O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
524 Compartilhados 77 Comentários

4G no Brasil finalmente vira uma rede: Oi, TIM e Vivo começam a compartilhar antenas

O compartilhamento e a reciclagem de antenas de rede celular é uma prática muito comum em diversos países, inclusive no Brasil. Agora, o país passará a contar com uma melhor cobertura do 4G graças ao acordo firmado entre as operadoras Oi, Tim e Vivo, que já podem compartilhar suas infraestruturas com o objetivo de cobrir 136 municípios até o final de 2015. Confira detalhes a seguir.

Enquanto o reuso das antenas de TV e rádio analógicas que atuam na faixa de 700MHz não é possível, as principais operadoras do país encontraram no compartilhamento de suas infraestruturas a saída para ampliar a cobertura do 4G. A TIM, que já cobre mais de 300 municípios através do reaproveitamento da frequência de 1.800MHz, acaba de entrar em um acordo aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que prevê o compartilhamento de antenas entre a Vivo e a Oi, correspondente a faixa de 2,5 GHz.

A meta do novo acordo é que 136 municípios sejam cobertos pelas três operadoras até o final do ano - o que para meio entendedor é o mesmo que daqui há 3 semanas. A Claro, que possui acordo de compartilhamento similar com a Vivo, não faz parte deste novo acordo, no entanto, a operadora é líder em cobertura 4G no país, cobrindo aproximadamente 47% da população.

Aproximadamente 200 mil habitantes serão beneficiados com o novo acordo de compartilhamento de antenas 4G.
brasil sim cards operadoras
TIM, Vivo e Oi irão compartilhar antenas 4G até o final deste ano. / © ANDROIDPIT

Os usuários que ainda não possuem cobertura 4G em suas cidades ganharão com o novo acordo acesso à rede de alta velocidade sem custo adicional. Além disso, cidades que enfrentam problemas de latitude com determinada operadora poderão receber um sinal mais uniforme e menos congestionado com o auxílio da antena da operadora concorrente.

Para quem não se lembra, a meta de cobertura do LTE já foi redefinida pela Anatel três vezes, sendo que a primeira delas cobrir parte da população antes do início da Copa do Mundo de 2014, meta não atingida e que mais tarde foi limitada as cidades que iriam receber os jogos do mundial.

Você acredita que essas três operadoras irão cobrir todos esses municípios até o final do ano?

Fonte: G1

77 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi