O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
131 Compartilhados 89 Comentários

Pokémon GO: o que está evoluindo de verdade não são os seus Pokémons

O menor elogio que podemos dar ao Pokémon GO é que ele é o jogo do momento. Não fomos os únicos a dedicar vários artigos ao game de realidade aumentando, mas praticamente todo mundo passou horas na internet pesquisando sobre os pokémonstros. Agora, no entanto, quero abordar o fenômeno de outra perspectiva.

Em primeiro lugar, quero focar na evolução dos smartphones. A situação atual será, no futuro, um marco para os jogos. A ideia desse artigo não é julgar se isso é algo bom ou ruim, mas explorar o assunto.

A evolução dos smartphones e a comunicação

Existem muitos modos pelos quais os smartphones mudaram as nossas vidas. Precisamos verificar continuamente o telefone e estar sempre conectados para receber o incessante fluxo de informações.

Usamos nossos smartphones para receber respostas e avisos sobre várias tarefas diárias. Pense nos compromissos, planos, pesquisas... A era da comunicação nos tornará mais sucintos? Só o tempo dirá.

A chegada do Pokémon GO: os smartphones e a vida real

A menos que tenha passado os últimos dias embaixo de uma pedra, já ouviu falar de Pokémon GO e sabe que é um jogo de ralidade aumentada para Android e iOS. O objetivo é encontrar e capturar Pokémons movendo-se fisicamente pela cidade.

Muitos se referem ao game como "aquele que finalmente me fez sair de casa". Direta ou indiretamente, ele é uma alternativa aos jogos que fazem com que os usuários fiquem horas plantados no sofá. O Pokémon GO é, ao menos, uma boa desculpa para sair de casa.

AndroidPIT pokemon go 8902
Pokémon GO: um jogo que dispensa apresentações / © AndroidPIT

Comunicação sim, mas solitária

Já é algo normal comunicar-se com amigos pelo WhatsApp, mas nas últimas semanas, se tornou normal também sair de casa para caçar pokémons ao invés de sair com os amigos. Estamos em contato constante com o mundo, mas solitários, encarando constantemente a tela do smartphone.

Bom ou ruim, isso não importa, a interação está sempre mudando e sempre haverá prós e contras quanto às mudanças de comportamento. Pessoalmente, me parece interessante ao invés de rompermos certos hábitos, seguimos sempre pelo mesmo caminho.

A criatividade não é o principal critério da criação

Pokémon é famoso há muitos anos, e agora se tornou símbolo de uma geração. Oferecer um título conhecido foi, sem dúvida, uma escolha estratégica: o interesse pela realidade aumentada somado aos fãs existentes de Pokémon garantiram o sucesso da Niantic. Além disso, o jogo é simples e intuitivo. O que mais se pode querer?

Isso é a representação perfeita da época em que vivemos: não é necessário ser criativo para ter êxito, somente é necessário combinar elementos emocionais com as necessidades dos usuários.

facebook reactions
Os emojis de sentimentos do Facebook / © Digital Trends

A emoção no centro de tudo

As emoções são um elemento chave na atualidade. As encontramos em diferentes meios de comunicação: imprensa, televisão, internet, ... pode-se citar aqui as novas reações do Facebook. Em um mundo onde a falta de comunicação real está sendo paradoxalmente compensada pelo aumento da comunicação virtual, esse fenômeno não surpreende. A exteriorização dos sentimentos é mais fácil em uma plataforma virtual do que cara a cara.

Apesar de o jogo em questão não ser diretamente responsável, vale a pena assinalar as consequências trágicas que observamos hoje em dia. Desde incidentes "menores" até possíveis acidentes. O maior problema é que nem todos conseguem controlar-se e jogar com moderação, prestando atenção ao seu redor.

Resumindo, o Pokémon GO reflete diferentes elementos de nossa sociedade e, particularmente, confirma a importância das emoções na vida social e econômica. Só o tempo poderá revelar as consequências dessa evolução.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lucas Goncalves Cardoso Silva há 3 meses

    Ninguém liga :)

  • Rafael Risse há 3 meses

    Acho que as pessoas reclamam muito.. Se acham superiores aos que jogam, com comentários "vá ler livro" "prefiro "namorar"" isso e aquilo.. Ninguém é obrigado a jogar, nem eu a ser contra os seus pensamentos, porem eu trabalho, estudo, sou casado, faço atividades, vejo tv, internet, e ainda jogo, minha esposa faz as mesmas coisas e também joga, antes nunca íamos em parques (moramos em Curitiba, tem vários aqui) e agora fomos nos últimos dois final de semana, andamos bastante, se divertimos, não dizem que o melhor emprego é trabalhar e se divertir, porque o melhor descanso não pode ser, brincar e se divertir? Tanto eu como ela jogamos e muitas pessoas família toda também, é legal pessoas falando com as outras, dando dicas, coisa que antes para falar só se fosse por Whattsapp, é esse tipo de comentário, vendo a coisa com olhos de deboche que tudo que chega aqui é ridicularizado. Respeitem quem joga e também a mídia de fazer ou não matérias sobre o assunto, queira ou não, de 10 pessoas, umas 8 jogam, se eles querem alcançar leitores a hora é agora.

  • Deivis Schuman há 3 meses

    E essa exaltação ai brother? Tu faz parte do Grupo Exaltasamba? ^^
    Mas concordo na parte do tempo livre! As pessoas precisam ler mais!

  • Phelipe Breves há 3 meses

    Só acho que as pessoas precisam dosar as coisas, tem gente morrendo por conta do jogo, não é bem assim que a banda toca.

89 Comentários

Escreva um comentário:
  • Chato essa parada de nego fica criticando quem joga ou deixa de jogar.. Cada um usa seu telefone da forma que quiser. Mas garanto que quem tem opinião contrária não foi lá ajuda compra o aparelho então joga quem quer... E foda se o resto

  • Gente participem do grupo Pokémon Go no WhatsApp: 11 96765-4211

  • Eu saiu com meus amigos, não gastamos nada e nos divertimos. Sim é divertido pois o jogo se tornou um complemento dos planos para o final de semana e sem gastar um real, existe muita coisa gratuita em são paulo e fomos explorar enquanto jogávamos pokémon.
    Tem muita gente que critica por criticar sem olhar direito para o que o game pode gerar.

  • kkkkkk
    Quanta treta este artigo esta gerando, estou só lendo e rindo.

    :-D

    • 32

      Mais engraçado é ver que quem procura a treta são as pessoas que dizem pros jogadores irem procurar o que fazer.

      • Tipo, eu testei o game e talz, achei a ideia legal, mas não é para mim. Não tinha algo que me prendia ao game. Simplesmente desinstalei e fui viver minha vida. Se o povo gosta, e se é a nova sensação do momento, só significa que estamos em um mundo de diversificação de gostos né, e isto é excelente...se todos fossemos iguais, viveríamos na mesmice entediante e chata.
        Bobeira ficar brigando.

        :-D

      • 32

        Também testei, Elerson! Ainda cheguei a ficar com ele durante pouco mais de uma semana. Agora eu acho ridículo é uma galera vir dar lição de moral sendo que, como eu comentei mais embaixo, a maioria delas deve viver enfiada com a cara nas redes sociais e fica pagando de moralista hipócrita aqui. Como você disse bem "estamos em um mundo de diversificação de gostos", mas nem por isso devemos ser hipócritas, porque, retificando mais uma vez algo que eu disse mais cedo, no fim das contas quem jogo é "igual" a quem passa o dia com a cara enfiada nas redes sociais, o que mudou foi só a prioridade.

  • Passa o tempo e o povo tá ficando mais besta!
    Como um jogo desse vira moda?

  • Pokémon GO está sendo o Orkut de hoje em dia. Enquanto as pessoas ficarem na "febre" será bem ridículo. Mas ao mesmo tempo ninguém consegue negar a importância da falecida rede social, assim como do jogo de realidade aumentada.
    Acho que o povo consegue se lembrar da era do Orkut, quando as pessoas ficaram fascinadas por essa rede social e tudo era isso. Ela teve muitos prós e contras, ajudou a definir muita coisa no "universo social" da internet e, como tudo na vida, teve o seu fim. Deixou um "legado" (positivo e negativo) que vemos em tantos sucessores por aí.
    Acredito que Pokémon GO será algo similar, guardadas as devidas proporções. Mas como foi na época do Orkut, hoje as pessoas vivem nos extremos, idolatrando ou excomungando o jogo. Uns dizem "coisa idiota! gente burra!", outros "nunca na história da humanidade um jogo trouxe tanta interatividade entre as pessoas! Glória ao Pokémon GO!" e alguns são do time "Jogo/não jogo e você não tem nada com isso!".
    Fazendo uma comparação bem tosca (porque não?) é como as pessoas que frequentam academia. Uns fazem por lazer. Outros por necessidade (médica ou psicológica). Até aí nada demais. Mas quando se exercitar passa a tomar conta de todos os aspectos da vida do indivíduo ou, pior, quando essa pessoa começa a perder a noção do que está fazendo - fazendo exercícios até não aguentar mais, tomando anabolizantes, etc - então algo que seria saudável e/ou lúdico passa a ser um vício/problema.
    E eu? Não jogo por um simples motivo: nunca fui fã de Pokémon. Nem quando criança assistia as animações e/ou jogava os video games. Também não curto a série de TV Game of Thrones. E não como jiló. Será que tenho problemas? Certamente.

  • repetitivo , chato, entediante dxa eu jogar meu vainglory no sofá q ganho mais kkkk

  • Oque esta chamando a atenção da galera é esse nome " REALIDADE AUMENTADA" isso que faz o povão baixar o POKÉMON GO.. vai acabar achando é um POKÉ-ASSALTANTE pra levar seu DISPOSITIVO de 4,3,2,1 mil reais..
    #LargaDisso

  • Cada um utiliza seu smartphone da forma que quiser, temos liberda de pra isso, porém, quem reclama, responda a seguinte pergunta: Veio a essa notícia via redes sociais? Se sim, não tem moral alguma para falar NADA do que está na rede. 😘

    • eu acompanho o site diariamente nao uso redes sociais por privacidade , '' Cada um utiliza seu smartphone da forma que quiser, temos liberda de pra isso'' sim mas aqui expomos opiniões intao nao venha dar moralzinha

  • Eu não baixei e nem tenho interesse em baixar, mas quem baixou problema é dele. Tô nem aí. Gosto cada um tem o seu.

  • Só pq POKEMON é um sucesso mundial, seja o GO ou a linha principal, muitos metem o pau....... E quando vão postar, não só aqui, nos jornais, na midia em modo geral, que o FACEBOOK, Whatsapp entre outros, pode causar sequestros, pedofilia e por ai vai. Até pq o FACEBOOK por exemplo, é o meio mais fácil para atingir as pessoas, pois sabem que os alienados não sai da rede social, novamente, seja a página que for.. Não entendo essa pegação no pé, se as redes sociais, bate papo privado, são piores e mesmo assim, não postam sobre isso, não estou dizendo que seja só aqui..

  • Acho que as pessoas reclamam muito.. Se acham superiores aos que jogam, com comentários "vá ler livro" "prefiro "namorar"" isso e aquilo.. Ninguém é obrigado a jogar, nem eu a ser contra os seus pensamentos, porem eu trabalho, estudo, sou casado, faço atividades, vejo tv, internet, e ainda jogo, minha esposa faz as mesmas coisas e também joga, antes nunca íamos em parques (moramos em Curitiba, tem vários aqui) e agora fomos nos últimos dois final de semana, andamos bastante, se divertimos, não dizem que o melhor emprego é trabalhar e se divertir, porque o melhor descanso não pode ser, brincar e se divertir? Tanto eu como ela jogamos e muitas pessoas família toda também, é legal pessoas falando com as outras, dando dicas, coisa que antes para falar só se fosse por Whattsapp, é esse tipo de comentário, vendo a coisa com olhos de deboche que tudo que chega aqui é ridicularizado. Respeitem quem joga e também a mídia de fazer ou não matérias sobre o assunto, queira ou não, de 10 pessoas, umas 8 jogam, se eles querem alcançar leitores a hora é agora.

    • criticas e criticas não eh achar superior eh falar a vdd , eh ate pra alertar como esse jogo eh sem graça[ ficar andando aleatório tem graça ?] e ruim e sem historia , ja jogou pokemon[ os antigos jogue em emuladores e verá como eh bom jogar] ?? jogo a 20 anos cara e esse eh uma porcaria so faz sucesso mesmo por causa da realidade aumentada , intendo vc mas aqui eh uma democracia todos tem direito de expor sua opinião , vc tem q respeitar a minha opinião como eu respeito a sua , intao não quer ser criticado nn critique fazendo esses testamentos como a vida fosse linda sem violência quando vc for assaltado verá como ira mudar as opinioes

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi