O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
972 Compartilhados 147 Comentários

Tô fora! Não instale nenhum desses apps no seu smartphone

A Google Play Store é a maior loja de apps do mundo, e infelizmente nesse caso a quantidade de apps não é sinônimo de qualidade. Alguns dos aplicativos não cumprem o que prometem, outros querem apenas o seu dinheiro e outros ainda podem lhe fazer mal. Veja abaixo os serviços que não merecem o seu download!

Aplicativos obscuros que prometem mais bateria

Todos nós queremos mais autonomia para os nossos dispositivos. Esse desejo é tão grande que alguns usuários estão prontos a acreditar em todas as promessas de apps mal-intencionados. Existe toda uma indústria de aplicativos que prometem, através de um dínamo integrado, a recarga do seu smartphone apenas sacudindo-o.

Também existem apps que prometem o carregamento através do toque dos seus dedos na tela, e por fim alguns serviços prometem transformar seu dispositivo numa verdadeira usina de energia solar (sem falar nos apps que prometem a função de carregamento rápido para dispositivos mais antigos - na verdade trata-se dos famigerados task killers, que nunca poderão substituir uma característica de hardware).

androidpit battery low 1
A Play Store tem milhões de apps que podem prejudicar o seu smartphone mais que ajudar / © AndroidPIT

O Google já começou sua faxina na Play Store, eliminando muitos apps dessa espécie, mas essa verdadeira erva daninha é difícil de ser erradicada. Milhares de usuários caem nessas armadilhas e pagam para baixar tais aplicativos, perdendo dinheiro e, o que é pior, concedendo muitas vezes permissões abusivas aos serviços.

Aplicativos de antivírus inúteis

Aplicativos de antivírus para Android dão o que falar, e muitos duvidam da utilidade mesmo dos serviços mais sérios e conceituados. Independentemente disso, alguns apps que prometem proteger seu dispositivo simplesmente não entregam o serviço.

AndroidPIT virus 1
Alguns apps que prometem proteger seu dispositivo podem não entregar o serviço / © AndroidPIT

Um bom exemplo é o NQ Mobile Security & Antivirus. À primeira vista trata-se de um aplicativo sério, com boa avaliação na Play Store e mais de 30 milhões de usuários. A pegadinha só descobrimos mais tarde: depois de baixado, esse app passa a cobrar pela atualização do seu banco de dados de vírus.

Sim, é isso mesmo - sem pagar a proteção prometida apresenta lacunas após poucos dias, até se tornar absolutamente inútil. Não falamos aqui de funções extras, pelas quais seria legítimo pagar. Trata-se aqui de uma função básica de um app de antivírus.

Aplicativos de desfragmentação

Em um primeiro momento podemos pensar tratar-se de um serviço plausível, pois todos nós conhecemos o problema de acúmulo de artigos inúteis em nossos antigos computadores. “Desfragmentação” era uma verdadeira palavra mágica para acelerar a performance de um aparelho.

Mas esse infelizmente não é o caso com os SSDs (Solid State Drives), os discos rígidos dos nossos laptops modernos e também dos smartphones, que usam a memória flash.

androidpit sd card 2
A desfragmentação na verdade prejudica a memória do seu smartphone / © AndroidPIT

A memória flash funciona de maneira diferente, podendo acessar com a mesma velocidade qualquer parte do drive, de forma que a fragmentação não representa um grande problema. Uma questão realmente séria é a reutilização de setores individuais da memória, pois quanto mais usado, pior é a performance do SSD. Isso significa que a desfragmentação na verdade prejudica e não otimiza a memória do seu smartphone.

Detetores de mentira, apps de raio-X e companhia

Verdade ou mentira, a eterna dúvida. A ciência moderna desenvolveu técnicas métodos para tentar identificar uma mentira, mas os aplicativos infelizmente não estão entre eles. Aplicativos detetores de mentira, gratuitos ou não, se baseiam apenas no acaso para julgar uma frase como verdadeira ou falsa.

Alguns apps prometem analisar a sua voz pelo microfone, seu rosto através da câmera frontal ou o medidor de frequência cardíaca, mas tudo isso não tem base científica alguma.

absurd apps hero
Três apps absurdos / © Samsung, LG, Sony, porrassoft, ATXproIT, Angelo Gizzi, ANDROIDPIT

O mesmo vale para os apps de raio-X, programas que alegam usar as câmeras dos smartphones como aparelhos de raio-X. Eles são baixados aos milhares, grátis ou não, e todos devem ter em conta de que se trata de uma brincadeira.

Mas ainda não foi tudo. Que tal apps que prometem traduzir o choro de um recém-nascido? A vontade de se comunicar melhor com os filhos deve mesmo ser muito grande, pois um app como o Baby Translate já foi baixado por mais de 50.000 pessoas. E apesar de não cumprir o prometido, o aplicativo ainda conseguiu uma média de 3,3 estrelas na Play Store.

Aplicativos de lanterna duvidosos

Nos últimos tempos, aplicativos de lanternas não contam com uma fama muito boa. Com efeito, o app Brightest Flashlight Free se mostrou um gigantesco disfarce para coleta de dados em forma de uma lanterna aparentemente inofensiva.

novomototeaser
A lanterna do seu Android não precisa de tanta promessa para funcionar / © AndroidPIT

Apesar de toda a atenção da imprensa, o app ainda existe na Play Store, continua recolhendo informações como a localização dos usuários da sua lanterna e vendendo esses preciosos dados para anunciantes.

Qual aplicativo você se arrependeu de ter baixado?

Os comentários favoritos dos leitores

147 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi