O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
76 Compartilhados 38 Comentários

A Panasonic está usando o toque humano para transferir dados

Smartphones modulares, óculos de realidade virtual, assistentes movidos pela inteligência artificial, dispositivos vestíveis e baterias explosivas são algumas das tecnologias que fazem parte do nosso dia a dia. Quando eu achava que nada mais poderia me surpreender nesta semana, eis que a Panasonic demonstra um sistema de comunicação no qual podemos transferir dados de uma pessoa para a outra através do toque.

Durante uma apresentação na CEATEC, no Japão, a Panasonic mostrou algumas das novas tecnologias que vem desenvolvendo. Entre elas está o que a empresa chamou de Human Body Communication Device ou "o uso do corpo humano como dispositivo de comunicação". 

No vídeo abaixo, vemos como o protótipo funciona. Usando a tecnologia comunicação de campo elétrico é possível mover informação de objeto para objeto, de humano para humano ou mesmo de humano para objeto. Para que a transferência de dados ocorra, é preciso que haja contato entre humano e humano, por exemplo. E claro, é necessário que se carregue um dispositivo com a informação digitalizada, que servirá de fonte, como um relógio, por exemplo.

Podemos transferir dados de uma pessoa para a outra através do toque

A ação é praticamente a mesma que temos hoje no uso do NFC nos nossos celulares para transferir imagens ou endereços eletrônicos. Ah, e claro, é uma técnica de transmissão de dados sem fio.

Usando este dispositivo como fonte da informação, seria possível abrir a porta de casa sem necessidade de chaves, ou destravar o carro ao tocar na porta. Ou ainda tocar na sua Smart TV para lançar o álbum da sua banda preferida no Spotify assim que você chega em casa. Tudo irá depender, claro, da informação armazenada no dispositivo que você estiver carregando, muito parecido com as tags de NFC, mas neste caso, usando como meio o toque humano.

De acordo com a Panasonic, o fato da informação estar sendo transmitida através do corpo e pelo ar, este recurso é mais seguro do que qualquer outra técnica do gênero. Sinceramente, depois de assistir a este vídeo, tive esperança em um novo potencial de desenvolvimento para nossos smartwatches:

E aí, você vê potencial nesta tecnologia?

Fonte: Panasonic

Os comentários favoritos dos leitores

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi