O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.181 Compartilhado 160 Comentários

Como o Pokémon Go ganhou meu coração em menos de 24 horas

A Nintendo fez uma parceria com a Pokémon Company e a Niantic e o resultado foi um game multiplayer de realidade aumentada baseado na localização dos usuários. O Pokémon Go está disponível em apenas três países, mas já virou febre no mundo inteiro. Saiba como, sem nem mesmo conseguir baixar o aplicativo através da Play Store, já estou até comprando "pokécoins" dentro do app e caçando pokémons pelo parque da cidade.

Caso você não tenha identificado ainda, a Niantic é a agência responsável pelo jogo Ingress, um game para Android que mistura características de MMO (Massive Multiplayer Online), RPG e interação com o ambiente, através de realidade aumentada.

Opinion by Camila Rinaldi
A única coisa que você vai querer saber é: you gotta catch'em all!
O que você acha?
50
50
990 participantes

Se o Ingress tinha uma pegada mais séria e cheia de suspense, o Pokémon Go é muito mais diversão e descontração. A ideia é procurar, capturar, lutar e treinar pokémons que estão "soltos" pelo mundo. As criaturas aparecem em lugares públicos e os jogadores podem interagir através de batalhas.

Por que o Pokémon Go vale o download?

Porque é divertido e possui um excelente atrativo: objetivos razoáveis. Do alto dos meus 33 anos, não me imaginava saindo do trabalho e, no caminha até em casa, sacar meu smartphone para caçar pokémons. Dada a natureza do meu trabalho, aliás, podia até  dizer que estava testando um aplicativo para escrever a respeito. Mas não, eu estava era me divertindo um monte e conhecendo detalhes do trajeto que faço todos os dias ao ir para casa.

caca ao pokemon
É bem divertido achar um Pokémon pelo caminho / © ANDROIDPIT

Além de ser divertido e contar com objetivos bem definidos, Pokémon Go é fácil de jogar, intuitivo e usa basicamente os gráficos do Ingress, mas simplificados. Você pode montar seu personagem, assim como em um jogo de console,sendo que as cinematics são bem simplórias, mas a interação é rápida e você sabe muito bem o que irá levar.

Apesar de meu celular estar configurado para o Português, o game começou em Inglês. Para meus colegas alemães e espanhóis, no entanto, o jogo começou automaticamente nestes respectivos idiomas.

Porém, o que me chamou a atenção foi ver o consumo de dados e de bateria que o Pokémon Go consumiu em pouco mais de 30 minutos de uso. É claro que o download não veio da Play Store, mas, ainda assim, esta seria praticamente a primeira vez que um APK vindo de terceiros tenha consumido tanta energia. Mas, pensando bem, esse pode ser o principal motivo. 

pokemon consumo dados
O consumo de energia assusta um pouco / © ANDROIDPIT

Confesso que queria ter jogado muito mais. Porém, este é um game que se joga em movimento, logo, precisaria andar pela cidade para conquistar um grande número de pokémons. Por este motivo, ainda não consegui chegar ao nível 5, que desbloqueia o multiplayer e dá acesso às academias para o treinamento dos meu personagens. Logo, ainda terei algum tempo de diversão pela frente.

Agora, uma coisa é certa, com o Pokémon Go, no final do dia, a única coisa que você vai querer saber é: you gotta catch'em all!

pokemon conquistas
O objetivo é achar o maior número de Pokémons possível / © ANDROIDPIT

Como baixar o Pokémon Go no Brasil

Pokémon Go está disponível, por enquanto, apenas nos EUA, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Contudo, baixando o APK através de sites de terceiros como o APKMirror, é possível rodar o game. Apesar de aparecer na Play Store, o título não poderá ser baixado no Brasil neste momento. Entretanto, compras dentro do app já são possíveis.

pokemon compras in app
Não é possível baixar pela Play Store, mas as compras em app estão ativas e não são baratas / © ANDROIDPIT

Tentei entrar em contato com os desenvolvedores do aplicativo para saber mais sobre os motivos que levaram as empresas parceiras a não liberar o jogo de forma global, mas, infelizmente, não recebi resposta. Entretanto, olhando para o sucesso deste anúncio, deu para notar que Nintendo conseguiu errar em mais um lançamento. Até parece não ter aprendido com o Miitomo.

O que ainda está por vir

De acordo com o que foi anunciado meses atrás, ainda podemos esperar o lançamento de um dispositivo Bluetooth chamado Pokémon Go Plus. Esse item é um pequeno aparelhinho que parece uma mistura de uma pokébola com um símbolo de localização do Google Maps, em que o usuários poderá utilizá-lo como pulseira ou como PIN. Quando algo acontecer no game - como um pokémon selvagem aparecer próximo ao treinador - o Pokémon Go Plus pode vibrar ou acender um LED para avisar.

pokemon plus go
O Pokémon Go Plus / © Polygon

E aí, você já testou o joguinho? Que tal?

1.181 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

160 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi