O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
90 Compartilhados 34 Comentários

Veja como é fácil alterar as permissões de aplicativos no Android 6.0 Marshmallow

Quando você baixa algum aplicativo da Google Play, você lê e analisa as permissões que está concedendo a ele? Muito provavelmente, não. A maioria esmagadora dos usuários, ansiosa por testar logo o novo aplicativo, simplesmente clica em “Aceitar” na hora de baixar o app. Isso mudou desde o Android 6.0 e até o momento foi mantido no Android N. Neste artigo mostro uma maneira fácil de revisar estas permissões e alterá-las.

Se você é um leitor do AndroidPIT, talvez já esteja cansado de saber que essa opção existe. Contudo, o Android Marshmallow é recente e, assim que o seu celular receber o update, acredite, você vai agradecer ter lido esta matéria.

Assim, vamos ao que interessa. Para ver e editar as permissões dos apps instalados em seu celular, abra as configurações do aparelho e depois toque em “Aplicativos”, que se localiza na seção “Dispositivo”. Em seguida, toque no ícone de uma engrenagem que se localiza no canto superior direito da tela e, por fim, toque em “Permissões do app”.

permissoes android 1
Acessando as permissões dos aplicativos / © ANDROIDPIT

Desta forma, suponhamos que você queira ver quais aplicativos têm acesso à sua localização. Basta tocar em “Local” para ver a lista de aplicativos que podem saber a sua localização atual. Ao lado do nome de cada app, há um botão que “liga e desliga” esta opção.

Se você não quiser que determinado app tenha acesso à sua localização, basta encontrá-lo nesta lista e desligar esta opção. No exemplo abaixo, desligamos a capacidade do Chrome de saber a nossa localização. Faça a mesma coisa com as demais permissões.

permissoes android 2
Desligando a capacidade de localização do Chrome / © ANDROIDPIT

Entretanto, esta tela mostra apenas os aplicativos instalados em seu celular. Se você quer ter um controle ainda mais profundo sobre as permissões do sistema, é possível visualizar os serviços do sistema que estão ativos em seu smartphone.

Para isso, toque nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e, em seguida, toque em “Mostrar sistema”. Pronto! Isso vai exibir todos os serviços nativos do Android que possuem algum tipo de permissão em seu aparelho.

permissoes android 3
Mostrando as permissões também dos serviços do sistema / © ANDROIDPIT

Até agora, mostramos como você pode revogar as permissões de vários aplicativos ao mesmo tempo. Porém, é possível também revogar as permissões de um único aplicativo, visualizando todas as áreas do sistema em que ele atua.

Para isso, volte novamente às configurações do celular, toque em “Aplicativos” e escolha o app que você deseja analisar. No nosso caso, escolhemos o Chrome. Agora é só ver as áreas em que ele atua e revogar a permissão de onde você desejar.

permissoes android 4
Analisando as permissões individuais de cada app / © ANDROIDPIT

Essas são as principais maneiras de revisar a permissão de todos os seus aplicativos. É importante fazer isso periodicamente, afim de manter um certo nível de privacidade e segurança de seus dados. Vimos que o processo inteiro não toma mais do que 15 minutos de seu tempo.

E então, costuma analisar todas as permissões que você concede aos seus aplicativos?

34 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi