O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
18 Compartilhado 111 Comentários

Review preliminar do OnePlus 5: forte candidato ao título!

O OnePlus está de volta. Aumentando mais uma vez o preço, a fabricante chinesa coloca no mercado a quarta edição do seu "Flagship Killer", nas suas próprias palavras. Tive a chance de testar este monstro com 128GB de armazenamento interno e 8GB de memória RAM. E, embora o software não tenha sido finalizado ainda, posso afirmar que o OnePlus 5 é um forte candidato ao título de melhor do ano!

OnePlus 5 – Data de lançamento e preço

A versão de 6 de RAM e 64GB de armazenamento do OnePlus 5 chega ao mercado a partir de 479 dólares; enquanto a variante com 8GB de RAM e 128GB de espaço interno custará 539 dólares. Como podemos notar, apesar do aumento em relação ao antecessor, o novo carro-chefe da fabricante chinesa ainda fica bem abaixo do preço de muitos topos de linha do mercado.

O OnePlus 5 estará disponível em pré-venda no site OnePlus.net, logo depois do lançamento de hoje, 20/06. Porém, para poder comprar o modelo em pré-venda, você vai precisa do código revelado durante o evento especial de lançamento do aparelho, que já sabemos ser "Clearer Photos", veja aqui.

A empresa também vai oferecer o aparelho em pop-up stores em Nova York, hoje, e em Londres, Berlim, Paris, Amsterdã, Helsinque e Copenhagen a partir de amanhã, 21/06. A venda aberta no oneplus.net começa dia 27 de junho.

O OnePlus não será comercializado no país

Levando em consideração o sistema de impostos e taxas de aparelhos eletrônicos no Brasil, fomos informados de que o OnePlus não será comercializado no país. Isso é bastante lógico, levando-se em consideração que a empresa não conseguiria manter o custo benefício do modelo em relação aos demais flagships disponíveis no varejo nacional.

OnePlus 5 – Desenho & Qualidade de Construção

O OnePlus 5 lembra muito a do iPhone 7 Plus, e essa semelhança é perceptível desde o primeiro momento em que você tem o aparelho nas mãos. No entanto, o OnePlus 5 é significativamente mais ergonômico, graças sua a parte traseira curva, enquanto que no aparelho da Apple ela é plana. 

AndroidPIT oneplus 5 0161
A parte traseira do OnePlus 5 é curva / © AndroidPIT

A tela está protegida contra quedas e arranhões graças ao Gorilla Glass 5. Por outro lado, o quadro de alumínio deverá, eventualmente, mostrar sinais da passagem do tempo. A OnePlus oferece na caixa diferentes capas para a proteção do aparelho e que fazem um bom trabalho neste sentido. Assim como a parte traseira do dispositivo, estas capas oferecem o mesmo efeito 2,5D nas bordas. 

AndroidPIT oneplus 5 0127a
iPhone 7 Plus e OnePlus 5: semelhança inegável / © AndroidPIT

Durante o processo de produção, a OnePlus testou parte dos dispositivos da nova linha em relação à resistência à água. Nestes testes, os telefones foram submersos por 20 segundos. Embora não haja certificação IP para isso, o OnePlus 5 está protegido contra quedas em água, mas não pode permanecer mergulhado por muito tempo.

AndroidPIT oneplus 5 0167
A protuberância da câmera é maior no OnePlus 5 do que no iPhone 7 Plus / © AndroidPIT

OnePlus 5 – Tela

A tela Full-HD continua usando a tecnologia AMOLED. O brilho das cores pode ser ajustado a partir dos perfis sRGB ou DCI-P3. A OnePlus aprimora as configurações da tela com recursos adicionais, como o Modo Noturo Automático e o Modo de Leitura.

AndroidPIT oneplus 5 0233
A UI Oxygen se parece muito com o Android puro / © AndroidPIT

Enquanto outras fabricantes de smartphone oferecem resoluções significativamente maiores, a OnePlus ainda depende de uma tecnologia de tela relativamente simples. Em vez de aumentar a resolução da tela, no entanto, a fabricante optou por otimizar o painel recorrendo ao software. 

Conforme mencionado acima, um modo de leitura foi integrado, que usa o mapeamento da escala de cinza (que alterna a tela entre preto e branco), filtra a luz azul e ajusta a nitidez e o brilho da tela com a ajuda do sensor ambiente. Notei que o brilho mínimo da tela do Huawei Mate 9 ou do Xiaomi Mi 6 é visivelmente inferior ao do OnePlus 5.

O aparelho possui um excelente controle de brilho automático. A impressão que tenho é a de que a tela está sempre em um modo de brilho constante, seja em espaços interiores escuros ou ao ar livre ensolarado.

OnePlus 5 – Características Especiais

O OnePlus 2 já vinha com um controle físico para silenciar o aparelho e o OnePlus 5 manteve este recurso. É uma característica incomum de se ver em smartphones Android e é quase um transplante em relação ao iPhone, da Apple. Chamado de Alert Slider, este botão permite que você configure rapidamente o celular para os modos "Silencioso", "Não perturbe" e "Toque". Você também pode personalizar tais definições de forma manual, ao nível do sistema.

O OnePlus 5 tem espaço para dois cartões nano SIM e, aparentemente, suporta todas as bandas de freqüência LTE disponíveis. O novo carro-chefe da companhia chinesa será comercializado sem vínculo com operadoras. 

AndroidPIT oneplus 5 0293
O Alert Slider tem três configurações no OnePlus 5 / © AndroidPIT
AndroidPIT oneplus 5 0197
O OnePlus 5 tem espaço para dois cartões nano SIM / © AndroidPIT

OnePlus 5 – Software

O OnePlus 5 roda o Oxygen OS 4.5.0, baseado no Android 7.1.1. Como já mencionei neste artigo, o software rodando na minha unidade de testes não está 100% desenvolvido, por isso, resolvemos chamar este review de preliminar, visto que um grande update do software está marcado para o final desta semana.

Por causa disso, encontrei vários bugs, o que deixou as conexões de Bluetooth e de Wi-Fi instáveis, trazendo problemas de desempenho à bateria por causa dos serviços em segundo plano em constante execução, bem como vários outros problemas que se repetiam constantemente.

AndroidPIT oneplus 5 0231
O OnePlus 5 roda o Oxygen OS 4.5.0, baseado no Android 7.1.1 / © AndroidPIT

Assim que a versão final do software for lançada, o Oxygen poderá ser um dos mais belos e inteligentes sistemas operacionais do Android. 

Existe um modo noturno que integra os menus em um tema preto e branco; existe um modo Não perturbe para jogos no qual você pode desligar as notificações de determinados aplicativos (nunca seja perturbado novamente por notificações pop-up irritantes); existe um arquivo para aplicativos, pastas e gestos familiares - que você pode usar para abrir aplicativos a partir da tela de bloqueio. Outra característica útil é o recurso nativo de captura de tela de páginas inteiras. Mais recursos também podem ser lançados com as próximas atualizações.

AndroidPIT oneplus 5 0270
O Assistente do Google está integrado ao sistema do OnePlus 5 / © AndroidPIT

Tal como acontece com os dispositivos lançados pela OnePlus anteriormente, o desbloqueio do Bootloader (root) e a instalação de ROMs personalizadas não fazem o usuário perder a garantia do aparelho. Para saber mais informações sobre este tópico, acesse a página de suporte da OnePlus

A interface do software é bastante limpa e permanece relativamente fiel ao Google. O OnePlus Launcher é, em grande parte, semelhante ao Pixel Launcher e o Assistente do Google também está integrado ao sistema. Os aplicativos pré-instalados estão limitados aos apps do Google e a um aplicativo da comunidade da OnePlus.

OnePlus 5 – Performance

O desempenho e a qualidade da câmera foram o foco de desenvolvimento dos engenheiros da OnePlus. Como resultado, o OnePlus 5 é um dos smartphones mais rápidos do mercado. Tanto em benchmarks quanto no dia a dia, o desempenho mostrou que a OnePlus realmente fez seu dever de casa.

Uma vez que o firmware no momento deste teste não estava pronto, não vou me apegar demais aos resultados de benchmark atuais. No entanto, pode-se dizer que graças aos 8GB LPDDR4x de memória RAM e aos 128GB UFS 2.1 de armazenamento interno, todos os tempos de carregamento de dados são mais baixos do que os da maioria dos smartphones do mercado.

Isso se deve graças à combinação entre as novas antenas Wi-Fi e LTE, e ao processador Snapdragon 835, que oferece a velocidade de transmissão de dados mais rápida possível em um smartphone atualmente disponível. Na prática, consegui baixar um aplicativo de 50 MB dentro de três segundos via Wi-Fi (5GHz) e instalá-lo e executá-lo em outros quatro segundos. Como se não bastasse isso, ainda possui Bluetooth 5.0.

Benchmarks: OnePlus 5 vs. Galaxy S8

  3D Mark Sling Shot Extrme ES 3.1 3D Mark Sling Shot ES 3.0 3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 Geek Bench Single Core Geek Bench Multi Core PC Mark Work 2.0 PC Mark Storage
OnePlus 5 3341 4337 39419 1944 6666 6545 5044
Samsung Galaxy S8 3174 3217 27330 1983 6402 6135 4644

A enorme quantidade de memória garante que, uma vez iniciados, os aplicativos possam permanecer quase permanentemente na RAM. Isso significa que estes não precisam ser recarregados quando são lançados novamente. 

Em teoria, isso deve reduzir o consumo de energia, pois é muito raro que um aplicativo seja carregado pela segunda vez. No entanto, devo dizer que ainda não vi este prometido efeito de economia de energia no meu teste. Por outro lado, percebi uma melhoria no desempenho, especialmente quando realizava várias tarefas ao mesmo tempo, em vários aplicativos diferentes.

OnePlus 5 – Áudio

A OnePlus não oferece qualidade de áudio estéreo, então o OnePlus 5 só possui som mono a partir de um único alto-falante na parte inferior do aparelho. O áudio das chamadas está protegido pelo cancelamento de ruído, o que ajuda a entender as conversas mesmo em ambientes barulhentos. O OnePlus 5 manteve a entrada mini-jack, desmentindo os rumores.

AndroidPIT oneplus 5 0317
A qualidade da chamada no OnePlus 5 é boa graças ao cancelamento de ruído / © AndroidPIT

O OnePlus 5 oferece um bom som graças ao equalizador e ao Dirac HD. Se você optar por fones de ouvido Bluetooth, ficará satisfeito por saber que as suas músicas terão boa qualidade de áudio graças ao aptX HD.

AndroidPIT oneplus 5 0149
O mini-jack foi mantido no OnePlus 5 / © AndroidPIT

OnePlus 5 – Câmera

Depois da capacidade de memória, o desenvolvimento das câmeras do OnePlus 5 foi o foco da empresa. O novo modelo possui uma câmera dupla como câmera principal. Um das lentes possui 20MP, enquanto o outro dispara com 16MP. Isso permite 2x zoom e alguns efeitos de profundidade de campo interessantes no modo de foco. 

AndroidPIT oneplus 5 0243
Usando o modo de foco manual no OnePlus 5 / © AndroidPIT

Tecnicamente, a câmera traseira é uma Sony IMX 398, de 16MP, com pixel de 1.12 μm, abertura f/1.7 e estabilização eletrônica de imagem, a outra é uma Sony IMX 350, de 20MP, com pixel de 1.0 μm e abertura de f/2.6. A câmera traseira também possui um flash de LED dual-tone, mas nenhum foco a laser. Em vez do foco a laser, a câmera usa um foco manual e/ou detecção de fase.

oneplus 5 camera app
O modo pro permite que você faça imagens em RAW no OnePlus 5 / © AndroidPIT

As fotos também podem ser salvas no formato RAW, no entanto, isso faz com que salvar uma imagem seja visivelmente mais demorado. Os vídeos podem ser gravados em 4k com 30 fps, 1080p com 60 ou 30 fps, bem como em 720p com 30 fps. Você pode fazer vídeos em câmera lenta a 720p com 120 fps, bem como vídeos de intervalo de tempo em HD ou Full-HD.

No meu teste, a estabilização eletrônica só funcionou até 1080p com 30fps. O Google Pixel consegue fazer um trabalho consideravelmente melhor aqui.

AndroidPIT oneplus 5 0307
Uma câmera dupla e zoom sem perdas no OnePlus 5 / © AndroidPIT

Para os das fãs selfies, a câmera frontal é uma Sony IMX 371 de 16MP, com pixel de 1.0 μm e abertura f/2.0. Essa câmera também possui a estabilização eletrônica da Qualcomm e pode gravar vídeos em 1080p com 30 fps. Por razões que não pude compreender, também é possível gravar vídeos de intervalo de tempo com a câmera frontal. Estes vídeos são codificados em h.264; Para o Audio a OnePlus usa o AAC a 96 kbit/s, e tudo acaba em um formato MP4. 

O aplicativo padrão da câmera do OnePlus 5 é simples e fácil de entender. Quando você abri-lo (o que também pode ser feito através de um toque duplo do botão para liga/desliga o aparelho), acaba no modo automático. Se você pressionar o botão do obturador ou no centro do botão de volume, pode capturar uma imagem. Esse recurso dispara fotos com rapidez e quase sempre funciona na primeira tentativa.

oneplus 5 botched bokeh
O efeito bokeh no OnePlus 5 não é muito bom / © AndroidPIT

Alguns dispositivos oferecem o filtro bokeh no modo retrato, e o OnePlus 5 não é uma exceção aqui. O dispositivo tenta competir diretamente com o Huawei P10 e P10 Plus, bem como e claro, com o iPhone 7 Plus, mas, infelizmente, não é melhor do que a sua concorrência. Como você pode ver na imagem acima, o modo retrato parece ter problemas com as bordas dos objetos com uma paleta de cores semelhante.

Aguarde o nosso teste final e comparação com os concorrentes do OnePlus 5 para depois que a empresa enviar o seu primeiro patch corretivo de software. Os filtros são frequentemente ajustados e o pós-processamento das imagens é retrabalhado. Quero garantir que todas as fotos sejam capturadas sob as mesmas condições para não prejudicar este modelo.

OnePlus 5 – Bateria

Como já mencionei na seção de performance, não vou oferecer um veredito final sobre componentes dependentes do software até a versão final do SO chegar ao aparelho. Alguns serviços em segundo plano causaram um aumento no consumo de bateria em stand-by. Em um dos dias de teste, a tela ativou de alguma forma e consumiu toda a energia da bateria. 

oneplus 5 display on time
A curva de consumo da bateria cai relativamente rápido neste dia / © AndroidPIT

Contudo, o que posso realmente afirmar é que Dash Charge é incrível. Infelizmente, essa tecnologia de carregamento rápido é tão exclusiva quanto uma tecnologia pode ser. Tanto o carregador Dash quanto o cabo vermelho não são intercambiáveis ​​com produtos de outros fabricantes, a menos que você renuncie aos benefícios do Dash Charging.

AndroidPIT oneplus 5 0147
O Dash Charger do OnePlus 5 é rápido e insubstituível / © AndroidPIT

Em um teste separado, o Dash Charging foi, de longe, o mais rápido de todas as tecnologias de carregamento disponíveis no mercado. Meia hora de carga foi suficiente para levar o OnePlus 5 a 60% da bateria. A velocidade de carregamento diminuiu consideravelmente quando se atinge os últimos 20%.

AndroidPIT oneplus 5 0256
A tecnologia de carregamento rápido da OnePlus é a melhor / © AndroidPIT

OnePlus 5 – Especificações Técnicas

Dimensões: 154,2 x 74,1 x 7,25 mm
Peso: 153 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas
Câmera frontal 16 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 7.1.1 - Nougat
Interface: Oxygen OS
RAM: 6 GB
8 GB
Memória interna: 64 GB
128 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 835
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,45 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 5.0

Veredito preliminar

O OnePlus 5 tem potencial de smartphone fabuloso. Parece ótimo, é rápido, tira boas fotos e pode ter uma boa autonomia da bateria. Infelizmente, o dispositivo que recebi para teste foi otimizado para oferecer desempenho em detrimento da bateria, pois permite que serviços em segundo plano funcionem o tempo todo, fazendo com que a bateria tenha durado apenas meio dia. 

Espero ver patches de correção chegando ao aparelho para resolver este problema e, assim, podermos oferecer um veredito final ao nosso teste. Conseguindo corrigir estes problemas com o software, o OnePlus 5 será o smartphone do ano, sem dúvidas. 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 4 dias

    O design realmente não me agradou, mas se a parte de desenvolvimento ficar tão rica quanto a do antecessor pode entrar na lista de compras futuras hehehe. Agora OnePlus por favor, design você sabe fazer. Não seja que nem as outras que só copiam.

    Ao pessoal que fica falando "Nada se cria tudo se copia" falem aí com o que o Mi Mix se parece e com o que o OnePlus One ou o OnePlus 2 se parecem... E aos outros que ficam falando que tá sendo copia da Apple, a Apple pode ser a causa, mas na verdade quem está sendo copiada é a HTC. Se querem saber só pesquisar.

  • Sandro há 4 dias

    Belo celular, mas faltou certificação IP68, som estéreo (não entendo celulares top em pleno 2017 não o terem), e essa traseira.. Mas como meu 2° celular estou entre ele e o Mi6, claro esperar review mais específicos.... Nunca avalie um celular só pelo unboxing, o celular vai estar rápido pq não tem nada instalado nele, isso não reflete uso real de um aparelho

  • Vasco Gondim há 4 dias

    Se tivesse vindo com bateria de 4000 mAh ia ser o melhor do ano fácil. Mas a meu ver tecnologia de carregamento rápido ainda não encanta, apenas encobre uma deficiência. Poderia ter sido o primeiro top de linha com desempenho de bateria equivalente a um intermediário.

  • Jairo rios há 4 dias

    Gadget interessante, vamos aguardar um Review.

  • carlos há 4 dias

    Monstro....faltou som stéreo, certificação IP68 e por que não, um tamanho menor, tipo 5.1'. Já existe mais de 3 millhoes de pedidos, com certeza será um sucesso.No entanto, fizeram uma homenagem a Steve Jobs , pelos 10 anos do smart da Apple....rss, poderiam ter feito diferente e perderam a originalidade. A empresa poderia diversificar mais.Se objetivo é bater de frente com a Apple , fiquei com a impressão de ficar devendo.

111 Comentários

Escreva um comentário:
  • um celular fantástico, mas para um top de linha faltou uns requisitos como tela 2k e certificação ip68, estes detalhes seriam a cereja do bolo.

  • Iphonizarão o OnePlus, até na bateria, custava nada por uma bateria de 4000. Não sei da onde essas empresas tiram que a galera prefere um telefone fino a mais bateria. Mais em desempenho o Cel e um monstro.

  • Top!
    Vou importar essa belezura

  • Essa perfumaria de certificação IP68 é como um seguro ou plano de saúde. Você precisa ter mas não espera nunca ter de usar. Comprei um S8 para meu filho e não imagino em hipótese alguma ele brincando com o aparelho na água. Tenho um Galaxy S3 Frontier e nem por isso tomo banho com ele no pulso. Por essas e muitas outras comprei o meu Oneplus 3T e mês que vem troco no Oneplus 5. Performance é tudo! Design? Alguém aqui acha o IPhone 7 Plus fêio? KKKKKKKKKKKKKKK

  • Ah sobre benchmarks... depois que eu vi o honor 8 que faz menos de 100 mil nesse teste que pra mim não vale de nada,abrir apps mais rápido que o S8 só confirma que esses testes são besteiras! o que importa e no seu dia como vai ser o seu uso.

  • Bom gostei do aparelho,parece com o iphone? sim! e melhor que o iphone?pra mim sim e no meu uso sim,mais não foi dessa vez fiz o certo em ter comprado o mi6 só esperar chegar!

  • Ficou caro, sem identidade e sem novidades. Acho que a oneplus não absorveu bem o peso do crescimento gerado pelos seus carros chefes anteriores.

    No aguardo da leeco com o le max 3.

  • Eu fiquei muito decepcionada com o design do smartphone por ser uma cópia descarada do iPhone 7 Plus mas o que me fez desistir do OnePlus 5 foi a ausência da estabilização óptica. Agora não é mais possível gravar vídeos em 4K sem o auxílio de um tripé.

  • Faltou o som estéreo e essas notícias que a OnePlus está manipulando os benchmarks me deixou com um pé atrás, na comparação com o Xiaomi mi 6 o da xiaomi compensar mais, o preço e menor por quase as mesmas configurações do OnePlus 5.

  • Garantia é bom pra quem nao sabe usar ou é desastrado. Tem uns 15 anos eu vejo gente deixar o celular cair na privada. Ai inventaram prova d'agua, capinha, pelicula, gorilla 5, etc, só pros desastrados. Quem não é pateta e não fica brincando de futucar no celular não precisa de garantia. NUNCA levei um celular meu pra consertar e sou um dos primeiros 1500 usuarios da antiga Telerj que tiveram celular na cidade do Rio de Janeiro (acho que em 1987/8). CHINESES sem garantia... venham que "eu quero lhe usar"

  •   44

    Eu gostei muito desse iPhone, ops, quero dizer OnePlus. Achei as specs excelentes e o preço parece justo. Eu teria um iPhone desse, quero dizer Oneplus, sem problema. Uma pena que esse iPhone, droga! quero dizer OnePlus, não seja comercializado aqui no Paraguai, opa, quero dizer Brazil, ops Brasil.

  • Cópia xing ling descarada.

  • design e bateria decepcionou.

  • Never Settle! Loving OnePlus products right now. Get 20€ in free accessories when you buy a phone via oneplus.net/pt/invite#50CO3N6Y17FYN9N

  • Que mancada não vir com proteção IP68!

Mostrar todos os comentários
18 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi