O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 13 Compartilhado 9 Comentários

Para ganhar isenção, smartphones devem ter apps nacionais

Na quarta-feira, o Ministério das Comunicações publicou portaria sobre as regras para isenção fiscal de smartphones produzidos no país. A partir de 10 de outubro, eles deverão vir com 5 apps desenvolvidos no país, número chegará a 50 até dezembro de 2014.

android brasil
Apps braileiros serão obrigatórios. / © InsideTechno

Os aplicativos deverão ser de duas categorias: aplicativos gerais ou indicados pelo Ministério, e deverá incluir apps de diferentes categorias: educação, saúde, esportes, turismo, produtividade e jogos, sempre em português brasileiro. Todos os indicados na lista terão que ser desenvolvidos no Brasil, o que significa que foram concebidos por pessoa física residente ou jurídica estabelecida no Brasil.

Os apps poderão vir pre-instalados no aparelho, disponibilizados durante a configuração inicial do telefone ou através de uma aplicação embarcada, que terá uma lista com os links dos apps disponíveis para download. Além disso, os telefones não podem custar mais de R$1 500,00 e devem vir com um sistema operacional que possibilite o desenvolvimento de apps por terceiros.

Bem, provavelmente teremos telefones com bastante armazenamento interno, porque 50 apps embarcados + os do sistema operacional + os da fabricante + os da operadora = muitos apps no seu smartphones que nunca serão utilizados.

Concordam com a política do MinC para incentivar o desenvolvimento de apps nacionais?

9 Comentários

Escreva um comentário:
  • desistalo tudo... kkk.. espero que náo tenha q fazer root

  • Mais interessante seria se o governo bolasse um meio de fazer com que as fabricantes fizessem não só os smartphones mais também todo tipo de eletrônicos aqui em nosso país, só assim teríamos um smartphone barato. Mas essa ideia de 50 apps não vai dar certo.

  • Legal... Pense no caso da linha Galaxy da Samsung... se contar com as coisas que a Samsung inventa de por no telefone, ele fica com 9gb libre pra uso, imaginem só com 50 apps obrigatórias instaladas... vai ter uns 4gb e olhe lá ¬¬ Como sempre, o governo brasileiro fazendo merda... desse jeito o pais nao vai pra frente ¬¬

  • Acredito que o incentivo ao mercado nacional deve ser com redução de impostos e propaganda para que os usuários possam conhecer o produto nacional e querer adquirir.
    De nada adianta empurrar aplicativos inúteis que nunca vão ser utilizados e só ficarão ocupando espaço no telefone. Darei preferência aos aplicativos nacionais desde que eles atendam às minhas expectativas.
    A idéia de reduzir o preço do smartphone desde que possua 3 ou 4 aplicativos nacionais e até interessante, mas eu acho que mais que isso já seria demais.

  • So usar uma rom stock de outro pais que resolve. Ida bem que uso Nexus

  • vou desinstalar tudo kkkk

  • Eu não chego a 50 apps que eu mesmo escolho e baixo.
    Eu não gosto da ideia de perder uma quantidade tão grande de memoria com apps que outros escolheram pra mim.

  • só espero que seja possível desinstalar e liberar a memória caso venham instalados porque pegar um aparelho assim melhor comprar caro e livre disso, fico pensando é no Nexus @.@ tão doidos 50 apps, smartphone do governo? :p

  • Creio que o mais usado será o link para download, mais o que falta no Brasil não é desenvolvedor e sim incentivo, como em tudo por aqui.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi