Operadoras reivindicam por concorrência justa com WhatsApp, Viber e Telegram

brasil sim cards operadoras
© nextpit

É inegável que o avanço tecnológico nos trouxe inúmeros benefícios, como acesso à informação em qualquer lugar e de diversas maneiras. Entretanto, algumas empresas do setor de telecomunicações estão começando a sentir em seus bolsos o impacto dessa mudança através de serviços utilizados mundialmente, como o Viber, Telegram e WhatsApp. Pedindo por "concorrência justa", o sindicato que representa as operadoras brasileiras divulgou ontem (31/08), uma nota reivindicando a necessidade de uma mudança no setor de telecomunicações no Brasil. Confira detalhes a seguir.

Segundo o comunicado emitido pelo SindiTeleBrasil, o setor de telecomunicações está passando por uma mudança drástica nos últimos tempos, impulsionada por empresas prestadoras de serviços OTTs (over-the-top), que utilizam a infraestrutura das operadoras sem nenhum tipo de pagamento ou licença para oferecer plataformas de comunicações.

Segundo o sindicato, essas empresas oferecem serviços de voz, vídeo e texto de maneira totalmente virtual, sem nenhuma obrigação de qualidade, cobertura, metas de atendimento ao público, garantia de privacidade e sigilo das comunicações, com reduzidos investimentos, baixa arrecadação e empregabilidade - fazendo uma referência clara ao WhatsApp e aplicativos similares, como o Viber e o Telegram.

WhatsApp Viber Skype WeChat Hangouts Facebook Messenger
Aplicativos de mensagens instantâneas estariam causando concorrência desleal com operadoras. / © ANDROIDPIT

O comunicado relata que as operadoras brasileiras elaboraram uma "proposta de debate", que será apresentada em até dois meses às autoridades responsáveis pelo setor de telecomunicações. O sindicato se diz preocupado com o tipo de serviço que é fornecido por essas empresas, principalmente no que diz respeito ao sigilo de dados e informações do usuário, além da arrecadação de fundos e impostos que viabilizam o progresso da infraestrutura de rede em todo o território nacional. Confira um trecho da nota a seguir:

"Todos queremos usar nossos smartphones para falar, conversar, enviar fotos, vídeos e, muitas vezes, não nos preocupamos com o que está por trás de todas essas facilidades. Como suporte dessas atividades do nosso dia-a-dia está o setor de telecomunicações: altamente regulado – com obrigações consumeristas, de qualidade, cobertura, atendimento ao público, sigilo de dados e informações – que recolhe anualmente aos cofres públicos mais de R$ 60 bilhões em tributos, que emprega mais de 500 mil pessoas e que investe 22% de sua receita operacional líquida, situando o Brasil entre os países que mais investem em telecomunicações."

Ao final do comunicado, o sindicato se diz aberto ao diálogo e menciona que não busca por privilégios para as operadoras brasileiras. A proposta que será encaminhada ao Ministério das Comunicações, pede por uma competição mais ampla, justa e leal, e que operadoras e serviços virtuais estejam sujeitos a regras iguais.

E aí, será que teremos que pagar mais caro para utilizar o WhatsApp, Viber e Telegram no Brasil?

Ir para o comentário (80)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
80 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    coyote 07/09/2015 Link para o comentário

    Bom dia, o serviço de cobertura das operadoras de telefonia é péssimo, e caro. As operadoras estão formando um lobby contra o aplicativo que dá de 10 a zero nelas. Devemos nos acostumar com as inovações tecnológicas ou estaremos retornando ao passado, vejamos: Tudo começou na década de 80, quando lançaram os aparelhos de som, famoso 3 em 1, que nos permitia colocar um LP no toca discos e copiar todo seu conteúdo em uma fita K7, já era um indício de que empresas iriam falir, ou não era? Ok, com o advento de internet banda larga, gravador de DVD, torrent, MP3, UBER, muitas pessoas deixaram de lucrar com seus respectivos segmentos empresariais, qual seria então a solução para estas empresas capitalistas? resposta: se conformarem, pois diversas vídeo locadoras também fecharam suas portas, empresas que fabricavam seus discos de vinil também fecharam e centenas de pessoas perderam seus empregos e não utilizem o argumento de que o Brasil deixa de receber impostos, pois os impostos arrecadados são utilizados em quais benefícios para o povo? em nenhum benefício, pois o governo não tem obrigação de transformar os impostos em benefícios, somente as taxas recolhidas devem ser transformadas em benefícios para o povo. Então fica aqui minha orientação: Empresas de vários segmentos, se acostumem, pois está chegando o momento em que vocês terão que fechar suas portas, a tecnologia não pára de crescer a todo instante e é natural que a pessoa escolha a opção mais econômica para continuar em sua rotina diária, evitando gastos desnecessários.

    Thielison Noronha


  • 2
    Vincent Law 03/09/2015 Link para o comentário

    Ué, Facebook não faz agora chamadas também rs


  • Berg Bryan 10
    Berg Bryan 03/09/2015 Link para o comentário

    Td na vida um dia acaba.
    E o roubo das operadoras do Brasil ta ameaçado eles pensavam q iriam nos roubar ater acabar o mundo bem feito #acho eh pouco

    Thielison NoronhaAlexandre Abreu


  • Berg Bryan 10
    Berg Bryan 03/09/2015 Link para o comentário

    Ô dó só lamento p elas os 4meses sem colocar um tostão de credito, viva o telegrama whats viber ...

    Thielison NoronhaAlexandre Abreu


  • 12
    Rapha Assunção 02/09/2015 Link para o comentário

    Quero que a Google e a Apple entram nesse mercado de telefonia pra essas operadoras( que nos exploram a anos com planos absurdos, roubando creditos ) quebrar !

    Thielison NoronhaAlexandre Abreu


  • 2
    Tony Muniz 02/09/2015 Link para o comentário

    Deveria ter mas app como whatsapp essas empresas já basta delas louco pra Google ou apple entra nesse mercado e enterralas de uma vez

    Alexandre Abreu


  • 13
    Thiago da Gama 02/09/2015 Link para o comentário

    eles deveriam melhorar a qualidade dos serviços prestados

    Alexandre Abreu


  • Eduardo Elesbão 3
    Eduardo Elesbão 02/09/2015 Link para o comentário

    Façam o básico:
    Ao invés de liberaram chamadas ilimitadas para a própria operadora. Liberem uma quantidade maior de minutos para outras operadores ou então abaixem o custo da ligação para outras operadoras.
    Façam como em países desenvolvidos. Prestem um serviço de qualidade e isto será o principal motivo para a escolha da operadora. Ninguém mais ficará refém da primeira operadora e a que tem mais clientes no Brasil, a tal V_v_.
    Chega de pagar por roaming. Isto é ridículo.
    O que o Whatsapp faz é exatamente o que ocorre nos EUA. Tanto é que lá ele nem é tão usado, pois pode-se fazer chamadas para qualquer telefone usando sua própria operadora.

    Vejam como funciona nos EUA:
    prepaid-phones.t-mobile.com/simple-choice-prepaid-plans
    www.att.com/shop/wireless/data-plans.html
    Dados ilimitados em todo país.
    Seus dados não usados passam para o mês seguinte.
    Por $10/mes vc liga ilimitado para países próximos (Canadá e México).
    Não gosto de fazer comparações, mas é necessário.

    Alexandre AbreuAdriano ProcinoGeovane BakerRafael


  • 6
    Jean 02/09/2015 Link para o comentário

    olha só quem está pedindo por algo justo, quando nem ao menos os mesmos prestam um serviço justo para nós.

    Alexandre AbreuRafaelTony MunizMarcos MunizWASHINGTON S.Tadeu Sales


    • 13
      Rafael 02/09/2015 Link para o comentário

      Tão só se doendo porque todo mundo tá recorrendo a esse tipo de serviço para mensagens e ligações, e por isso tão saindo no prejuízo, não estão preocupados com qualidade ou sigilo desses mensageiros como dizem. Principalmente porque quase todos usa a criptografia bem avançada, diferente da usada pelas nossas operadoras, tanto que o próprio presidente da Vivo disse uma vez que a segurança usada pelo Whatsapp é tão segura que é difícil até pra polícia monitoras, diferente das usadas nas operadoras, querem que voltemos a pagar absurdos em ligações que sempre caem, pacotes de dados minúsculos, e em mensagens caras.

      Alexandre Abreu


  • Tadeu Sales 16
    Tadeu Sales 02/09/2015 Link para o comentário

    Com a qualidade do serviço de celular, acho que essa peleja tá perdida para as operadoras.
    Por exemplo, faço em média 8 tentativas pra conseguir uma ligação, e um torpedo eu envio agora leva em torno de 4 horas pra ser recebido.
    Queremos comunicação em tempo real, então pra mim, as operadoras não oferecem isso.
    Então, vida longa ao Whats, Telegran e Viber.

    Alexandre AbreuRafaelWASHINGTON S.


    • 13
      Rafael 02/09/2015 Link para o comentário

      Pse, e eles ainda tem a cara de pau de dizer que estão preocupados com a qualidade do serviço desse tipo de mensageiro, que se sai muito melhor sem tanto investimento.

      Alexandre Abreu


  • Josival Sousa 29
    Josival Sousa 02/09/2015 Link para o comentário

    Tá doendo é, tá chorando é
    Todo castigo é pouco, falei que ia ter troco
    Tá doendo é, ta chorando é
    Bem feito, bem feito... (Pablo)

    Alexandre AbreuRafaelTony MunizWASHINGTON S.Tadeu Sales


  • 4
    Natanael de Souza 02/09/2015 Link para o comentário

    Operadoras Visão somente o lucro, péssima qualidade de serviço.
    um pacote de dados que não dura nada...
    Concorrência Desleal, Desleal é a forma que tratam nos usuários..
    #Viva_Wifi

    RafaelMarcos MunizSilvio RogérioWASHINGTON S.Tadeu SalesAlexandre Abreu


  • 7
    luvialca 02/09/2015 Link para o comentário

    1) "O sindicato se diz preocupado com o tipo de serviço que é fornecido por essas empresas, principalmente no que diz respeito ao sigilo de dados e informações do usuário, além da arrecadação de fundos e impostos que viabilizam o progresso da infraestrutura de rede em todo o território nacional".
    A preocupação desse sindicado conosco é tocante, não é?
    2) ..."situando o Brasil entre os países que mais investem em telecomunicações".
    E como é que conseguem fornecer uma das piores telecomunicações do mundo então?!
    3) "o sindicato se diz aberto ao diálogo e menciona que não busca por privilégios para as operadoras brasileiras".
    Nossa...é um sindicato apartidário! Admirável...
    Eles querem que os app's sejam tributados e regulados do mesmo jeito que eles são. Minha ideia é que seja feito justamente o contrário: acabe-se com a regulamentação das operadoras e deixe-se que elas e as grandes empresas de tecnologia se digladiem pelo mercado.

    Jabez SoaresRafaelMarcos MunizWASHINGTON S.Alexandre Abreu


    • 13
      Rafael 02/09/2015 Link para o comentário

      Seu comentário não tinha como representar melhor tudo o que eu pensei enquanto lia a matéria, pena que não posso dar 2 likes


  • 26
    Alexandre Abreu 02/09/2015 Link para o comentário

    QUE TAL acabarem com o MALDITO roaming??? QUE TAL acabarem com a MALDITA "tarifa de interconexão", que faz com que as ligações entre uma operadora e outra sejam cobradas, ao contrário do que acontece em outros países, em que são ilimitadas, seja para celular ou fixo? QUE TAL franquia dados de GB ao invés dos MALDITOS MB para todos??? NO DIA EM QUE PASSAREM A NOS RESPEITAR, MELHORARÃO A SUA SITUAÇÃO!!!

    WASHINGTON S.Richard Araujo


  • 4
    victordiesco 02/09/2015 Link para o comentário

    aff, whatsapp, telegram e outros sao aplicativos que utilizam dados para funcionar, eles nao utilizam a rede da operadora. eles funcionam pela internet, tanto que podemos usar pelo wifi. nao é um servico de voz.
    essas operadoras sao umas fdp.

    RafaelWASHINGTON S.Alexandre Abreu


  • 4
    João Olegário 02/09/2015 Link para o comentário

    O sindicato está vendo o lado deles.eles querem e dinheiro.agora a respeito de bom atendimento e qualidade dos serviços, eu queria que eles mostrassem em números para os consumidores, e provassem que as operadoras prezam pelo seu cliente.... O que vai ser uma missão impossível..
    E se o wattsapp vier a ser uma nova operadora, eu faço a portabilidade.....daí vou juntar o útil ao agradável..

    WASHINGTON S.Alexandre Abreu


  • 26
    Alexandre Abreu 02/09/2015 Link para o comentário

    Não fazem concorrência entre elas NEM nos oferecem qualidade e MUITO MENOS preço justo e AINDA querem "concorrência justa" com os aplicativos??? ME POUPEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RafaelJoão Olegário


  • Matheus Barbosa 18
    Matheus Barbosa 02/09/2015 Link para o comentário

    Plmdds, usamos a internet wifi de operadoras, usamos 3G/4G lixosa, pagamos por tudo isso e sem ter total qualidade e ainda querem tirar isso da gente pra lucrar mais, desisto.

    Rafael


  • 9
    Rodrigo Santos 02/09/2015 Link para o comentário

    É uma piada mesmos. Parece que as empresas de telefonia estão falando delas mesmas e do péssimo serviço que oferecem. A frase a seguir diz tudo: "(...) essas empresas oferecem serviços de voz, vídeo e texto de maneira totalmente virtual, sem nenhuma obrigação de qualidade, cobertura, metas de atendimento ao público, garantia de privacidade e sigilo das comunicações, com reduzidos investimentos, baixa arrecadação e empregabilidade (...)"

    Jabez SoaresRafaelAlexandre Abreu


    • 13
      Rafael 02/09/2015 Link para o comentário

      Também achei um p*ta hipocrisia esse argumento


  • 13
    Thiago Guimaraes 02/09/2015 Link para o comentário

    se bloquearem o whats App ou cobrarem mais caro, ainda temos o whats App + e outros meios pra não dependermos deles.

    Alexandre Abreu


    • Igor G. Park 16
      Igor G. Park 02/09/2015 Link para o comentário

      O Wpp+ não foi descontinuado?


  • Gabriel Dylan 22
    Gabriel Dylan 02/09/2015 Link para o comentário

    Só no Brasil mesmo...

    RafaelAlexandre Abreu


  • Welingthon Bruno C. 10
    Welingthon Bruno C. 02/09/2015 Link para o comentário

    Elas estão reclamando, mais será que quando nós reclamamos elas dão atenção a nossa reclamações

    RafaelAlexandre AbreuMatheus BarbosaWiLLiaM M.Ader MarceloConta desativadaMarlon Melo


  • Igor G. Park 16
    Igor G. Park 02/09/2015 Link para o comentário

    Kkkkkkkkkkkkkkk... Vamos falar disso quando elas forem mais justas nos preços e qualidade nos serviços prestados aos seus clientes. Sintam se no prejuízo assim como muitos de seus clientes.

    RafaelAlexandre AbreuJoão MarcosMarlon Melo


    • 26
      Alexandre Abreu 02/09/2015 Link para o comentário

      PREJUÍZO??? Qual PREJUÍZO??? Elas continuam lucrando horrores no Brasil do mesmo jeito, só que um pouco menos agora!!!


      • Igor G. Park 16
        Igor G. Park 02/09/2015 Link para o comentário

        Realmente cara, mas elas perdem mesmo q seja pouco. E tem q acontecer isso mesmo.

        Rafael


  • 11
    Danilo Cavalcanti 02/09/2015 Link para o comentário

    Mesmo com o whatsapp o lucro líquido das operadoras é astronômico.
    O que mais eles querem?

    RafaelAlexandre AbreuWiLLiaM M.Marlon Melo


    • 13
      Rafael 02/09/2015 Link para o comentário

      Querem mais ainda, quanto a isso elas conseguirem arrancar da gente, melhor pra elas.


  • Sérgio Henrique 30
    Sérgio Henrique 02/09/2015 Link para o comentário

    Sério que eles tiveram a coragem de escrever "qualidade e cobertura" na mesma frase?!?? õ_Ô

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    respira
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quase cai do sofá agora. XD

    RafaelAlexandre AbreuJoão Marcos


    • 13
      Rafael 02/09/2015 Link para o comentário

      Tive a mesma reação cara kkkkkk


  • 11
    Erlon Lima 02/09/2015 Link para o comentário

    Querem concorrência justa?! Pois cada operadora que crie seu APP de mensagem e voz e busque seu lugar frente aos concorrentes. A tecnologia avançou, a internet está mais acessível, e isso mudou o jeito de se comunicar. Quem não inova fica para trás. Aí vai querer chorar?

    RafaelAlexandre AbreuMarlon MeloConta desativadaWelingthon Bruno C.Fernando A.


  • Danilo Cesar 31
    Danilo Cesar 02/09/2015 Link para o comentário

    Mimimi das operadoras;
    Prestem serviços de qualidade, e chorem menos (y)

    Alexandre AbreuMatheus B.


  • Henrique Guimarães 27
    Henrique Guimarães 02/09/2015 Link para o comentário

    "de qualidade, cobertura, atendimento ao público, sigilo de dados e informações"
    Aonde??! Brasil?!
    Parem de xororô, bando de picaretas, políticos safados bancados pela bancada da telecomunicação..

    RafaelAlexandre Abreu


  • Marcos R. 11
    Marcos R. 02/09/2015 Link para o comentário

    É simples!
    Para acabar com essa frescura, basta adotarem login como o Skype e o falecido Windows Live Messenger.

    Quero ver qual vai ser a desculpa.

    Jose


  • 9
    Caio Alves 02/09/2015 Link para o comentário

    reclamam tanto do whatsapp e etc .. mas agr me falem , cade os bons serviços ? sinais de qualidade , internet de qualidade , isso se alguém reclamar eles inventam q e mentira ... Bando de vagabundos.. falo msm ..( dsclpm pelo chingamento )

    RafaelAlexandre Abreu


  • 16
    Vince 02/09/2015 Link para o comentário

    As operadoras não deveriam estar chorar mingar, pois elas motam um cartel e agora não sabem o que fazer, tinham que se unir para criar um serviço competitivo, e não detonar com bolsos de seus clientes.

    RafaelAlexandre Abreu


  • 8
    Ricardo Fachin 02/09/2015 Link para o comentário

    Basta esse cartel formado pelas operadoras cobrar preço justo de seus usuários que todos usariam os seus serviços.
    Agora estão provando do seu próprio veneno, preços exorbitantes com qualidade duvidosa de seus serviços é o que dá.
    Viva todos os serviços messenger e volp , viva Wi-Fi. kkkkkkk

    RafaelAlexandre AbreuRafael OliveiraMatheus B.Israel Santos do GuettoUanderson Dia'z


  • 73
    Jairo rios 02/09/2015 Link para o comentário

    Pelo jeito livre concorrência somente é interessante quando se trata de interesse próprio, ve-se isto nos casos do Uber, Netflix e agora Whatsapp......prestar melhores serviços nada né, a grande reclamona a Vivio é um desastre na prestação de serviços com qualidade..... cobrar por péssimo serviço pode né?

    RafaelAlexandre AbreuFernando A.


  • Eliseu Orion 3
    Eliseu Orion 02/09/2015 Link para o comentário

    esse povo viaja né? como se liga sem internet? e a internet nos smartphones vem da onde se não das operadoras?

    Alexandre Abreu


  • 6
    Renilson 02/09/2015 Link para o comentário

    é muita viagem desses caras, e nós usamos a internet de quem pra usar esses serviços?!!! dos alienígenas?! vsf

    Alexandre Abreu


  • 3
    Dario Campagna Coutinho 02/09/2015 Link para o comentário

    Primeiro essas operadoras tem que oferecer serviços de qualidade antes de reivindicar qualquer coisa.

    RafaelAlexandre AbreuIsrael Santos do Guetto


  • 38
    Douglas 02/09/2015 Link para o comentário

    Daqui a pouco as empresas de Tv por assinatura irão entrar na justiça contra o YouTube e NetFlix,por concorrência desleal ja que distribuem e geram conteúdo por meio virtual sem arrecadar os devidos impostos...
    WTF???

    RafaelAlexandre AbreuWhyatt Earp


    • Gustavo Cavalcante 7
      Gustavo Cavalcante 02/09/2015 Link para o comentário

      Eles arrecadam, mas na minha opinião não é por conta disso. O que as empresas de TV por assinatura reclamam é que a Netflix não realizou as obras de infraestrutura para utilização de serviço, fazendo com que os serviços sejam mais baratos. Absurdo esse argumento, elas que façam TV por assinatura ON DEMAND, não vão mais precisar de técnicos, cabeamentos, centrais, etc.

      Alexandre AbreuDouglas


      • 38
        Douglas 02/09/2015 Link para o comentário

        Sim,Gustavo,mas fiz uma brincadeira no meu comentário,ironicamente soa como uma, esta "posição" no mínimo curiosa deste sindicato e,alias obrigado pelas informações.

        RafaelGustavo CavalcanteAlexandre Abreu


  • 5
    kleber henrique 02/09/2015 Link para o comentário

    esse país realmente não dá !


  • Dyego Petronio M. 18
    Dyego Petronio M. 02/09/2015 Link para o comentário

    Não sei de onde esse sindicato tirou nessa nota que as empresas de telefonias tem obrigações... Só se for com o governo e impostos interligados, porque com o consumidor não existe obrigação nenhuma. É uma vergonha essas operadoras, oferecem serviços a preço de outro, mas entregam o serviço a nível de "ouro de tolo" ou "areia". Já cansei de recorrer a anatel por exemplo em relação a minha banda larga onde pago por uma velocidade "x" e me é entregue menos da metade da velocidade. Eles olham para os próprios bolsos e nunca para o cliente. Estão se roendo pela qualidade do serviço oferecido por esses aplicativos e ainda mais se roendo por ser praticamente de graça. Deviam era se espelhar e dar qualidade ao povo brasileiro. É isso que queremos.

    RafaelAlexandre AbreuGustavo CavalcanteDouglas


    • Gustavo Cavalcante 7
      Gustavo Cavalcante 02/09/2015 Link para o comentário

      Não existe a mínima hipótese de concorrência nesse caso. Os serviços OTT não oferecem serviços de operadoras de telefonia. Quando o Whatsapp e outros começarem a vender internet móvel e serviços de voz sem necessidade de internet, ai sim, teremos uma empresa de telefonia que deverá se adequar em tudo ao que é previsto pela legislação brasileira. Como infelizmente é o caso do UBER, ele presta um serviço idêntico ao de Táxi, mas sem o ônus imposto pelo estado.

      RafaelDouglas


  • 1
    Felipe Manfrin 02/09/2015 Link para o comentário

    Só uma correção ''boba''. No começo da reportagem está escrito ''sindicado'', já no subtítulo, enquanto o correto seria ''sindicato'' como está escrito corretamente logo no começo da reportagem ;) !


  • 3
    Joao Paulo Lima 02/09/2015 Link para o comentário

    Só lamento para essas empresas só acho que não contaram para eles que o whatsapp e do Facebook kkk, se torou

    RafaelAlexandre AbreuIsrael Santos do Guetto


    • Israel Santos do Guetto 3
      Israel Santos do Guetto 02/09/2015 Link para o comentário

      kkkkkkk boa

      Alexandre Abreu


  • 19
    Juliano Locatelli 02/09/2015 Link para o comentário

    Eles tão é preucupados em roubar o consumidor com preços abusivos da Internet no Brasil ainda bem que eu não moro no Brasil mesmo kkkk
    Pelomenos aqui no Paraguay as operadoras tem qualidade e otimo custo X Beneficio algo que o Brasil ta longe de ter


  • Willian Belizario 26
    Willian Belizario 01/09/2015 Link para o comentário

    choooooooooooooooooooooooooooraaaaaaaaaaa operadorass :P
    e outra elas dizem q querem apenas melhorar esse serviços para a satisfação das pessoas.. mas elas se esquecem q quando a gente não consegue fica online oucom má conecção é culpa delas pq a iternet q usamosvem delas , então nada a ver isso , elas deviam toma vergonha na cara isso sim

    RafaelMarcos SilvaWillian BelizarioAlexandre Abreu


  • André C. 21
    André C. 01/09/2015 Link para o comentário

    Detalhe, as telefônicas tanto sabem que não tem "direito" de reclamar que estão correndo ao Ministério das Comunicações e não a Anatel - órgão de Estado responsável pela concessão dos serviços de telecomunicações e que gere os contratos de longuíssimo prazo que garantem as operadoras a certeza de que não terão concorrentes à altura e reserva de mercado.
    Agora, achando pouco, querem controlar o novo produto do concorrente.

    Alexandre AbreuIsrael Santos do Guetto


  • 16
    Igor Pedronni 01/09/2015 Link para o comentário

    Eles estão apenas preocupados com sigilo de dados e informações do usuário. É para o nosso bem gente, tentem compreender. (IRONIA)

    RafaelMarcos Silva


  • 5
    Carlos 01/09/2015 Link para o comentário

    sim, os serviços daí exatamente os mesmos. até porque claro, oi, vivo e tim oferecem serviços de mensagem e voz pela internet. Ligação de whatsapp nunca vai substituir ligações normais, seja pela facilidade, seja pela cobertura. E a cobrança por 3g e 4g de péssima qualidade, cobertura minúscula e velocidades que fazem as lesmas parecerem rápidas, eles não querem melhorar, bem como querem ajuda de outras empresas para o pagamento das redes. sem cabimento. O pedido é claramente de protecionismo dos acomodados, porque é mais fácil pedir pra proibir a concorrência, do que melhorar os serviços.

    RafaelAlexandre AbreuIsrael Santos do Guetto


  • 2
    Gabriel 01/09/2015 Link para o comentário

    Acho muito engraçado esses motivos que as empresas buscam para explicar suas reinvindicações. É quase uma paráfrase com a situação do Uber. Sempre teve parâmetros para ser seguidos, que tambem sempre foi necessário intervenção judiciária para faze-los cumprir pelo oferecido, mas agora que tem outras empresas oferecendo servições tão bom quanto, sem cobrar muito por isso, então eles querem acabar com a concorrência promissora! Em meio disso, a necessidade seria que eles criassem métodos competitivos com tais empresas, e não tentar acabar com elas, isso só demonstra a afirmação de que não são capazes de oferecerem uma concorrência a altura. Que são e sempre foram, claramente irresponsáveis.

    Alexandre AbreuClaudio Junior


  • André C. 21
    André C. 01/09/2015 Link para o comentário

    Isso é conversa fiada de quem quer manter seus lucros astronômicos com as mais caras tarifas de telecomunicações do mundo e, por tabela, excluir a concorrência.
    Nós clientes contratamos com as operadoras serviços de telecomunicações e pagamos o preço por isso. Preço altíssimo que se diga.
    Por parte das concessionárias de serviços de telecomunicações brasileiras ainda viveríamos na era dos d dump-phones ou, na melhor das hipóteses, estaríamos presos a elas por contratos de anos sem fim em troca de smartphones.
    Graças a evolução teleológica -coisa que as telefônicas nada contribuíram - temos computadores portáteis que também fazem ligações telefônicas. Mas as telefônicas querem que pensemos ser o contrário.
    Oras, se querem que os usuários façam ligações ou reduzam seus lucros ou inventem uma máquina do tempo.

    RafaelAlexandre AbreuIsrael Santos do Guetto


  • 8
    Conta desativada 01/09/2015 Link para o comentário

    .......

    Alexandre Abreu


  • Anttonio Netto 20
    Anttonio Netto 01/09/2015 Link para o comentário

    nossa velho, essas operadoras só "pensam" em si próprias! deveriam se preocupar um pouco mais com os consumidores, e oferecer serviços de melhor qualidade!

    RafaelAlexandre Abreu


  • 27
    Conta desativada 01/09/2015 Link para o comentário

    to mudando de pais falo pro seis👋


  • Spike Spiegel 33
    Spike Spiegel 01/09/2015 Link para o comentário

    Por mim as operadoras entram em combustão espontânea e explodem de tanta raiva e inveja!!! Que todos façam MUITAS chamadas de voz com WhatsApp, de voz e vídeo com ICQ e outros similares. Principalmente de WI-FI pra WI-FI deve-se aposentas as ligações via operadoras.

    RafaelAlexandre Abreu


  • 17
    Cido 01/09/2015 Link para o comentário

    agora eu entendo esse ditado:
    "Quem não comparece, abre espaço pra concorrência" kkkk
    esse ditado serve totalmente pra essas operadoras.
    kkkkk

    Alexandre AbreuLukas A.


    • Lukas A. 48
      Lukas A. 01/09/2015 Link para o comentário

      ja ouvi isso, mas de outra forma.
      "quem nao da assistência abre concorrência",

      RafaelAlexandre AbreuAder MarceloCido


  • 20
    Lucas T. 01/09/2015 Link para o comentário

    TODAS as operadoras deveriam criar vergonha na cara, prestam serviços de péssima qualidade, sem exceções. Já tive experiência com Tim, Vivo e, mais recentemente, Claro e conheço pessoas que já tiveram problemas com Oi e Nextel, ou seja, todas são "farinha do mesmo saco", e agora ainda querem arrancar dinheiro dos apps que são tão úteis e prestam serviços muito melhores do que os das próprias operadoras.

    A cereja do bolo foi "O sindicado se diz preocupado com o tipo de serviço que é fornecido por essas empresas, principalmente no que diz respeito ao sigilo de dados e informações do usuário...", simplesmente ridículo e apelativo, são muito caras de pau mesmo. O Telegram, por exemplo, é um dos aplicativos mais seguros que se tem para chats, tem código aberto que já foi auditado várias vezes por especialistas em segurança, ou seja, não cola esse papinho de segurança.

    Resumindo, essa corja de ladrões só quer mesmo ganhar mais dinheiro do que já ganham e continuarem prestando um serviço péssimo ao consumidor, eles querem acabar com a liberdade do consumidor de poder escolher o que usar, normal para um país que quer censurar tudo e todos, aonde os acomodados não ligam para as coisas que vão contra a população e a maioria das empresas e prestadores de serviços querem continuar "mamando na teta" do governo e se lixando para o cidadão (vide Taxistas vs. Uber e agora até Ministério da Cultura vs. Netflix).

    RafaelRafael OliveiraDouglasClaudio JuniorvictorDaniel PaesLukas A.


    • 26
      Alexandre Abreu 02/09/2015 Link para o comentário

      Concordo em quase tudo com você, MENOS em "um país que quer censurar tudo e todos". Me mostre essa censura pois JAMAIS vi tanta liberdade como hoje (vivi a MALDITA época da ditadura se você não sabe). Não concordo também com "Ministério da Cultura vs. Netflix". Pelo contrário, o Ministério da Cultura está e preparando o seu próprio "Netflix": www. gizmodo .uol.com.br/ministerio-cultura-netflix-brasileiro/ - sem espaços


  • Gustavo L. 38
    Gustavo L. 01/09/2015 Link para o comentário

    Simples, abram o mercado pra outras operadoras e deixem que as que estão aqui aumentem as tarifas sobre estes serviços, garanto que não duram mais um ano.

    Alexandre Abreu


  • 13
    Conta desativada 01/09/2015 Link para o comentário

    Eles podem começar cumprindo a parte onde dizem que o serviço deles deve ter qualidade. O 3G, a qualidade das ligações, os preços e o atendimento ao cliente pelas empresas de Telecom no Brasil é uma piada pronta!

    Alexandre AbreuRafael OliveiraClaudio JuniorThiago RodriguesvictorRafael JudiceSérgio HenriqueGustavo L.


  • Guilherme Lourenço 23
    Guilherme Lourenço 01/09/2015 Link para o comentário

    Chega a ser ridículo ler isso das operadoras... Não faz sentido o WhatsApp, viber, Hangouts... Ser operadora, primeiro precisa de conexão de dados para o mesmo...

    Rafael


  • Rogerio Costa 18
    Rogerio Costa 01/09/2015 Link para o comentário

    Querem concorrência justa? O Facebook poderia abrir uma operadora por aqui. Ai eu queria ver. Engraçado, será que as operadoras estão fazendo as mesmas requisições em seus países de origem? Só aqui em banânia é que querem fazer festa com o dinheiro do brasileiro.

    Fernando Bruno M.Claudio JuniorDanilo


    • 12
      Danilo 01/09/2015 Link para o comentário

      Em alguns lugares dos EUA, a Google abriu uma operadora justamente para acabar com esse tipo de problema.

      Gustavo L.


  • 12
    Sandro Klostermann 01/09/2015 Link para o comentário

    O que elas (convenientemente) esquecem é que o tráfego de dados também gera receita pra elas... Os clientes pré-pagos que antigamente colocavam 10,00 a cada 6 meses, agora precisam manter crédito constante para usar o 3g/4g...

    Rafael


  • 10
    Thiago Moraes 01/09/2015 Link para o comentário

    Se elas oferecessem serviços de qualidade nenhum brasileiro reclamaria dessa insatisfação dessas operadoras mas como o serviço de todas é um lixo e os preços absurdos por isso não estamos nem aí com a insatisfação dessas merdas de operadoras que lucram bilhões.

    Guilherme LourençoJosiley Dantas BatistaSandro KlostermannIgor Cardoso


  • Michell Correia 11
    Michell Correia 01/09/2015 Link para o comentário

    Operadoras e suas piadas...fazer investimentos, sempre falam isso e não fazem nada.

    Rafael


  • Igor Cardoso 20
    Igor Cardoso 01/09/2015 Link para o comentário

    Resumindo: oportunismo! Espero que essa tentativa demasiada desesperada das operadoras desça ralo a baixo. Falam tanto em investimento e na prática não é o que vemos, hoje no Brasil contamos com serviços de telefonia móvel totalmente deficiente e ineficaz em alguns casos. Chega ser vergonhoso saber que o 4G só está disponível nas principais metrópoles do país, levando em conta que nem o serviço 3G eles conseguiram aprimorar para a população. Fora os preços exorbitantes que cobram pelos serviços que são uma porcaria em todos os quesitos. Sou totalmente contra essa reivindicação ridícula, essas operadoras precisam de um belo boicote no meio do c* pra aprenderem a parar de tratar nós clientes como se fossemos um nada.

    RafaelClaudio JuniorLukas A.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 01/09/2015 Link para o comentário

    olhando pelo lado das operadoras realmente vejo que sao lesados por causa desses tributos que eles pagam pelo ID (numero usado para se cadastrar em Whatsapp, Viber, Telegram etc...)
    porem olhando mais abertamente é só um ID, com facilidade esse ID poderia ser modificado por outra coisa como e-mail ou apenas nome como ja acontece no Skype, mas pelo numero é muito mais facil conversar entao nao entra nesses planos em questao. bom essa é minha opiniao ;)

    Gustavo L.Rafael

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.