O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
243 Compartilhados 39 Comentários

O que vai acontecer ao WhatsApp após o fim do bloqueio?

Ao contrário do que aconteceu em dezembro do ano passado, quando o bloqueio durou apenas 12 horas, dessa vez o WhatsApp ficou 24 horas fora do ar em território brasileiro por determinação da Justiça brasileira. O Facebook conseguiu reverter a decisão do juiz Marcel Montalvão, emitida na última terça-feira (03/5), mas o que pode acontecer ao mensageiro após o fim do bloqueio?

O número de pedidos de bloqueio do WhatsApp vai aumentar?

Para o advogado Diogo Dias Teixeira, sócio-fundador do escritório Dias Teixeira, especializado em Direito Digital e Propriedade Intelectual, o WhatsApp voltará a funcionar normalmente, sem nenhum tipo de restrição. Para ele, o número de pedidos de bloqueio do WhatsApp só vai aumentar se o caso atual formar um precedente, o que ainda não ocorreu.

Se você não sabe o que é um precedente, imagine uma argumentação prática entre um pai e um filho. Este último pode argumentar com o primeiro com base em uma permissão que ele concedeu antes ao irmão, e exigir o mesmo tratamento.

O WhatsApp voltará a funcionar normalmente após bloqueio

“Sem dúvida pode formar um precedente, mas, por enquanto, estamos falando de uma decisão que foi formalizada por único desembargador”, explicou. “E para esse caso se tornar um precedente forte, ele precisa ser analisado por um colegiado, ou seja, por mais de um desembargador. Então, uma decisão desse tipo não forma um precedente tão forte, porque não há um intenso debate sobre o assunto”.

Androidpit best texting app whatsapp 9935
O WhatsApp corre o risco de sofrer mais bloqueios / © ANDROIDPIT

No entanto, Diogo alerta que o caso atual é um julgado que pode ser utilizado por outros juízes que, no futuro, estejam trabalhando em casos envolvendo o WhatsApp. “Os juízes podem autorizar o bloqueio sob a argumentação de que nesse caso atual seguiram essa mesma linha”, afirmou o especialista. 

O advogado ainda chama a atenção para um problema maior no futuro: “Mais preocupante do que esse problema contra o WhatsApp em específico, é que se está abrindo um entendimento de que os provedores de aplicação têm de armazenar um conteúdo que eles não são obrigados a manter”, afirmou. “E, se esse entendimento for mantido, pode inviabilizar uma série de tecnologias, inclusive aquelas que seriam benéficas para proteção da privacidade que, aliás, é um princípio do próprio Marco Civil da Internet”, acrescentou.

Dias Teixeira afirmou ainda que o maior risco neste atual caso do WhatsApp, é a de que o juiz continue insistindo no acesso às informações: “Ele pode, inclusive, aplicar um novo bloqueio e ainda mais rigoroso, com o WhatsApp ficando fora do ar por um tempo ainda maior, caso não envie as informações solicitadas”, declarou.

WhatsApp precisará criar uma campanha educacional junto ao Judiciário brasileiro

Segundo o jornal Folha de São Paulo, representantes do WhatsApp, nos EUA, devem vir ao Brasil ainda nesta semana para se reunir com membros da Polícia Federal e do Judiciário brasileiro para explicar como o serviço funciona e, principalmente, a sua tecnologia de encriptação de ponta a ponta.

Representantes do WhatsApp devem vir ao Brasil para explicar como o serviço funciona

Dessa forma, a empresa quer resolver “mal-entendidos” e abrir um canal de comunicação para evitar que outros bloqueios do app aconteçam nos próximos meses. "O objetivo dessa viagem é abrir um diálogo aberto e construtivo, de longo termo, para evitar que [novos bloqueios] aconteçam no futuro", declarou Matt Steinfeld, relações públicas do Facebook à Folha. 

E o que você acha que vai acontecer ao WhatsApp em um futuro próximo?

Os comentários favoritos dos leitores

39 Comentários

Escreva um comentário:
  • O importante será o preparo do usuário qual deve utilizar com tantos aplicativos qual é mais seguro conveniente para nós usuários tenho receio de todos leio sempre tidas informações de vocês

  • Agora acho que no maximo broquear whatsaap naquela estado onde estar sendo investigado os crime, agora porque tanta dificuldade da rede what saap passa informacoes para policia, agora se realmente as informacoes nao salva tudo bem, mais se fo salva, tem informa passa todas infomacoes necessarias, whatsaap ja tem pensar para futuro proximo aguadar as informacoes de seus usuarios, usar informacoes somente em caso de crime e outros.

  • partiu usar sms novamente.

  • Quanta vergonha alheia desse cara. Uma mula. Se os bandidos tão usando o WhatsApp pra cometer crimes não é culpa do WhatsApp. Se um assassino mata alguém com uma faca da Tramontina a culpada não é a Tramontina. "Ah, mas o WhatsApp tá facilitando o crime." Ok..Então eu posso dizer que a Tramontina amolando suas facas também está facilitando o crime. Então vão bloquear todas as facas do Brasil toda vez que alguém for assassinado com uma?
    Enfim, como eu li ontem num comentário, "É como se caras estivessem culpando os Correios por não terem uma cópia da carta que você envia".

  • Volta o MSN pra gente tremer a tela toda kkkkk!

  • Isso é uma infelicidade que estamos fadados com as regras e leis. Com o abuso do poder para coisas tão xulas que nós que vivemos lendo sobre tecnologia a uns bons anos de forma detalhada, temos a noção do quão o whatsapp fica perdido nisso tudo.


    Primeira vez n possuia criptografia e sim ele armazenava as coisas mas n disponibilizava, aí colocaram a criptografia, um movimento natural do mercado e que outros apps já tinham e mais outros irão aderir. Mas nessa que ele colocou a criptografia, obviamente pode ter provocado o Juíz como se fosse uma "medida" criada para ngm "encher mais meu saco" pois n terá acesso a nada (o que já sabemos e foi diversas vezes noticiado e nos termos de privacidade tbm mostra), acesso a algumas infos coletadas que estão fora dessa criptografia. Causando então o bloqueio do app no País.


    Creio que se num futuro n tão distante, o Telegram, segundo maior concorrente, cair na popularidade massiva como aos poucos vem acontecendo, passar por isso, estará claro que ou não vai acontecer nada já que o mesmo sempre foi criptografado de ponta a ponta e criptografado da cliente/servidor (por ser sincronizado em nuvem, diferente do whatsapp). Nao sendo obrigado a nada (no máximo colaborar com as autoridades). Ou, o Juíz vai dar uma desculpa tosca e bloquear por mimimi.

  • Continuaremos a usá-los normalmente com ou sem bloqueio. Não creio que o Judiciário continuará com essa prática absurda. É ridicularizar as próprias ineficiências das instituições de segurança do País.

  • Mas como sempre Brasil e Brasil e o whatsapp n vai ficar nem 1 dia 😂😂😂

  • Não existe só o WhatsApp. Há outras opções. O Telegram, por exemplo, é muito melhor, principalmente na segurança.

  • Isso já virou baderna, bloqueio, desbloqueio. Como uso o Telegram, não tive problemas.

  • eu não sei passo estar errado mais esse acusação de querer controla o tráfico de drogas é frojada na verdade o tráfico sempre vai existe esse eles não fazerem isso pelo zap vai fazer pelo face pelo telegram e muitos outros é burrice

  • No Brasil existe milhões de usuários do aplicativo WhatsaAp. O aplicativo não fornece seus dados, então o governo pede o bloqueio do mesmo para tentar de algum modo fazer o backup de todos os dados do aplicativo existente.

  • A questão nao esta no bloqueio( se vai ter ou nao ) se vai mudar algo. ai esta um problema maior ainda... "Privacidade" você antes de dormi tranca sua porta de casa, ao entrar no banho tranca sua porta... ao ter relaçoes tranca aeu quarto... quando você vai conversa no telephone sai de perto dos outros... e por ai vai... o que o Facebook(Whatsapp) fez foi defenderno direito de privacidase se todos... tal com a apple fez.. e toda inpresa que presa sua marca faria...

    • Em certos pontos concordo. Mas lembra tbm que ANTES do Whatsapp, nós jamais soltavamos nossos numeros por aí para qualquer um olhar?

      Foi após o Whatsapp que as massas começaram a criar problemas para sí mesmos. Quantos não mudaram de número após receberem troques, ameaças, xavecos, cobranças e brigas??

      Diversos!

      Nisso nao é PRIVACIDADE, inclusive até pq nos termos de "privacidade" eles guardam sí algumas coisas. Colocaram basicamente a criptografia pq é um movimento natural do mercado desde que vazou tudo da NSA.

      Um dos 20 motivos que eu no caso mudei para o Telegram, é que além de praticidade, leveza e poder usar no meu desktop como o velho MSN sem depender do smartphone. Eu criou @nomedeusuario e distribuo pro pessoal me add.

      Grupos? simples, telegram.me/nomedogrupo <--- basta clicar e será adicionado a X grupo/canal automaticamente.
      E nos grupos se vc abrir o perfil de algum usuário, mostará o numero como "desconhecido". Vc só compartilha o seu numero se a pessoa te chamar no privado (e ainda tem a opção de reportar spam caso esteja incomodando) e "compartilhar meu contato", aí o cara se adicionar nos contatos dele, vc sim poderá ver seu numero.

      Isso é considerado uma privacidade de vdd.

      No caso do whatsapp, a primeira vez que o juiz chamou atenção, ele n era criptografado e detinha SIM muitas infos e o sistema de criptografia funcionava meia boca.

      depois que se concretizou, o Juiz ficou provavelmente puto achando que era só pra "despistar". (pensamento bobo mas rola)

  • É, não durou 72h já estou usando normalmente.

  • Sinceramente quem gosta de tecnologia não fica preso a um só aplicativo, seja ele de mensagem instantânea, diversão ou qualquer outro gênero e acima de tudo quem gosta de tecnologia tem o dever de compartilhar o conhecimento com as outras pessoas que não tem a mesma oportunidade ou mesmo conhecimento de tais aplicativos. No meu círculo em geral a maioria não teve muitos problemas pois já existe outra opção caso alguma outra deixe de funcionar. E não só por causa se decisões judiciais, pois todos os amantes de tecnologia sabem que pane e outros problemas podem acontecer.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi