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Quem é você no mundo digital? DM9DDB delimita 5 perfis digigráficos

Imagem: dm9ddb.com.br

A DM9DDB é uma das agências de comunicação mais importantes, senão a mais importante, do Brasil. Só para se ter uma ideia, ela já foi premiada em Cannes como a agência do ano em duas ocasiões. Dentre as grandes empresas e marcas brasileiras, a DM9 é responsável pela campanha publicitária do Itaú ou da Bohemia, por exemplo. Um dos filmes mais interessantes feitos em 2010 foi, sem dúvida, o convite à inspiração que a Brastemp faz a seus consumidores.  O interessante em citar a Brastemp é lembrar que alguns slogans criados por agências publicitárias tornam-se quase que "ditos populares" ou "gírias". Quem é que não entende o que alguém quer dizer quando fala: "Ela é bonita, mas não é uma Brastemp"?

Porém, a relação entre as agências de publicidade e o público (ou consumidores para os clientes das agências) não é uma rua de mão única. Aquelas são, também, influenciadas pelos comportamentos e demandas do público. Sendo assim, fazem minuciosa pesquisa de mercado, buscam traçar o perfil do consumidor do presente, compará-lo com o do passado e projetar as suas demandas no futuro. O vídeo que vocês verão a seguir é justamente o estudo que a DM9 fez para saber como é o perfil das pessoas que vivem num mundo tão digitalizado como o nosso e como essas pessoas se comportam diante das mudanças, um turn over cada vez mais intenso, pelas quais temos passado. Não são perfis demográficos, mas perfis digigráficos.

O que a DM9 tirou de conclusão é que a digitalização foi democratizada de tal maneira que não pode ser mais vista como um fenômeno que afeta poucos. Faz parte, ao contrário, do mainstream. E isso significa gente de todas as idades, de diferentes níveis de renda e, uma novidade, com diferentes graus de intimidade com as ferramentas digitais (smartphones e tablets estão nessa, claro). Não temos mais a classe (pobre ou rico), o sexo (homem ou mulher) ou a idade como critérios de classificação de grupos. Os três novos critérios são:

  1. Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida
  2. Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais
  3. Quanto os recursos digitais servem para moldar a sua própria identidade

E esses critérios leva-nos a 5 perfis digigráficos. Cada um deles mudou e se comporta de maneira diferente diante dos novos recursos da tecnologia. Ei-los:

  • Imersos: tiveram parte de sua identidade definida pela tecnologia
  • Ferramentados: recorrem à tecnologia para ferramentar suas tarefas, mas não a idolatram
  • Fascinados: querem parecer modernos e tecnológicos
  • Emparelhados: a tecnologia é fundamental para por em prática os projetos da vida
  • Evoluídos: o universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat

Dentre os perfis digigráficos apresentados, no qual você mais se encaixa? Ou você se acha uma mistura de alguns deles? Gostaríamos muito de saber sua opinião. Afinal, nós também nos preocupamos com os nossos usuários. 

Assista abaixo o vídeo da DM9. Nele você poderá ter mais informações sobre os 5 perfis digigráficos citados acima.

Link para o vídeo

Fonte: Canal do YouTube da DM9DDB

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