O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
20 Compartilhados 2 Comentários

Operadoras rebatem: não é falta de planejamento, são as antenas!

 

Agora é a vez das operadoras explicarem o motivo de tanta reclamação. Ontem as vendas de planos de voz e dados pela Claro, Oi e Tim foram suspensas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como o primeiro passo para obter melhorias no setor. A decisão entra em vigor no dia 23 de Julho, na próxima segunda-feira, mas as operadoras já se manifestaram e colocaram a culpa na burocracia para a construção de antenas que pode chegar a até três anos.

Apenas no primeiro semestre de 2012, foram registrados mais de 78 mil atendimentos nos Procons do país relacionados à telefonia móvel, um dos motivos é a alta taxa de crescimento das vendas de dispositivos móveis no país que não condiz com o suporte das operadoras. Estas, por sua vez, são dependentes de “concessões de licença para a construção de antenas de celular e o uso do solo para a passagem dos cabos ópticos”. Será que a questão é meramente burocrática ou é a real falta de planejamento das teles?

Na visão do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, a falta de cálculo das operadoras gerou a atual situação:

“É fruto de um erro de cálculo. Descasaram o arrojo dos planos com a infraestrutura. Houve uma falha das empresas. Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé, ou má fé, não é responsabilidade nossa. A empresa é punida pelo próprio mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir (…) Invista, ou não venda”, afirma Alvarez.

Por que isso aconteceu agora? Em 2013, teremos a Copa das Confederações e, em seguida, a Copa de 2014, o Brasil está desenvolvendo, assim como EUA e alguns países da Europa, como a Alemanha, a própria tecnologia 4G. É claro que o governo quer aproveitar estes dois eventos mundiais para vender o próprio peixe. Entretanto, para oferecer a cobertura 4G, cada operadora terá de construir de três a quatro antenas para obter a mesma cobertura que hoje é oferecida por uma antena 3G. Sentiram o drama?

Enquanto esperamos as cenas dos próximos capítulos desta novela, abaixo segue um infográfico publicado pela Folha de S.Paulo, com a posição de cada uma das companhias punidas pela Anatel:

Imagem topo: emas1.com

Infográfico: Folha de S.Paulo

 

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi