O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 47 Compartilhado 45 Comentários

O que são smartphones dual CHIP e como funcionam?

Na última edição da revista Meu Smartphone, uma referência me chamou bastante a atenção: os editores dedicaram muitas páginas aos smartphones dual chip. No passado, comprar um modelo com duas entradas para cartão SIM era sacrilégio, era sinônimo de padecer na mesma versão do OS até o fim dos tempos. Porém, algo mudou, as fabricantes decidiram ouvir a voz dos usuários e passaram a investir nestas variantes. Hoje, aparelhos como o Moto G dual chip já são os queridinhos do mercado nacional e, melhor que isso, terão suporte das operadoras. Se você está por fora desta tendência e quer entender um pouco mais sobre o que é e como funciona o recurso dual chip, continue lendo este artigo.

sim
Smartphones com dual SIM oferecem a opção de usar duas operadoras diferentes ao mesmo tempo! / © AndroidPIT

Como isso funciona?

Bom, para responder essa pergunta a primeira coisa que você deve saber é que todos os smartphones equipados com dois slots para cartão SIM vêm com um gerenciador deste SIM. Isso permite que o smartphone gerencie ambos os chips. Assim, você pode decidir qual o SIM que deseja utilizar como principal, bem como gerir o uso dos dados separadamente.

Dependendo da fabricante, existem opções que permitem definir funções a um dos cartões SIM por padrão, como chamadas ou o uso do 3G ou 4G. Aparelhos como o Moto G dual chip, por exemplo, oferecem a possibilidade de uso do 3G/2G de ambos os SIM cards, porém, ainda é raro encontrar tal característica em aparelhos dual chip.

Além disso, existem aplicativos de mensagens que já oferecem total suporte aos smartphones dual SIM. Usando um app de terceiros, por exemplo, é possível definir qual cartão SIM você irá usar para enviar uma mensagem. Além disso, tendo a opção de gerenciamento dos cartões é possível poupar nos planos de dados e voz, visto que quando você atinge o limite de um, pode utilizar o outro como padrão.

Existe uma tarifa especial?

Não! É muito simples, usar dois cartões SIM significa ter dois números de telefone e, por consequência, duas contas diferentes. Você pode optar por ter um cartão SIM programado para fazer chamadas ou até mesmo chamadas de longa distância e outro para o uso de dados para navegar na internet.

No Brasil, muitos usuários optam por este tipo de recurso porque querem economizar. Como todos sabemos, muitas operadoras oferecem a possibilidade de ligações ilimitadas para telefones da mesma companhia. Assim, se você tiver um chip da TIM e outro da Vivo, poderá intercalar entre os planos para fazer chamadas.

Outro motivo pelo qual se usa bastante este tipo de celular é para separar a vida privada da profissional. 

sim
Com suporte para dois chips, os smartphones podem ter uma configuração privada e outra profissional! / © AndroidPIT

Preciso de um smartphone especial?

Você simplesmente precisa de um smartphone que possua duas entradas para cartão SIM, que se parecem e agem exatamente como qualquer outro dispositivo móvel, mas com suporte para dual SIM.

Alguns exemplos de smartphones dual SIM são o Moto G dual chip, Alcatel One Touch Idol X, Lenovo P780, Samsung Galaxy S4 Duos, Galaxy Grand 2 Duos, HTC Desire 601 dual SIM, LG G Pro Lite, Galaxy S4 mini Duos e Sony Xperia C.

O que acontece quando recebo chamadas no segundo cartão SIM?

Vamos dizer que você está se comunicando usando o cartão SIM no slot 1 e que alguém está ligando para o cartão SIM no slot 2, este último cairá imediatamente no seu correio de voz. Logo, é importante saber que os dispositivos dual CHIP permitem a comunicação em uma única linha de cada vez.

Atualizado em 22.01.2014, às 09h20min (horário de Brasília) - Como bem lembrado pelo membro Luciano Oleiro, a Sony recentemente coloco no emrcado nacional o Xperia C dual, que entre outras características permite que os usuários mantenham ambos os chips ativos o tempo inteiro, ou seja, você poderá falar usando um chip e ainda receber chamadas no outro, sem ter que acessar o correio de voz.

Posso usar dois cartões SIM de duas operadoras diferentes?

Sim! No Brasil, é vetado o bloqueio de smartphones que oferecem o recurso dual chip. Assim, não se preocupe quanto usar um chip da Oi ou da Claro, pois nestes casos ambos irão funcionar, porém, pode ser que apenas uma das entradas ofereça o suporte para 4G/3G/2G. 

Como funcionam as atualizações do sistema operacional destes aparelhos?

Os usuários ficam sempre com dois pés atrás quando o assunto é a atualização do OS dos dispositivos dual chip e eles têm toda a razão em o ter. Desenvolver um sistema operacional para um chip significa permitir o uso de todas as funcionalidades da plataforma para aquele número, especialmente as funções de chamadas, envio e recebimento de sms/mms e conexão com a internet. Quando você possui dois chips, irá precisar do mesmo suporte em ambos os cartões e, segundo os desenvolvedores, é muito complicado levar este projeto adiante.

Por isso, são poucas as fabricantes e operadoras que dão continuidade à atualização da plataforma para versões mais recentes do OS nestes celulares. Por isso, os dispositivos dual chip são vistos com maus olhos pelos usuários. Entretanto, algumas fabricantes parecem querer mudar essa realidade. Este é o caso da Motorola com o Moto G modelo dual SIM, que confirmou que o smartphone será atualizado para Android KitKat. Bom, vale dizer que a mesma fabricante confirmou que os aparelhos comercializados em 2013 no Brasil RAZR D1 e D3, variantes dual chip, receberiam o upgrade para a versão mais recente do Android e, até agora, os usuários ainda não receberam a notificação OTA.

E aí, você ainda possui alguma dúvida sobre o uso de smartphones com suporte para dual chip? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

47 Compartilhado

45 Comentários

Escreva um comentário:
  • No caso, se eu comprar um smartphone dual chip, eu sou obrigado a ter dois chips ou ele funciona só com um?

  • Olá, tenho um Moto G 2 Dual 4G. Utilizo no SIM 1 um Chip da Algar e no SIM 2 da VIVO. O meu problema é o seguinte, quando eu habilito a internet no SIM 1 da Algar em 4g ou que seja 3g o SIM 2 fica em 2G e ai fica sem sinal até para voz. Ou se eu habilitar os Dados para o SIM 2 da Vivo, ao o da Algar fica apenas em 2G e fica sem sinal tb. A minha dúvida é. Tem como manter os dois SIM em 4g ou 3g?

  • Boa tarde. Quais são os aparelhos que são chip dual sim , e funcionam as duas entradas como pacote de dados? Tem algum site que fala sobre isso? Tenho interesse nASUS Zenfone 2 4GB/32GB e fiquei sabendo que uma entrada é dados e a segunda funciona apenas voz.

  • Ola, Comprei motog 3 dual chip, estou com interferência na minha linha da vivo que está no slot 2, toda vesz que vou fazer ligação as pessoas me escutado mas para mais mim fica picotando, não é alto falante porque meu chip da tim que uso internet no slot 1 funciona normalmente para ligação quando quero. Será que é problema do celular ou de alguma configuração? O celular é novo e os chips também.

  • Olá Camila, comprei um moto g2 dual sim gostaria de usar os dois chip de uma mesma operadora (vivo) ao mesmo tempo, mas não está funcionando, ou seja, no sim1 o chip pega mas não recebe e não efetua ligação. E no sim2 está tudo normal. Comprei chips novos para fazer testes mas continuou o mesmo problema, sendo que se eu colocar um chip da vivo no sim2 e um da tim no sim1 funciona normalmente mas caso eu inverter, colocar o chip da vivo no sim1 e o da tim no sim2 irá funcionar somente o sim2 que estar com o chip da tim, e o chip da vivo que está no sim1 nao funciona.
    Levei em uma assistência técnica e me informaram que o aparelho não é programado para receber dois chips da mesma operadora ao mesmo tempo.

    Gostaria de saber se voce pode me ajudar nessa resposta.
    Obrigado.

  • Boa tarde a todos como "Eduardo Cesar" comentou abaixo referente o "galaxy S5 duos, trabalhar com 4G nos dois Chips".Gostaria de saber se já existe outros aparelhos com essa funcionalidade de 4G ou 3G nos dois Chips?

  • Uso o moto g3 (recém lançado ), porém com um impecilio que acompanha a marca desde a versão 1...

    Uso dois sims da mesma operadora, um deles somente para dados... O problema é que onde moro, há somente uma torre próxima e esta é 3G.

    Uso os dois chips simultaneamente, porém, chegando em casa sou obrigado a configurar a rede de dados para o chip de voz (fico sem internet ), pois as ligações são prioridade devido ao meu trabalho.
    Não preciso mudar os sims de local, a troca é pelo próprio android...

    Alguém conhece uma forma de acessar as redes 3g nos dois chips simultaneamente?

    A internet é excepcional, mas, se configurado para dados no chip de dados, só faço ou recebo ligações em poucos quilômetros daqui...já procurei aplicativos e verifico c frequência novos posts a respeito....

    Alguém conhece uma forma de acessar as redes 3g nos dois chips simultaneamente?

    Att,

  • Nenhum smartphone você consegue usar duas redes de dados ao mesmo tempo, mas se quiser alternar entre as redes 3G Nextel ou de outra operadora, você pode usar aparelhos como o motoG que te da opção de 3G nos dois chips.
    Por exemplo, eu tenho um motoG primeira geração 2013, uso o Nextel no chip1 (Nextel não aceita no chip2 não sei porque) e uso dados de internet dela. No chip2 eu uso um corporativo da claro e esse também possui 3G, então quando a internet da Nextel está uma porcaria, eu vou em configurações/uso de dados, e lá tenho a opção de usar dados do sim1 ou sim2, mudo e passo a usar a internet da claro.
    O interessante é que esse sistema de radio novo da Nextel funciona através da internet da Claro, mas vc precisa estar com o chip da Nextel no sim1, se vc tirar aí sim para de funcionar.
    Enfim vc pode usar o 3G de qualquer operadora que quiser, recebe ligações e mensagens nas duas operadoras sem problemas.
    Em relação a internet 4G ainda estou pesquisando sobre isso, pois gostaria de mudar de aparelho, pegar um top que meu motoG já ta Sambado o coitado mas o top tem que ser dual chip por causa do corporativo.
    Meu corporativo da claro funciona em 4G mas a Nextel apenas em 3G e tem o fato de ele ter que ficar no sim1, então eu não sei nesses novos aparelhos como vai ficar.
    O que posso adiantar é que pra você ter uma ideia, eu estava pensando em comprar o xperia Z3 mas apenas o sim1 funciona em 4G e o sim2 apenas 2G (apenas ligações), então já não serve.
    Vi que o mais adequado é o galaxy S5 duos pois ele trabalha com 4G nos dois Chips, então vc colocaria seu Nextel no chip1 e outra operadora no chip2 e poderia usar o 4G desta.
    Espero não ter complicado muito rsrs
    Qualquer coisa é só perguntar

    • Outra idéia seria a criação de um aplicativo c acesso ao gps, que seria configurado p troca de rede de acordo c a localização do usuário, daí qdo eu estivesse chegando em casa, ele trocaria os dados p o outro chip.

      Att

    • Boa tarde, alem do Galaxy S5 duos como mencionado( que trabalha com 4G nos dois Chips) Hoje existe outros aparelhos que fazem essa função?

    • O Xperia z3 usa 4g nos dois slots, selecionando o Sim para uso de dados e o tipo de rede preferencial. Nāo é preciso abrir as gavetas e mudar chips de posiçăo.
      Qualquer dual sim tem por padrão manter um chip em 2g, o qual é selecionado.

  • Existe algum modelo de Smartphone Dual Chip, em que tenha configuração para acessar o 3G no SimCard2, pois todos que pesquisei até agora, aceitam as redes 3G e até 4G no SimCard1, mas no SimCard2, só vejo que aceitam o 2G. Preciso de um aparelho que aceite o 3G no SimCard2, para usar o plano de Dados da Nextel, e desejaria usar o SimCard1 para planos 3G e até 4G se possível?

  • eu tenho samsung galaxy s3 com 2 chips como faco pra ativa los

  • Olá amigos vcs sabem quais smartphones de 2 ships funcionam as duas linhas ao mesmo tempo e quais os melhores app para o L3 E400?

  • Sou o feliz proprietário de um Motorola RAZR D3 e, em desacordo com a informação do último parágrafo, recebi a atualização do Android em dezembro passado.

  • Já que tem uma custom ROM para Moto G será que terá uma para o RAZR D3?

  • É seria sim uma boa ideia para um app ficaria muito bom ja pensou??, bom ja ouvir dizer que tinha um app que fazia isso mais nunca encontrei nem pelo nome e nem pela descrição procurei procurei mais não achei, mais tenho a ideia de desenvolver um que faça isso que o Everaldo postou acima. :)

  • Ola Camila,

    Primeiramente parabéns pelo artigo. Estou com uma dúvida sobre os smartphones dual chip. Andei pesquisando mas não achei nada a respeito ainda. Existe algum modelo com a opção de informar o chip padrão para cada contato?
    Por exemplo tenho o contato A com um número TIM e sempre farei ligações com o chip da TIM, e o contato B com número VIVO e consequentemente farei ligações por padrão com o chip da VIVO.
    Existe isso para algum modelo?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi