrigidas em junho, houveram problemas com o Bluetooth, na estrutura de mídia, nas bibliotecas e na interface do usuário.

Você recebe atualizações mensais de segurança?

Você acha que as fabricantes poderiam fazer mais esforços para distribuir as atualizações de segurança mensais?

55 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

75 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi