O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 19 Compartilhado 3 Comentários

Panasonic KX-PRX150: o telefone fixo com Android

À primeira vista, o Panasonic KX-PRX150 se parece com um smartphone dos primórdios do Android. Mas por trás de seu aspecto um tanto ultrapassado, está uma combinação inovadora: telefone fixo e smartphone num único aparelho. Fiz um teste do híbrido.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
1102 participantes
amazon2
Conheça o Panasonic KX-PRX150. / © AndroidPIT

Menos smart, mais phone

Com essa combinação de telefone fixo e celular, a companhia japonesa não pretende conquistar a vanguarda tecnológica. Ela visa um público-alvo mais velho e tradicional, para quem a linha fixa é tão ou mais importante do que o celular, e que usa um smartphone sobretudo para fazer ligações (menos smart e mais phone).

Esse destaque à telefonia se reflete na interface do aparelho: em sua homescreen já se encontra o aplicativo de telefone fixo, e por ele podem ser acessadas as funções mais importantes de um telefone caseiro: ligação interna, lista de chamadas e secretária eletrônica. Na barra de status também é mostrada essa função dupla, e as chamadas recebidas nas duas linhas são mostradas separadamente.

A conexão

A conexão do telefone com as redes é muito simples: como em qualquer smartphone, basta inserir o cartão SIM. Para a linha fixa, é preciso conectar a base com um roteador ou com a tomada de telefone.

amazon2
O aparelho, seu dock e a base. / © AndroidPIT

O sinal da linha fixa aparece automaticamente se o aparelho estiver na área de alcance da base. Dessa forma, ele funciona tanto com DECT quanto com 3G. A qualidade de ligação é boa em ambas as redes.

A força das duas redes

Essa função dupla tem muitas vantagens: a lista de endereços fica disponível tanto para o telefone fixo quanto para o celular; emails, dados do calendário e redes sociais podem ser acessados pela linha fixa; inversamente, é possível acessar a secretária eletrônica com o smartphone e escolher a tarifa de linha fixa mais barata. Para toda ligação, você pode escolher entre linha fixa ou móvel.

amazon2
Para toda ligação você pode escolher entre linha fixa ou celular. À esquerda, a opção "Ligação por: linha fixa ou O2". / © AndroidPIT

Na linha fixa, o aparelho usa o padrão DECT (Digital Enhanced Cordless Telecommunications) e com isso oferece uma rede muito mais estável do que o Wi-Fi.

Ideia interessante, aparelho fraco

As especificações técnicas do PRX150 não impressionam. A tela de 3,5 polegadas tem a resolução de 480 x 320 pixels. A câmera traseira de 2 MP simplesmente não tira boas fotos.

amazon2
Câmera muito fraca. / © AndroidPIT

Também o processador MT6575 de 1 Gigahertz da Media Tek já é um veterano, e a memória RAM de apenas 512 MB não ajuda. Esses dados se fazem sentir no uso. Frequentemente em meu teste o aparelho apresentou atrasos e pequenas falhas. A bateria com capacidade de 1.450 mAh não se destaca, mas dá conta do recado. Como sistema operacional, o híbrido da Panasonic traz o Android 4.0.4.

amazon2
A pequena tela de 3,5 polegadas. / © AndroidPIT

Especificações técnicas

  Panasonic KX-PRX150
Sistema Android 4.0.4
Tela 3,5 polegadas TFT LCD, 480 x 320 pixels, 165 ppi
Processador MediaTek MT6575, 1 Gigahertz
RAM 512 MB
Câmera 2 MP (traseira), 0,3 MP (frontal)
Bateria 1.450 mAh
Dimensões 116 x 61 x 13 mm
Preço 199 Euros (aprox. R$ 642,00)

Conclusão

O PX150 apresenta uma boa ideia. Ainda não havia um aparelho que unisse um telefone fixo e um celular. Infelizmente, porém, os dados técnicos não convencem, e tornam o uso do aparelho como smartphone muito problemático. A Panasonic acertou ao menos na estratégia de mercado, e vende o dispositivo como um telefone fixo com funções de smartphone. Só mesmo dessa forma, como telefone fixo, é que o PX150 se destaca.

Nota: ainda não há indicações de que o aparelho seja posto à venda no Brasil.

O que você achou dessa ideia?

19 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Este aparelho teria como ser programado como telefone wi-fi, ou seja, programar um ramal VoIP neste aparelho ao invés de ter uma linha fixa ou celular? Tenho central baseada em Asterix e gostaria de utilizar alguns destes aparelhos como ramais de minha central.

  • Há mais de um ano procuro por um aparelho fixo com Android... A Motorola arriscou dois protótipos (modelos HS1101 e MBP2000PU) que não chegaram ao mercado. Agora apareceram o Panasonic KX-PRX120 e o Sagemcom Alium. Mas o conceito deste KX-PRX150 realmente me faz querer por as mãos em um com pelo menos 2 ramais (KX-PRXA15)... Pena que parece ter sido lançado somente no mercado alemão.. Já que aparelhos como esse nunca vem ao Brasil espero conseguir importar um. Assim substituo meu Gigaset SL400A e seus ramais.

  •   28

    Ora...como um telefone fixo esta otimo.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi