O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
75 Compartilhados 30 Comentários

Quanto tempo leva para um dispositivo usado com um óculos VR superaquecer?

O superaquecimento do seu smartphone é um fato real e pode acontecer com qualquer um, seja usuário do Android ou do iOS. Contudo, mesmo sabendo disso, poucas são as experiências críticas que temos ao logo do uso de um aparelho. Acontece que muitos usuários que compraram um óculos de realidade virtual estão reclamando sobre isso há algum tempo nos fóruns de discussão mundo afora. O problema é que o uso do smartphone em conjunto com um dispositivo VR vem aquecendo o processador dos smartphones e limitando o tempo de uso dos mesmos. Por que isso acontece?

Não é o Gear VR que superaquece, mas o dispositivo conectado a ele

Os óculos VR possuem alguns defeitos críticos, tais como o fato das lentes embaçarem facilmente, a qualidade das imagens ainda ser ruim e um ecossistema de aplicativos muito pequeno. No entanto, mesmo que isso seja corrigido no futuro, a verdade é que o consumo de energia do aparelho será sempre o grande inimigo aqui. Com o alto consumo de bateria - e mesmo que você conecte o gadget a um cabo de alimentação - o superaquecimento do aparelho só será resolvido a partir do momento em que você parar de usá-lo.

Assim, digamos que você investiu R$ 669,99 em um Gear VR, da Samsung, mas só poderá usá-lo com intervalos de 15 à 20 minutos, qual seria o seu sentimento? O meu e de muitos outros usuários é o de frustração. Se você pesquisar alguns fóruns especializados, no país e no exterior, verá que não são todos os dispositivos que apresentam tal aumento excessivo da temperatura, contudo, o superaquecimento dos dispositivos conectados ao Gear VR é real.

Na redação do AndroidPIT, já testamos o Gear VR para elaborar vários artigos, tais como o próprio teste do aparelho, o uso conjunto dele com a Gear 360 e outros artigos de opinião. E ao longo do uso do Gear VR na redação, ou seja, desde 2014, a impressão tanto com a variante SM-R321 quanto com a SM-R322 é a de que o aparelho superaquece a apenas 4,5 cm dos seus olhos.

"Acabo de ganhar um Gear VR (SM-R322) de Natal (...) Estou tendo um monte de mensagens de superaquecimento depois de usá-lo por 10-15 minutos, mesmo tendo a capa removida", theblitzmann, no Reddit.

"Comprei (o Gear VR) na França, mas com 5 min de uso já recebo mensagem de superaquecimento", Rodolpho Carvalheiro Neto, no Tecmundo.

CR
Camila Rinaldi
O superaquecimento dos dispositivos conectados ao Gear VR é real.
O que você acha?
165 participantes
50
50

Dispositivos ligados ao Gear VR superaquecem?

Usando a variante SM-R321 do Gear VR, conectei o Galaxy S6 (SM-G920F) ao gadget por 34 minutos no primeiro teste de verificação de consumo de energia; e por mais 25 minutos para o teste de aquecimento do aparelho. Nos dois casos, não deixei nenhum aplicativo rodando em segundo plano, apenas o Oculus, claro, e assisti de 3 à 4 vídeos capturados durante as Olimpíadas Rio 2016.

Estes vídeos, aliás, muito bem feitos, rodavam, possivelmente na resolução 2k - nem a Samsung, nem a Oculus oferecem as informações sobre à qualidade dos vídeos para o usuário, para tanto você deve ter acesso root do aparelho.

E uma observação muito importante: não é o Gear VR que superaquece, mas o dispositivo conectado a ele.

Teste de consumo de energia

Com a bateria carregada à 99% da sua capacidade, tive um gasto de aproximadamente 25% nestes 34 minutos de uso seguido. O consumo é relativamente alto, especialmente para um serviço usado para o consumo de mídias.

bateria galaxy s6 gear vr
Em 34 minutos, o Gear VR consumiu 25% da bateria do Galaxy S6 / © AndroidPIT
bateria galaxy s6 gear vr 2
O aplicativo Oculus drena o suco do Galaxy S6 em poucas horas / © AndroidPIT

Teste de aumento de temperatura

Já no teste mostrar a elevação da temperatura do Galaxy S6 durante o uso combinado com o Gear VR, utilizei o aplicativo CPU-Z, frequentemente utilizado pela nossa equipe para tais testes:

CPU-Z Install on Google Play

A temperatura da CPU teve uma variação de temperatura de 52,6% quando o aparelho estava sendo usado com o óculos de realidade virtual. Além disso, tivemos um acréscimo na temperatura da bateria 33,3%, o que pode aumentar e acelerar o consumo de energia pelo Galaxy S6 neste caso.

bateria superaquecimento galaxy s6 gear vr
À esquerda, o CPU-Z mostra a temperatura do Galaxy S6 depois de 25 minutos de uso com o Gear VR; à direita, o aparelho resfriado depois de 15 minutos / © AndroidPIT

Vale dizer aqui que, o fato de seu celular esquentar não é razão para se preocupar, eles são projetados para trabalhar dessa maneira. Mas se o aquecimento é excessivo, sim, você tem um motivo para preocupação.

Quando um smartphone se aproxima de uma temperatura potencialmente prejudicial, a velocidade do processador é reduzida, tornando o desempenho do dispositivo mais lentos, sendo este um dos sinais de superaquecimento; em circunstâncias mais graves, um aviso será exibido no aparelho, impedindo que você use o dispositivo até que ele esfrie. E, apesar do Galaxy S6 que testei com o Gear VR não ter apresentado este alerta, este problema vem sendo relatado pelos proprietários do gadget de realidade virtual, usado em conjunto com os dispositivos da Samsung.

Como evitar o superaquecimento do seu celular usado em conjunto com um óculos VR

Bom, movimento gera calor. A quantidade de calor que o smartphone produz é proporcional à quantidade de energia elétrica movendo-se através dele. Se você estiver assistindo a um vídeo com resolução de 2K, em um ângulo de 360º, estará exigindo muito das unidades de processamento do seu dispositivo, integradas em um esquema system-on-a-chip central (SoC, ou sistema-em-um-chip), tais unidades vão esquentar, uma vez que requerem mais energia para realizar tal tarefa. E, "forçar" a GPU por muito tempo é uma das maneiras mais rápidas de superaquecer o seu telefone.

Assim, para reduzir ou evitar o superaquecimento do circuito usando um Gear VR, evite exagerar no tempo de streaming de vídeos ou jogos no gadget. Lembre-se que se o seu aparelho estiver esquentando ou mesmo superaquecendo quando usado com um óculos VR, a tendência é que o tempo de uso do smartphone diminua. Abaixo, você assiste a um vídeo - feito na gringa - mas que ilustra muito bem a situação de quem quer realmente usar a realidade virtual hoje em dia:

E aí, você possui um Gear VR ou qualquer outro óculos de realidade virtual - ou mesmo um Google Cardboard? Que tal a sua experiência com tal tecnologia?

Os comentários favoritos dos leitores

30 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi