O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
169 Compartilhados 72 Comentários

Essas são as palavras que apenas os veteranos em Android entenderão

Você já notou a cara dos seus amigos e da sua família quando você começa a falar sobre o Android de uma forma um pouco mais profunda? Na maioria das vezes, eles fazem aquela cara de paisagem, sem entender uma patavina do que você está dizendo. E selecionamos cinco palavras do mundo do "robô verde" que ilustram perfeitamente essas situações.

AndroidPIT flagship smartphones 4039
Mas o que raios você está falando? / © ANDROIDPIT

Topo de linha

O que há de errado com essa palavra? Nada...na minha opinião! Mas algumas semanas atrás, eu estava jantando em um restaurante chinês com dois amigos e, tão logo eu soltei esse termo os olhos deles se arregalaram. E eu comecei a rir. Aparentemente, para quem não se interessa pelo mundo dos smartphones, "topo de linha", "mid-range" ou "modelos de entrada" não querem dizer muita coisa.

Eu não sei se é coincidência ou não, mas meus amigos eram donos de iPhones. Mas, meu irmão, que tem um Samsung S6, também teve a mesma reação quando disse que estava indo à Londres para cobrir o lançamento do P9, o novo "topo de linha" da Huawei. Seus emojis enviados no WhatsApp disseram tudo. 

AndroidPIT best smartphones 11
Topo de linha é um termo normal quando falamos de smartphones bons, não?/ © ANDROIDPIT

Root ou "rootear": aqui as coisas se complicam

Um outro amigo, proprietário de um Samsung Galaxy S3, ocasionalmente, me pede dicas de quando seu aparelho apresenta problemas. Não compreendo como ele consegue se entender com um aparelho com processador dual-core, apoiado por 1GB de RAM e que cujo sistema parou no Android Jelly Beam. 

E uma certa noite, em meio a essa processo de consultoria, resolvi perguntar: "Por que você não 'rooteia' o telefone?". A resposta: "Roo...o que?". Nesse caso, devo admitir que realizar o processo de root de um smartphone Android é algo mais complexo até para os mais iniciados no SO do Google. Na verdade, quando expliquei ao meu amigo que rootear o aparelho significa dar o acesso de "super usuário" a quem o executa, com direito a uma série de otimizações e customizações, ele continuou meio sem entender. 

Mas aí eu passei o link que se vê logo abaixo. Ele leu e entendeu melhor o processo. Mas já confessou que não se vê "rooteando" o seu amado S3. 

android root apps teaser hero nexus 5
Rootear o que?!/ © ANDROIDPIT

Launcher

Você já iniciou a conversa com alguém menos entendido de Android sobre launchers? Quando comentei com meu namorado que estava pensando em instalar o Nova Launcher no meu telefone, ele me perguntou: "Mas qual é a função disso? Serve para fazer o upload de alguma coisa e torná-la online? ". Estão vendo com o que eu tenho de lidar... 

Ele também é, infelizmente, um feliz proprietário de um iPhone, mas, por força da minha insistência, pode se mudar em breve para um Android. Para os fãs do SO do Google, pode parecer um absurdo alguém não saber o que é um launcher. Mas, para muitos, a possibilidade de usar esses pequenos softwares que reorganizam a interface do telefone e melhoram a experiência de uso, ainda é desconhecida. 

AndroidPIT best apks lmt launcer 1
Launcher: tente explicar os benefícios dele os donos de iPhone.../ © ANDROIDPIT

ROM

Normalmente, os menos "letrados" em Android acham que ROM e RAM é a mesma coisa. O fato é que eles ignoram a existência do ROM, essas imagens do sistema presentes nos dispositivos que rodam sistemas operacionais, aplicativos e outros dados. 

Um dos elementos que caracterizam o Android é o fato de ser um sistema open source (código aberto), portanto, editável em todos os aspectos. Aqueles que querem otimizar seu dispositivo e dar-lhe um novo visual, mais cedo ou mais tarde, terão de enfrentar esse termo. Você pode instalar em seu telefone pacotes alternativos para a versão mais pura do Android ou melhorar o seu desempenho descartando o bloatware e concentrando-se em constantes atualizações. 

pac rom
"ROM, RAM...não é tudo a mesma coisa?", perguntam os leigos / © ANDROIDPIT

Overclock

Para os não-iniciados em Android, esse termo também passa completamente batido. Na verdade, trata-se de um procedimento que permite que você coloque o modo "Turbo" no seu smartphone, aumentando a frequencia do processador acima do limite indicado. 

Nesse caso, eu não posso culpar aqueles que não sabem o significado deste termo. Para ser honesto, ele sequer é usado frequentemente, mesmo pelos usuários mais experientes do Android. Mesmo assim, o processo de overclock fica mais fácil de compreender quando você explica aos leigos que esse procedimento faz com que o telefone fique mais rápido do que ele já é. 

ANDROIDPIT How to speed up your phone
Overclock: o termo é difícil, mas os benefícios são reais/ © ANDROIDPIT

E que outros termos "puramente Android" você conhece?

Os comentários favoritos dos leitores

72 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi