O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 63 Compartilhado 18 Comentários

PlaNet: o sistema do Google que identifica onde você tirou suas fotos

Uma equipe liderada por Tobias Weyand, um engenheiro sênior de software do Google, conseguiu desenvolver um sistema de Inteligência Artificial bem interessante (ou assustador, dependendo do ponto de vista). Isso porque ele consegue identificar os locais onde você tirou suas fotos, sem que você precise dizer. 

Batizado de PlaNet, o funcionamento do sistema é simples: ao identificar uma foto, ele analisará pixel por pixel dela e passa a comparar seus dados com outras 90 milhões de imagens geoposicionadas que estão armazenadas em seus banco de dados. A partir daí, o software passa a cruzar referências, detalhes e padrões da sua foto para identificar o local onde ela foi registrada, mas com incrível precisão.  

PLANET
PlaNet: sistema de inteligência artificial útil ou "dedo-duro"? / © MIT Technology Review

No primeiro teste do PlanNet, o sistema conseguiu identificar o país onde uma foto foi tirada em 28,4% dos casos; e na hora de “descobrir” qual o continente, o nível de precisão foi de 48%. Parece pouco, exceto por um detalhe: na época a plataforma tinha apenas 2,3 milhões de imagens em seu banco de dados. Agora, com 90 milhões de imagens, espera-se que o índice de acertos suba consideravelmente. 

Weyland e sua equipe ainda não divulgaram uma data de quando o PlaNet estará disponível ao grande público. Mas um software desses acoplado ao Google Maps ou ao software de câmera do Android cairá muito bem em nossos smartphones. 

E aí, o que você achou do PlaNet? Ele será bem útil nas suas fotos ou vai funcionar como um “dedo-duro” mobile? 

 

18 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi