O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhados 4 Comentários

Por que eu parei de usar meu laptop?

Você já se fez esta pergunta? Antes de comprar um smartphone, quantas vezes acontecia de chegar em casa e ligar o laptop no quarto, na sala ou na cozinha para assistir um filme, ouvir música ou mesmo jogar? Antes de sair de viagem, a única coisa que não poderia ficar em casa era o notebook, certo? Aliás, muitas pessoas compram este dispositivo móvel para isso. A questão é, e agora, depois de um smartphone, quantas vezes você repetiu estas ações? Assim como eu, você também pode fazer parte desta estatística, qual? A de que aos poucos vamos abrindo mão de computadores e laptops para atividades cotidianas em prol do uso de smartphones. Confira o relato do nosso colega russo Yan Matusevich, quem sabe até o final da leitura você se reconheça na história dele:

"Ainda me lembro da emoção de ter o meu mais novo PC laptop à venda na Best Buy apenas uma semana antes de começar a faculdade. Foi um presente dos meus pais, um pedaço resistente de multi-tarefas que sobreviveu a centenas de horas de trabalho intenso, chamadas de vídeo do Skype e atuou como DJ móvel, oferecendo a trilha musical para muitos desconhecidos da faculdade. Já faz mais de dois anos desde que eu me tornei um usuário febril de smartphones - e apesar de já ter comprado um laptop novo, eu repentinamente percebi que mal toquei no meu laptop nos últimos meses.

Enquanto meu antigo laptop (extremamente pesado) dos meus tempos de faculdade está jogado em algum lugar no meu armário (ainda totalmente funcional, posso acrescentar), o meu novíssimo laptop, que comprei como um presente da graduação da faculdade, está ocioso em minha mesa. Por dias. Em apenas quatro anos, meus hábitos de uso de computador fizeram uma volta de 180 °, mas por quê?

A ascensão do smartphone. Com a compra do meu primeiro smartphone, por volta de 2009 - o T-Mobile G1 - uma pequena parte de mim relacionada aos hábitos de uso do meu computador morreu. E com cada novo smartphone que adquiri ao longo dos anos, parte de mim tem crescido exponencialmente - e minha relação íntima com o meu laptop foi destruído no processo.

Com o tempo, a quantidade de serviços e programas que uso diariamente foi reduzido a um pequeno número de ferramentas essenciais que atendem às minhas necessidades de computação: o Gmail, Facebook, Google Docs, Twitter, YouTube, Netflix e Spotify. Com o meu smartphone Android, eu tenho um aplicativo dedicado para cada um destes serviços, permitindo-me fazer todas estas operações. Claro que não podemos simplesmente comparar um telefone a um computador portátil em termos de tamanho da tela, mas de alguma forma venho me acostumando a trabalhar em uma tela menor. Recentemente comecei a assistir episódios das minhas séries favoritas no meu celular. Inferno, estou entregue ao fato de assistir alguns filmes de longa-metragem em uma tela de 4,3 polegadas - algo que os meus pais e muitos dos meus amigos têm dificuldade em entender.

Claro, meu Android provavelmente está acabado com a minha visão, mas pelo menos uso tudo em um só lugar. Eu posso baixar tudo que eu preciso do Google Market. Quando me vi jogando GTA III no meu Android, percebi que, mesmo em termos de jogos, j[a tinha sido fisgado completamente pelo meu telefone móvel.

Então, será que realmente preciso do meu computador? Exceto para processamento de texto. Ao contrário do meu primeiro computador, o meu novo é praticamente inútil. As música que ouço hoje em dia vem de serviços de streaming como o Spotify ou está armazenado na nuvem. Eu perco meu tempo lendo meu Twitter e feeds do Facebook via aplicativos para o meu telefone, em vez de ficar olhando para a tela do computador. Praticamente todas as minhas fotos são tiradas e editadas com a ajuda de meus Apps de imagens para smartphone.

E as coisas só estão se movendo mais rapidamente nessa direção. Graças à inovação de algumas companhias aéreas, eu mesmo comecei a usar meu smartphone como um cartão de embarque. Por causa do mobile banking para eBay - me tornei um viciado por excelência em smartphones, como se tivesse sido como o amor que sentia pelo meu laptop de vários anos atrás.

Os tempos estão mudando, e eles estão mudando mais rápido do que poderia imaginar. Se alguém tivesse me perguntado se os PCs estariam a caminho da extinção há 3 anos, eu teria chamado de louco. Assim, meu laptop está deitado preguiçosamente sob a minha mesa, rejeitado, solitário, abandona do e sem esperança!"

Esta é a história do Yan, mas super cabe na minha e talvez na sua também. Se você concorda ou discorda deste ponto de vista deixe um cometário falando sobre a sua experiência com o seu smartphone.

4 Comentários

Escreva um comentário:
  • Depois que os celulares evoluíram, os notebooks e laptops ficaram meio que obsoletos. Hoje em dia a maior parte das coisas que eu fazia no notebook eu faço no celular que é muito mais prático.

  • Só tenho usado meu notebook na faculdade em casa uso para baixar alguns arquivos ou tarefa mais complexa que o smartphone não se adapte tão bem, de resto faço quase tudo no celular.

  • Ainda uso meu PC para jogar, e somente isso.

    No meu caso o que matou meu uso no PC não foi o smartphone (ele já estava arruinando mais não ao ponto que estou agora), foi minha Tablet, tela 8" com um tamanho ótimo para vídeos, som stereo frontal (o que melhora a qualidade em uns 900%).

    Simplesmente se pudesse jogar Skyrim e League of Legends na Tablet meu PC estaria aposentado agora!

  • bom eu virei um astrólogo tenho tudo em matéria de lua horóscopo e tempo do dia etc..
    mais o gps que e fora de série enfim muito obrigado todos...

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi