O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 128 Compartilhado 135 Comentários

O que você realmente quer da câmera do seu smartphone Android?

Smartphones com câmeras mais avançadas: esta é a realidade não só do mundo Android, mas do mundo mobile em geral. Mais e mais dispositivos chegam ao mercado com sensores cada vez melhores, mais recursos e softwares mais otimizados ao hardware. Além, é claro, dos modos manuais, que nos permitem customizar o jeito de registrar uma imagem. Mas o que realmente precisamos de uma câmera?

AndroidPIT omar loves Samsung S7 edge 1387
O que você quer a partir da câmera do seu Android? / © ANDROIDPIT

Para muitos usuários - inclusive eu - o smartphone é uma câmera portátil que, de quebra, permite que você acesse a internet, faça chamadas, jogue games e mande mensagens aos seus amigos. Além disso, encontrar um modelo com boa câmera não é exatamente um problema se, claro, você tiver um orçamento disponível para isso. Mas o que um usuário médio - a esmgadora maioria - realmente precisa na hora de tirar suas fotos? Está aí a pergunta de 100 milhões de dólares.

Quem se importa com megapixels?

O megapixel (ou MP) é a unidade de medida que indica o poder de resolução de uma lente. Mas isso não é necessariamente um indicador de qualidade. Mais MPs significam uma maior resolução suportada e, portanto, a captura de um maior número de detalhes em um piscar de olhos. Isso, claro, na teoria. Na prática, existem outro parâmetros que afetam a qualidade final de uma imagem. 

Sim, somos preguiçosos e usamos o modo Automático em boa parte das fotos que tiramos

Dar uma olhada no número de megapixels oferecidos por uma câmera pode ser útil para entender o quanto você pode utilizar o zoom digital (meu conselho, na verdade, é evitar isso na maioria dos casos) e em que formato uma imagem pode ser impressa. Mas, os usuários devem observar outros fatores além desse. 

Se antes promover um smartphone com uma câmera principal de 21MP era suficiente para as fabricantes, agora os tempos mudaram. Afinal, usuários com um nível básico de fotografia já sabem que dispositivos com 12MP já são capazes de tirar excelentes fotos. Vide os exemplos do Samsung Galaxy 7 e do Huawei P9

AndroidPIT oneplus 3 vs HTC 10 7900
OnePlus 3 com 16MP e HTC 10 com 12MP! / © AndroidPIT

Quem de vocês sabe usar o modo Manual na câmera do smartphone?

Os smartphones top de linha mais recentes oferecem em suas câmeras um modo Manual (ou Pro), que permite aos usuários mais entusiastas (ou geeks mesmo)  configurar manualmente alguns recursos como ISO, velocidade de obturador e profundidade focal. O LG G4, por exemplo, foi pioneiro em usar este modo e, agora, outras marcas e modelos fazem o mesmo. 

O modo Manual é extremamente útil para os iniciados, mas será que serve para o usuário médio que quer apenas apertar o botão redondo e registrar uma bela foto para compartilhar com amigos e parentes?

Pessoalmente, acho que não. Ainda que eu ame fotografia - e gosto bastante de navegar através das configurações oferecidas pelo P9 para obter resultados diferentes - percebo que na maioria das vezes confio no modo automático da câmera, que é prático e rápido. Sim, a Lei do Mínimo Esforço é poderosa. 

AndroidPIT lg g4 vs g5 camera 0878
LG G4 e LG G5 oferecem um modo Manual interessante. Mas quantos de nós usamos?/ © ANDROIDPIT

Isso é o que você realmente precisa

Uma interface fácil de usar

A verdade é que queremos segurar uma câmera que oferece um software simples e intuitivo, que permita acessar suas funções em no máximo dois toques, sem ter de começar uma "caça ao tesouro" na hora de achar uma funcionalidade. Em suma, uma interface que nos permita ir direto ao ponto.

Grandes fotos com apenas um clique

Quem usa a câmera de um smartphone todos os dias gostaria muito de ter um modo Automático que possa capturar as melhores fotos em um instante, com as devidas cores e contrastes. O que realmente queremos é uma câmera que, com um único clique, seja capaz de grandes disparos internos e externos, mesmo quando as condições de iluminação não são as ideais. 

Sim, talvez eu esteja pedindo muito, mas o fato é que somos preguiçosos e não queremos gastar muito tempo atrás de configurações manuais pela tela da câmera. 

androidpit android camera comparison
Quando a preguiça bate, o modo Automático é o nosso melhor amigo na hora das fotos/ © ANDROIDPIT

Efeitos integrados

A maioria das fotos que tiramos sempre acaba em redes sociais como o Instagram e o Facebook ou em aplicativos de mensagens como o WhatsApp, Telegram e Snapchat. E, ainda que você não admita, há uma "guerra fria" para postar a melhor imagem. E é aí que os efeitos entram no jogo. Muitas pessoas gostam de gastar alguns minutos para usar apps dedicados a tornar as fotos ainda melhores, com cores mais vivas, contrastes mais equilibrados ou, simplesmente, aplicar o bom e velho efeito preto e branco.

Logo, para economizar tempo e espaço na memória, a melhor solução passa em ter uma câmera com efeitos devidamente integrados no seu software nativo. Sony e Huawei, por exemplo, permitem que o usuário visualize duas fotos simultaneamente, para que se possa aplicar filtros em ambas, a partir de um toque. E assim, definir qual fica melhor. Uma solução perfeita. 

O que você realmente procura na câmera de um smartphone?

E a câmera é um fator decisivo para você na hora de escolher um smartphone?

128 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rosane O. há 8 meses

    Desempenho no modo automático, pois, quem quer boas fotos com smartphone quer algo prático (de novo, PC de bolso). Então quanto mais bonita a foto apenas "tirando do bolso e apertando", melhor.
    Pra mim, claro.

  • Rosane O. há 8 meses

    Exatamente, Andreu!
    Eu adoro "sacar" o celular da bolsa e tirar foto de algo que acho interessante, então tem que ser rápido! :P

  • Rosane O. há 8 meses

    Esqueci, que a câmera frontal seja de qualidade (tecnologia) semelhante à traseira!
    Falo especificamente do S7 pq achei a frontal uma vergonha... até faz fotos bonitas mas de N fotos que tiro, quando vou ver, tá tudo focado na parede atrás! >.<

  • Steven há 8 meses

    Pelamordedeus chattybr. Se você é fotógrafo, o que quer com um smartphone? Você tem que ter câmeras profissionais de excelente qualidade.

  • Andreu Vasconcelos há 8 meses

    O que eu quero ela já me entrega: Ótimas fotos...
    Acho que é o que td mundo quer né?

135 Comentários

Escreva um comentário:
  • A qualidade da câmera 🎥 è o quesito mais importante que eu observo na hora de escolher um novo smartphone, uma câmera boa, rápida e com bom desempenho principalmente em fotos e vídeos a noite com baixa iluminação.

  • Como a maioria dos comentarios, sim, eu quero uma camera de bom desempenho e um modo automatico eficiente, estabilidade, controle de luz e etc... ENTRETANTO, quero sim opções avançadas pra quando quiser algo mais especifico, com calma e etc.

  • A verdade é que muitos querem apenas os MP, não sabem que existe um conjunto todo que é essencial em uma câmera para torná-la boa, ruim ou excelente.

  • Foco rápido e estabilidade, sem apuros.

  • A câmera do moto x 2014 não foca , as vezes é um sacrifício pra tirar uma foto noturna !

  • O Aplicativo de câmera do Moto G3 é uma porcaria

  • Como sempre as pessoas adoram números!!
    As marcas enganam a maioria dos leigos que adoram números vendendo cameras com 20, 21, 23 MP mas é o sensor? É o conjunto óptico?
    Me canso de ver as pessoas me perguntando, se sabe algum telefone com muito mp pra tirar fotos boas?! Aff....
    Aí vou explicar que MP não trabalha sozinho, tem o sensor, lentes, bla, bla, bla..
    Até aqui no fórum ainda vejo pessoas cometendo esse erro, escolhendo aparelhos pelo número de MP...

  • Nas fotos do dia a dia, passando por um lugar, presenciar uma cena, provar algo pra ser mostrado posteriormente serve a maioria dos smartphones, mas aquela foto de uma paisagem na viagem, nascer do sol ou entardecer, uma cena de criança concentrada fazendo algo lindo, um animal deitado numa posição diferente, uma flor no ápice de sua abertura, isso sim precisa de um modo manual, não quero dizer que o automático ficará ruim, mas também teremos tempo pra tirarmos a melhor foto, no dia a dia ninguém tem paciência para o fotógrafo ficar arrumando uso, abertura..

    Estou pensando certamente num G4 da Lg, preço acessível, câmera ótima, modo manual simples, pratico. Só o tamanho da tela que poderia ser 5", mas tá valendo!!

  • Basta ter uma câmera razoável. Quem é profissional, não vaí usar o smartphone pra tirar fotos... vai usar câmeras profissionais. Até a câmera do Moto G da conta hoje em dia...

  • Só precisa ter a fidelidade de cores do Iphone e a resolução do LG G4, com aquele modo manual!

  • Sou um "leigo" quando se trata de câmera. Este é o quesito que não levo em consideração ao escolher um smartphone.

  • tinha o LG G3 e nao possuía flash frontal e tirava fotos maravilhosas ate mesmo com poucas luzes, pessoas com Iphone pediam pra eu tirar foto do meu, câmera creio que seja sim também , um item que analiso na compra, tenho hj o J5 que também tira fotos ótimas

  • Uma boa câmera é um princípio básico para os registros top da vida! Vale no entanto ressaltar que o principal produto continuará sempre sendo o "material humano"... De nada vale ter uma Ferrari e não saber dirigi la! Kkk abraços

  • MPs não significam nada. A camera traseira do S7 é ótima. Minha referência. Gosto do manual e não curto selfie então a frontal tambem esta boa. Se gostam de fotografias comprem uma câmera fotográfica. Nikon é top. E bem cara. Kkk.

  • Quero zoom óptico potente numa câmera com resolução alta e que não fique um calombo no local da lente. Estabilizador óptico dos Xperia Z da vida e uma gravação com áudio o mais fiel possível também seriam interessantes.

  •   45

    Gostaria que todos os ajustes e formatos 4:3, 16:9 estivessem disponíveis independentemente da resolução escolhida.

    • Verdade.
      Já cansei de ver aparelhos cuja resolução máxima é informada na carcaça do aparelho, mas na prática o formato é 4:3, sendo que é necessário colocar numa resolução menor para o formato ficar 16:9.
      Por exemplo: um smartphone com resolução máxima de 5 MP, sendo que essa resolução só se aplica se o formato da imagem for 4:3. Para conseguir uma imagem no formato 16:9, eu preciso diminuir a resolução para 4.1 MP.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi