Operadoras são multadas em R$ 22 milhões por bloqueio de internet ilimitada

brasil sim cards operadoras
© nextpit

Há cerca de um mês, noticiamos aqui no site sobre a declaração oficial do PROCON contra o bloqueio de internet móvel realizado pelas operadoras após o limite da franquia ser atingido. Na ocasião, a entidade julgou o procedimento abusivo, já que o cliente contratou o serviço de internet móvel para o seu dispositivo em caráter de fornecimento ininterrupto. Hoje (22/06), o PROCON da cidade de São Paulo, emitiu uma multa avaliada em R$ 22,6 milhões para as operadoras que aplicarem o bloqueio à seus clientes. Confira mais detalhes abaixo.

A multa avaliada em R$ 22,6 milhões foi direcionada para as seguintes operadoras: Oi (R$ 8 milhões), Claro (R$ 4,5 milhões), Vivo (R$ 3,5 milhões) e TIM (R$ 6,6 milhões). A punição foi emitida com base no 6º artigo do Codigo de Defesa do Consumidor, que prevê transparência e informação adequada sobre a alteração de produtos e serviços já estabelecidos. De acordo com o PROCON, o valor estipulado foi definido de acordo com a base de clientes que tiveram seus acessos cortados antes do dia 11/05. Segundo a associação, as homologações da Anatel que tornaram o corte de internet possível ultrapassam as regras e direito do consumidor, que deve denunciar o corte de internet realizado em sua linha através do canal criado pelo PROCON. Veja como denunciar sua operadora em caso de corte da sua internet através do link abaixo:

Os clientes que ativaram novas linhas após o dia 11/05 não terão direito de recorrer ao corte de internet. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados do nordestes estão aguardando por posicionamentos das operadoras acionadas pelo PROCON. As quatro operadoras ainda estão sujeitas à multa estabelecida pela Justiça: R$ 25 mil por dia de descumprimento da liminar.

E aí, você achou a multa do PROCON justa?

Fonte: G1

Ir para o comentário (38)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
38 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    Fabio Ferreira 28/06/2015 Link para o comentário

    a minha NET da tim passou ser cortada. agora recebo a mensagem que a velocidade foi reduzida mais navegação continua.


  • 5
    André Romeu 24/06/2015 Link para o comentário

    Eu duvido que tenham pago kkkk era bom que o valor da multa fosse devolvido em megas de internet ou bônus para os clientes.

    Felipe francelino


  • 10
    Danilo Santana Barboza 23/06/2015 Link para o comentário

    Tá ok, as operadoras foram multadas, e daí? Cadê o dinheiro que eu gastei a mais?


  • 5
    Henrique Silva 23/06/2015 Link para o comentário

    "Os clientes que ativaram novas linhas após o dia 11/05 não terão direito de recorrer ao corte de internet". --- E se fizer apenas uma mudança de plano, mas continuando com a mesma linha?


  • Fabrício Gomez 3
    Fabrício Gomez 23/06/2015 Link para o comentário

    Bobo é quem lê esse tipo de matéria e acha que vai dar em alguma coisa. As empresas vão ficar protocoloando essa multa, depois um dinheiro bem inferior a multa pra morrer o assunto. E nada muda!


  • Edivan 8
    Edivan 23/06/2015 Link para o comentário

    Galera por favor me dêem suas opiniões por favor, queria saber se tenho algum direito de recorrer ao Procon ou algo do tipo:
    Tenho um plano de internet de 1gb para modem(claro que uso no celular mas não vem ao caso) sempre volta à sua velocidade normal dia 25 de cada mês. SEMPRE, mesmo após a redução de velocidade eu conseguia assistir vídeos no YouTube, jogar jogos online, baixar mídias no whatsapp mais rapidamente, inclusive vídeos de 20mb que não é tão fácil baixar com a 3G do Brasil, mas comigo era bem rápido, sempre foi assim, esse era o diferencial de minha internet das outras de outros planos mais baratos, obviamente.
    Mas desde o mês passado após a redução minha internet não tem mais a mesma qualidade, liguei para Vivo (Morta no atendimento) várias vezes. Na primeira vez o suporte técnico disse que era problema no sistema, e após muita conversa no mesmo atendimento ele falou que minha internet só voltaria ao normal após o próximo dia 25. Daí questionei se o problema e só no sistema porque minha internet não pode voltar ao normal após concertarem tal falha no sistema? O que sei e que meu atendimento foi péssimo e o suporte técnico foi meio que esnobe com minhas palavras, e senti ironia quanto a ele concordar com minhas palavras enquanto eu falava, sendo que ele não estava se preocupando em resolver meu problema, e hoje, quase um mês depois minha internet está uma porcaria. Não que não dê pra utilizá-la mas porque já não estou tendo todos os benefícios que eu tinha já citados acima. E outra, meu plano de internet aumento de R$ 52,80 para R$ 59,99 sem aviso prévio por telefone, email, carta, sinal de fumaça... Nada. Não fui comunicado. Ou seja estou pagando por um serviço PIOR e pagandoais CARO. Não foi pra isso que adquiri o plano. (SERA QUE ALGUEM VAI LER? ) Me desculpem se incomodo a alguém e se postei isto no site errado. Enfim, aproveitei que o papo era operadora, e suas injustiças. E obrigado se alguém leu, espero que possam me ajudar com uma opinião lúcida. Pois já perdi a lucidez com meu estresse com a "VIVO".


    • 6
      Felipe francelino 24/06/2015 Link para o comentário

      Anatel neles. Solicite desconto na fatura pois o serviço nao funciona de forma adequada e também estorno do valor pago na fatura por não avisar 30 dias antes...


  • alex oliver 8
    alex oliver 23/06/2015 Link para o comentário

    Bem Feito 👏


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 23/06/2015 Link para o comentário

    tem multar mesmo essas operadoras. ... :/


  • Alberto Alexandre 2
    Alberto Alexandre 23/06/2015 Link para o comentário

    a vivo cortou a minha agora sim...


  • 4
    Lucas Soares 23/06/2015 Link para o comentário

    pega, mereciam mais!


  • Marx Nonato 4
    Marx Nonato 23/06/2015 Link para o comentário

    adorooooooo


  • Rudimar Irgang 1
    Rudimar Irgang 23/06/2015 Link para o comentário

    De que adianta multar e não cobrar. As operadoras nunca pagaram as multas e continuam fazendo o que bem entendem.
    Procurem no CADE.gov.br por calote bilionário e vão entender o que digo.


  • diomar 4
    diomar 23/06/2015 Link para o comentário

    Aqui em MG ainda continua os cortes e ninguém faz nada


    • 5
      André Luiz 23/06/2015 Link para o comentário

      Aquí em Juiz de Fora, a TIM não está cortando!


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 23/06/2015 Link para o comentário

    Bem feito! Bando de ladras!


  • 13
    JP Locutor 23/06/2015 Link para o comentário

    será que o Tim beta volta ao normal? antes a net não reduzida


    • 25
      Alan D. 23/06/2015 Link para o comentário

      Meu sonho o TIM Beta voltar como antes, mas acho pouco provável, infelizmente...


  • F.Brenno 14
    F.Brenno 22/06/2015 Link para o comentário

    finalmente

    Arthur S.


  • 2
    Raquel 22/06/2015 Link para o comentário

    kkkk


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 22/06/2015 Link para o comentário

    Bem feito!!

    Rosane O.Arthur S.


  • Sousa 23
    Sousa 22/06/2015 Link para o comentário

    Dou minha cara a tapa se elas pagarem um centavo.

    José Marco Vilaça


  • 2
    Lino 22/06/2015 Link para o comentário

    Alguém aí sabe se o plano da Tim o TIM BETA vai voltar? ( sem redução)


    • 7
      Victor M. 22/06/2015 Link para o comentário

      Meu tim beta tem 100Megas por 50 centavos mas qnd consomeva net do fk mais lenta, ainda bem...


  • 2
    lucius 22/06/2015 Link para o comentário

    Ontem a claro cortou minha Internet, liguei pra reclamar, eles dizem que estão cumprindo a lei, e agora? Vão continuar a cortar a Internet? Minha linha tem uns 3 anos... O consumidor sempre é o prejudicado!

    Wesley SantosArthur S.


  • 19
    Juliano Locatelli 22/06/2015 Link para o comentário

    O Povo Brasileiro Paga Um Absurdo De Caro Num Serviço De Internet Lixo Principalmemte A Vivo E Eles Ainda Cortão A Sua Internet Ainda Terem Disponivel No Estado Do Parana Um Planinho Meia Boca De 400 MB Por Absurdos 34,90 R$ e De 1GB Por 69 Reais Que Não Da Nem Pro Cheiro..No Prepago..?.Porra Vey É Caro Demais Enquanto Aqui No Paraguay Eu Tenho Esses Mesmos 1GB Por 3,20 R$ Na Personal E Aqui Eles Não Cortão..A Internet Aqui Funciona Muito Bem
    Acorda Brasil Pais De Roubalheira E Com A Internet Mais Cara Do Mundo

    Gustavo Hanemann


    • José Marco Vilaça 16
      José Marco Vilaça 22/06/2015 Link para o comentário

      O cara escreve normal assim chega doer o olho pra ler.


    • Blind 40
      Blind 22/06/2015 Link para o comentário

      Concordo com vc cara.

      Mas uma dica. Não se usa a primeira letra maiculas, somente para nomes próprios (o seu, seu pai, objetos empresas) ou para cidades.

      Dê resto só depois de pontuação (ponto final ou exclamação)

      Fica horrível ler dessa forma. Só querendo ajudar aqui, abs.


    • Pedro 23
      Pedro 23/06/2015 Link para o comentário

      Sem falar nos erros de escrita. Nas primeiras vezes achava teu jeito de escrever um tanto quanto engraçado. Mas a verdade é que isso é péssimo de ler, por que o nosso cérebro está acostumado com a escrita minúscula (correta), dessa forma, ler teu texto para o nosso cérebro é como se ele estivesse em um carro brecando. Em outras palavras isso desvaloriza teu comentário. ;)


  • 17
    Matheus 22/06/2015 Link para o comentário

    AndroidPIT, o Moto X 2013 começou agora a pouco a receber o Android 5.1, e aproveitando... Tem alguma notícia nova sobre a atualização do S5 mini?


    • 6
      fabhitZ 22/06/2015 Link para o comentário

      infelizmente nós que somos os consumidores acabaremos pagando indiretamente por isso. Não vejo motivo pra rir.


    • 17
      dener santos 22/06/2015 Link para o comentário

      morçoooo o senhor está no fórum errado 😒😒


  • 13
    Eduardo Duh 22/06/2015 Link para o comentário

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk Ai como eu to Feliz,agr aqla atendente d merda q falo comigo lambe o chão,pq eu falei q tds ia denuncia no procom e eles tava fud...por cancelar a minha e a net d mts u.u.


  • Edson Silva 7
    Edson Silva 22/06/2015 Link para o comentário

    R$22 milhões? Bahh... isso é café pequeno para as operadoras.


  • Guilherme Lourenço 23
    Guilherme Lourenço 22/06/2015 Link para o comentário

    8 milhões na oi eita kkkk a Oi nunca cortou a Internet kkk mas tá bom né kkkk importante é não cortar a Net


    • Rodrigo 8
      Rodrigo 25/06/2015 Link para o comentário

      Pois pague 10,00 para a internet mensal
      Use todo o pacote e tente usar no outro dia pra vc ver ;). Pelo menos estava assim, estou no Oi galera agora


      • 6
        Felipe francelino 25/06/2015 Link para o comentário

        Na Oi da pra usar já fiz o teste mesmo após bloqueio fica funcionando ainda. Mais o importante é so ter os 9,90 do pacote apos acabar a franquia senão eles te cobram a mais por isso: 1,00 real diário se tiver ativo ou seus créditos.


    • 6
      Felipe francelino 25/06/2015 Link para o comentário

      Verdade! Quando eles bloqueiam ainda da pra usar mas o bom e que não tenha mais créditos e sim so o valor da franquia seja ela semanal ou mensal na operadora Oi.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.