O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 Compartilhados 2 Comentários

Apps invasivos são evitados por mais de 50% dos usuários

Quantas vezes você desistiu de instalar um aplicativo por causa das permissões? Permissão para ler e enviar mensagens de texto, permissão para conectar à sua rede de Internet para saber sobre a sua localização... Uma pesquisa realizada pela Pew Research Center & American Life Project revelou que mais da metade dos usuários de aplicativos móveis desinstalam ou evitam determinados apps por preocupações sobre a forma como a informação pessoal é compartilhada ou coletada pelo aplicativo.

Ao todo, 88% dos adultos norte-americanos possuem telefones celulares, destes, 43% afirmam baixar aplicativos. Segundo o levantamento relacionado aos usuários de aplicativos, 54% deles decidiram não instalar um aplicativo quando descobriram a quantidade de informações pessoais que ele precisava compartilhar para ser usado. E, 30% dos usuários desinstalam aplicativos nativos do celular, porque perceberam que estavam recolhendo informações pessoais que não desejavam dividir.

Quando relacionados em conjunto, 57% de todos os usuários desinstalaram aplicativos ou se recusaram a instalá-los por preocupações sobre ter de partilhar alguma informação pessoal.

Grande parte das vezes permitimos este tipo de invasão, especialmente por ignorarmos a forma com a qual nossos dados podem ser utilizados. Porém, com o avanço do mercado de smartphones e a disponibilidade de aplicativos cada vez maior, os desenvolvedores terão de rever permissões de acesso dos apps ou então verão seu trabalho mofar no market, pois um comportamento de 57 % de rejeição em prol da privacidade de dados me parece um alerta.

Sobre a pesquisa: os resultados apresentados fazem parte de uma pesquisa com 2254 adultos (acima de 18 anos) entre Março e Abril de 2012. A amostra total possui uma margem de erro de 2.4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Voltando a pergunta inicial, quantas vezes você desistiu de instalar ou desinstalou um aplicativo por causa das permissões?

Imagem: blog Nosso Assunto

Fonte: Pew Internet

2 Comentários

Escreva um comentário:
  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    12/set/2012 Link para o comentário

    Valeu pela dica do NetQin Mobile, Doom!

  • Pra ser sincero,eles nunca coletariam algo importante sobre mim. Existem saídas também, tipo bloqueando o app com um farewal para que ele não colha informações, no entanto,alguns apps precisam mesmo dos seus dados senão não funciona de forma correta. Isso é um pouco assustador, saber que dados seus estão sendo enviados sabe la pra quem. O Ideal é bloquear todos os apps que fazem isso,e alem do mais nunca ter coisas importantes no Android, tipo números de senha e tals. Eu uso senhas mas duvido alguém descobrir,pois são criptografadas por mim mesmo,ou seja,uso códigos inexistentes para minhas senhas de banco,as quais só eu sei decifrar. As fotos da família ficam sempre num servidor e zipadas com uma senha. Alguém pode baixar,mas terá de saber a senha pra descompactar. Enfim, tem muitas opções, o melhor é se garantir,e eu uso um NetQin Mobile que da mesmo uma certa proteção, impedindo qualquer aplicativo de se conectar,ou todos caso deseje. Em todo caso,é necessário alguns apps fazerem isso,senão não funciona direito.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi