O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 110 Compartilhados 76 Comentários

Review do OnePlus 3T: o carro-chefe que chegou depois do... carro-chefe

O OnePlus 3 é um dos melhores smartphones de 2016, mas a OnePlus decidiu colocá-lo na geladeira recentemente. Segundo a fabricante, a intenção com o modelo 3T é oferecer uma experiência melhor de hardware e software. Descubra no teste a seguir se o OnePlus 3T é realmente uma boa aposta da OnePlus.

Avaliação

Prós

  • Câmera boa
  • Interface personalizável e estável
  • Bateria com recarga rápida
  • Boa performance

Contras

  • Mesmo design de seu predecessor
  • Definição Full HD
  • Sem entrada microSD

OnePlus 3T – Data de lançamento e preço

O OnePlus 3T foi lançado no dia 15 de novembro. Assim como seu predecessor, não será necessário ter um convite para garantir o dispositivo. O modelo estará disponível para compra nos Estados Unidos no dia 22 de novembro e na Europa dia 28 de novembro. A versão com 64GB custa 439 Euros (aproximadamente R$1.562,28 sem taxas), enquanto a variante de 128GB chega por 479 Euros (aproximadamente R$1.704,63 sem taxas).

AndroidPIT oneplus 3t 1334
OnePlus 3T e OnePlus 3 respectivamente / © AndroidPIT

OnePlus 3T – Desenho & Qualidade de Construção

Durante meus testes com o OnePlus 3, meu colega de trabalho Omar estava bem ansioso com o projeto do aparelho. Confesso que eu me encontrava na mesma situação, que também se repete com o OnePlus 3T, só que uma diferença: o OnePlus 3 era o sucessor do OnePlus 2, enquanto o 3T é apenas o irmão mais novo do terceiro modelo.

O design do novo aparelho é o mesmo. Temos um corpo unibody feito em alumínio, com cantos ligeiramente arredondados e com um sensor biométrico na parte inferior frontal (que não é um botão com função de clique). Nas laterais os botões de volume, enfim, nós encontramos aqui todos os aspectos físicos do OnePlus 3. Não acho que devo repetir tudo novamente neste review, portanto, farei alguns comentários sobre determinados aspectos do aparelho.

androidpit oneplus 3t screen2
Botão biometrico do OnePlus 3T  © ANDROIDPIT

A OnePlus sabe otimizar o espaço frontal do dispositivo. Ao contrário do que o Google fez com os Pixel, a OnePlus resolveu colocar o sensor biométrico na parte debaixo e otimizar a parte superior com o alto-falante, sensores e câmeras.

Se tem algo na construção do iPhone que eu acho útil é o botão físico de silenciar os sons do aparelho, permitindo que os volumes sejam abaixados sem a necessidade de ligar a tela e ajustar as configurações. Felizmente, temos no OnePlus 3T uma opção semelhante, ou seja, um botão físico que funciona como atalho do modo silencioso.

AndroidPIT oneplus 3t 1380
Acabamento traseira do OnePlus 3T © AndroidPIT

Outra vantagem do aparelho é a porta USB (2.0) Type-C, que pode ser encontrada na parte inferior do dispositivo entre o alto-falante e a entrada mini-jack (sim, temos o mini-jack aqui). Como a entrada convencional para fones de ouvido fica na parte inferior, o OnePlus 3T precisa ser colocado no bolso de ponta cabeça.

AndroidPIT oneplus 3t 1369
Câmera e detalhes da traseira do OnePlus 3T  © AndroidPIT

A pegada do aparelho é um deleite. Eu pessoalmente adoro telas grandes, mas, em certos momentos, é preciso utilizá-lo com as duas mãos. Dito isso, posso dizer que o 3T cabe tranquilamente no bolso da calça.

Se você quer um dispositivo com aspecto premium, certamente ficará satisfeito com o OnePlus 3T. O acabamento em alumínio do aparelho confere um design refinado ao mesmo, que é visivelmente mais bonito do que outros aparelhos, como o Google Pixel. Eu gosto da cor acizentada do OnePlus 3, mas prefiro a versão mais escura do 3T. De modo geral, o design do aparelho e sua ergonomia são muito agradáveis.

OnePlus 3T – Tela

Aqui, novamente, encontramos a mesma configuração de hardware que temos no OnePlus 3. Temos um painel AMOLED óptico que, conforme explicado pelo Carl Pei no fórum do Reddit, é uma variante do AMOLED clássico modificado para entregar cores melhores. De qualquer forma, realmente temos cores mais otimizadas e brilhantes do que o painel do OnePlus 3.

A diagonal da tela é de 5,5 polegadas, quase um phablet. A densidade de pixels é a mesma do modelo anterior, de 401ppi. A resolução Full HD é lamentável, principalmente agora com a advento dos conteúdos que exploram a realidade aumentada. Contudo, temos uma tela boa aqui e que não apresentou qualquer problema. Você pode customizá-la usando o modo sRGB, mudando a temperatura das cores ou calibrando a coloração do painel. O modo noturno é super indicado para utilizar a tela em ambientes pouco iluminados. 

androidpit oneplus 3t screen1
Tela AMOLED do OnePlus 3T  © ANDROIDPIT

Não pude comparar o OnePlus 3T com outro aparelho que tenha esse painel AMOLED óptico, mas, olhando-o de frente notei que suas cores são ligeiramente amarelas, enquanto em outros ângulos elas parecem mais azuladas. Infelizmente, não pude testá-lo em condições de alta luminosidade, até porque aqui no inverno de Berlim o sol não anda aparecendo muito. Mas o modo noturno, como mencionei, funcionou muito bem em ambientes adequados.

O modelo vem de fábrica com uma película protetora na tela, com bordas 2.5D. O painel tem revestimento Gorilla Glass 4 que o protege contra riscos e arranhões cotidianos. Contudo, tenho achado ultimamente que o GG3 é mais eficiente que a quarta geração (talvez isso justifique a presença da película).

OnePlus 3T – Software

Me decepcionei um pouco com o software do aparelho. Temos aqui a interface OxygenOS 3.5.1 que é baseada no Android 6.0.1 Marshmallow (!). Já faz alguns meses que o Android Nougat está disponível para os desenvolvedores, mas, mesmo assim, a OnePlus preferiu apostar no bom e velho Marshmallow. Dito isso, temos a promessa de update para o dispositivo em meados de dezembro.

oneplus 3t system fr
Sem Nougat, mas com Marshmallow © ANDROIDPIT

De forma geral, temos uma interface otimizada, mesmo não se tratando da grande atualização do momento. Nenhum problema nisso, de qualquer forma. Alguns elementos na interface do usuário foram alterados, como as atalhos de definições do sistema e as notificações, que estão com aspectos do Nougat, algo mais intuitivo. Um gravador de voz e uma aplicação de tempo também são novidades.

O mais interessante na interface é que muito de seus aspectos não foram alterados, apesar de haver alguns ícones modificados, mas felizmente não temos bloatwares aqui. Encontramos funções úteis, como aquelas de acessibilidade que funcionam como o TalkBack (tamanho da fonte e gestos para zoom na tela), além de um app que insere senhas em outros aplicativos.

oneplus 3t neversettle fr
Widgets, apps recentes e outros detalhes da interface  © ANDROIDPIT

Puxando da tela inicial para esquerda temos um modo que exibe informações de contatos recentes, apps usados recentemente e um painel de gestão, que informa o uso da memória interna, além de widgets que podem ser acionados. Particularmente, não vejo muita necessidade nisso, até porque o Google Now exibe informações mais úteis da mesma forma.

É possível personalizar a interface, incluindo os menus, mudando do tema claro para o tema escuro e escolhendo a cor predominante do sistema. Assim, você poderá criar um sistema escuro com uma cor verde em destaque nos menus. Claro, não é uma utilidade, mas é uma função para tirar proveito da tela AMOLED do aparelho.

oneplus 3t themes fr
Tema escuro e claro respectivamente  © ANDROIDPIT

OnePlus 3T – Performance

O OnePlus 3T é embalado pelo processador Snapdragon 821 operando a uma frequência de 2,35GHz. Segundo a Qualcomm, essa é uma versão melhorada do 820, que conta com um desempenho 10% superior. No caso do modelo, a frequência passou de 2,2GHz no OnePlus 3 para 2,35 no 3T. Temos também uma placa gráfica Adreno 530 que também vem com melhorias, incluindo um rendimento superior a 5% de bateria. Para finalizar o conjunto técnico, temos 6GB de RAM, 64GB de armazenamento e uma opção com 128GB.

oneplus 3t benchmark scores
Resultado do OnePlus 3T no Geekbench  © ANDROIDPIT

Temos neste aparelho o padrão UFS 2.0, que faz com que o tempo de carregamento dos aplicativos seja mais curto. Notei que prática isso é verdade. A grande quantidade de RAM permite que o multitarefa seja melhor explorado, além de resultar numa experiência de uso melhor, sem erros e mais fluida. O 3T aquece um pouco durante uso pesado, mas nada anormal. O leitor de impressões digitais desbloqueia o aparelho em até 0,2 segundos.

Outro recurso que pode agradar os usuários é o dual-SIM. Você poderá utilizar dois cartões nano no OnePlus 3T, mas, infelizmente, não temos uma entrada microSD no modelo. A banda 20 é o padrão 4G do dispositivo.

Você poderá utilizar dois cartões nano no OnePlus 3T, mas, infelizmente, não temos uma entrada microSD no modelo

Nos benchmarks o dispositivo mandou bem, ultrapassando seu predecessor, que era uma referência nos testes de benchmarks. Abaixo, você encontrará os resultados do 3T entre os principais benchmarks do mercado. Todos os testes foram feitos com a bateria calibrada e com a tela no brilho máximo: 

Benchmarks - OnePlus 3T
  3D Mark Sling Shot ES 3.1 3D Mark Sling Shot ES 3.0 3D Mark Sling Shot ES 2.0 Geekbench 4 - single core Geekbench 4 - multicore PC Mark Work Performance 2.0 PC Mark Storage PC Mark Battery Google Octane 2.0
OnePlus 3T 2358 2983 30610 1884 4394 5759 4688 4h54min 6566
OnePlus 3 2291 2862 27038 1715 3972 5355 3646 4h52min 8115

Se você é um fã de realidade virtual, então tenho más notícias para você. Estou um pouco desconfiado do potencial do OnePlus 3T nesse campo, devido a baixa definição de sua tela para essa finalidade.

OnePlus 3T – Áudio

O OnePlus 3T possui uma grade de som em sua parte inferior. Com relação à qualidade do som, temos um alto-falante mono, que não faz um papel no mesmo nível do estéreo, mas tem uma qualidade satisfatória. O volume máximo é bem alto, mas, se você prefere um som mais balanceado, notará que quando no máximo o som sairá mais agúdo.

AndroidPIT oneplus 3t 1377
Speaker mono do 3T  © AndroidPIT

Infelizmente, o OnePlus 3T não vem com um fone de ouvido na caixa, o que é uma pena já que muitos fabricantes enviam esse acessório. Muitos usuários preferem ter uma experiência com o dispositivo usando fones ao invés do modo viva-voz.

Não encontrei nenhum problema durante as chamadas, visto que eu ouvia meu contato tranquilamente, e o mesmo também me ouvia sem problemas.

OnePlus 3T – Câmera

Encontramos na parte traseira do OnePlus 3T as mesmas configurações do OnePlus 3: sensor Sony IMX 298 de 16MP com abertura de lente f/2.0, com pixels no tamanho de 1,12 microns. Contudo, o potencial fotográfico do novo dispositivo é um pouco diferente. Nosso fotógrafo do AndroidPIT especializado, o Robert, analisou o dispositivo e encontrou algumas diferenças entre ambos os dispositvos.

Não são diferenças que podem ser notadas a olho nu, mas existe uma certa tendência para tons mais amarelados na nova lente. Além disso, as bordas dos campos da imagem são mais nítidas no OnePlus 3T, mas essa diferença é mais perceptível quando a foto é capturada em ambientes com forte iluminação.

IMG 20161116 134926
Foto capturada pelo OnePlus 3T © ANDROIDPIT

Pode ser que essa câmera não seja a melhor do mercado, mas ela faz um trabalho descente com o foco automático e detecção de fase (0,2 segundos) e, em geral, entra bons resultados na maioria das vezes. As fotos são de boa qualidade, principalmente em ambientes com sao iluminação. Os detalhes são bem pronunciados e não existe saturação nas cores. 

Na parte frontal temos um sensor de 16MP, mas não é o mesmo da parte traseira. A lente é a 3P8SP, da Samsung, com abertura f/2.0. A qualidade é boa, ou melhor, mais do que suficiente para autorretratos. É possível fazer vídeos em 1080p a 30fps, 1080p a 60 fps, 720p ou 4K. Abaixo, você pode comprar as diferenças que existem nos resultados obtidos com o OnePlus 3 e o 3T. A diferença é mais notável, principalmente nas cores e nos detalhes.

oneplus 3t appareil photo fr
Interface da câmera do OnePlus 3T  © ANDROIDPIT

A estabilização da imagem é ponto positivo, isso porque ela é óptica e não feita pelo software. O software da câmera é o mesmo do OnePlus 3, incluindo as opções. Localização em imagens, som do obturador, imagens em RAW, modo manual e panorama são algumas das funções. Em vídeos slow-motion a resolução é 720p.

É possível lançar o app de câmera facilmente pelo botão físico do aparelho, como acontece com o OnePlus 3. É um pouco frustrante não termos mudanças mais profundas na câmera traseira, como uma lente com abertura de f/1.9, por exemplo, que seria melhor para uso em ambientes pouco iluminados.

OnePlus 3T – Bateria

Seu predecessor tinha uma capacidade de 3000mAh, que passou para 3400mAh no OnePlus 3T. Temos então uma bateria maior num modelo que tem o mesmo tamanho de seu predecessor, isso sem sacrificar o design do novo aparelho. Isso é bem interessante, certo?

oneplus 3t autonomie fr
Modo de economia de energia  © ANDROIDPIT

A autonomia do aparelho é boa, e devo admitir aqui que eu não sou o tipo de usuário que faz uso avançado do sistema: basicamente uso mensagens, sites, músicas e um vídeo ou jogo casualmente. Com esse tipo de uso é possível ter até um dia e meio de vida útil por carga. Mesmo assistindo mais vídeos ou jogando um pouco mais não tive uma queda de energia decepcionante. No geral, mesmo com mais RAM, o rendimento do 3T é igual ao OnePlus 3.

O OnePlus 3T possui um carregador de 5 volts, que carrega o aparelho rapidamente. A tecnologia Dash fornece uma corrente elétrica mais forte, mantendo a tensão baixa, o que ajuda a carregar o smartphone mais rápido. Levaram cerca de 75 minutos para carregá-lo de 9% para 100%.

A OnePlus diz que essa tecnologia oferece um dia de uso com apenas 30 minutos de carga. Na prática, em 30 minutos eu fui de 5% para 57% de carga com dados de internet ligados. Dá para sobreviver um dia com 57? de carga? Para um usuário avançado, por exemplo, será impossível.

Em 30 minutos eu fui de 5% para 57% de carga

Esse sistema de carregamento rápido também evita que o dispositivo fique muito quente durante seu carregamento, assim, o usuário pode utilizar o dispositivo enquanto o mesmo carrega. Contudo, vale ressaltar que o carregador aquece bastante e após um certo tempo o aparelho aquece também. É claro que a situação fica sob controle, mas um carregador superaquecido não é nada interessante. 

No PCMark o aparelhos obteve 4h55 min com o brilho no máximo e Wi-Fi ligado. A marca do OnePlus 3 é 4h52 min no mesmo teste e com as mesmas condições.

OnePlus 3T – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • OnePlus 3T
    • Fabricante:
    • OnePlus
    • Dimensões:
    • 152,7 x 74,7 x 7,35 mm
    • Peso:
    • 158 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3400 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
    • Câmera frontal
    • 16 megapixels
    • Câmera traseira
    • 16 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 6.0.1 - Marshmallow
    • Interface:
    • Oxygen OS
    • RAM:
    • 6 GB
    • Memória interna:
    • 128 GB
      64 GB
    • Memória removível:
    • Não disponível
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 821
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 2,35 GHz
    • Conectividade
    • LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.2

Veredito Final

O OnePlus 3T é um grande dispositivo. O dispositivo é melhor do que seu predecessor, já que a OnePlus fez alguns ajustes aqui, como o novo processador Snapdragon 821, uma bateria maior, um sensor de câmera frontal otimizado e fez vários ajustes no software. De modo geral, temos no OnePlus 3 2.0 um ótima impressão.

Dito isso, se você tem o OnePlus 3 e deseja mudar de aparelho, saiba que essa troca não é necessária. A falta do Android Nougat no aparelho foi um erro da OnePlus na minha opinião. É verdade que o software será liberado em dezembro, mas, tendo em vista o custo do aparelho, não seria nada mal tê-lo atualizado de fábrica. A ausência do microSD é outro ponto negativo, mas que não é uma surpresa, visto que o OnePlus 3 também não vinha com isso.

O OnePlus 3 foi descontinuado, ou seja, os usuários interessados terão que escolher o OnePlus 3T de qualquer forma, mas fica claro que o novo aparelho é melhor. Mas, sinceramente, não entendo o porque a OnePlus não esperou pelo OnePlus 4 para introduzir novas mudanças. Pode ser que o quarto modelo demore mais para chegar ao mercado.

O que você achou do OnePlus 3T?

Os comentários favoritos dos leitores

76 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tela Full HD como ponto negativo? Menos resolução = Gpu e bateria com mais rendimento. E também, Full HD é mais que suficiente pra uma tela pequena, não tem porque investir em mais resolução num smartphone (ponto de vista).

  • Galera, alguém pode me esclarecer uma dúvida?
    Achei esse aparelho bem interessante, mas sou meio leigo. Um amigo meu vai para a Europa (Portugal, mais especificamente) agora em dezembro, e vi que já está disponível por lá. O aparelho comprado lá funcionaria de boa aqui no Brasil? Tem que ser algum modelo específico (tipo desbloqueado, sei lá) pra funcionar?
    Muito obrigado!

    • Amigo, o celular é ótimo e funciona normalmente aqui no Brasil, com suporte a 4G LTE daqui, a única coisa que você pode sentir falta é o pt_BR, que não tem, vem só com pt_PT. Não que faça uma grande diferença, já que você pode colocar uma rom rápida por cima e traduzir para pt_BR ou usar no de Portugal mesmo. O máximo que você pode sentir de estranheza é quando você ver, por exemplo, "seleccionar" ou "ecrã"(significa tela) ou outras palavras que parecem estar escritas erradas pra gente

  • Comprei a versão de 64GB (a versão de 128GB havia esgotado) do OnePlus 3T pelo site oficial. Paguei 439 Trumps e a previsão de chegada no meu armazém nos EUA é no dia 01/12 e dia 02/12 o redirecionador envia aqui pro BRasa. Espero não ser taxado, mas caso eu seja, ainda assim,valerá a pena.

    PS. Corrijam os erros de português da matéria. "DESCENTE" só se for descendo rs DECENTE *

  • Estou de volta androidpit. Hahaha! Bem!!! Está decidido agora que não irei mais entregar meu dinheiro suado a essas empresas do Brasil, irei começar a importa, meu próximo smartphone. Façam o mesmo, valorizem seu dinheiro ganhado com sacrifícios em nosso amado país.

    • Depende, man. Eu também importei e não levou nem um mês um infeliz veio e levou meu celular. Sorte que era só um oukitel, mesmo assim, aparelho sensacional e meu dinheiro foi jogado no lixo. Não tá valendo a pena nem importar, paguei mais de 60% em imposto pra ser roubado. Eu queria muito comprar um Oneplus mas aí a gente compra pra ser roubado? Não obrigado, vou comprar um qualquer mesmo que não dói no bolso quando levam.

      • Não entendi!? Você foi roubado depois que recebeu o aparelho ou quando estava vindo? Pois é cara! Porém vejo relatos de muitos que importa e sempre da certo. Estranho ai! Se foi extraviado durante o caminho você tem direito de receber o extorno, desde que tenha comprado em site confiável.

  • Mas e a questão do custo-benefício? O aparelho sem dúvidas é muito bom, mas o que mais me chamou atenção foi seu preço se comparado ao que ele tem a oferecer, e considerando a Black Friday essa semana gostaria muito de saber se ele vale a pena.

    Hmm

  • Texto mal escrito ou traduzido pelo Google tradutor? O aparelho é ótimo, OS com features úteis que não existem nem no android nougat. Hardware nem se fala.

  • Excelente aparelho

  • Full HD e sem entrada para SD não são contras, 2K só para drenar bateria mais rápido e com 128gb não precisa de SD

    • Sem contar os cartões de memória capeta que compramos por aí que vivem dando pau, nunca achei vantagem isso.
      Eu tenho um OnePlus One com 64Gb e quando comprei sabia que não ia precisar de cartão. Eu estava certo!

    • Mano, meu antigo celular era o moto x force, e o 2K faz diferença sim, pode não parecer inútil, e as vezes realmente é, mas quando vc colocar num óculos de VR vai notar a diferença, é uma qualidade bem melhor de imersão no 2K

  • Gostei!
    Já esta na minha lista de desejos!

  • Quando vai estar disponível na gearbest?

  • Um aparelho com 64 GB de Memória interna e 128GB seria um "contra"? Acredito que está de bom tamanho. Agora se viesse com míseros 8GB aí sim seria uma perca, mas acima de 32GB, que é o caso, está de bom tamanho.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi