O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 121 Compartilhado 20 Comentários

Pokémon GO e suas permissões: o que você realmente precisa saber!

Quantos aplicativos você deixou de usar por causa das permissões exigidas? Você já deve ter se deparado inúmeras publicações na sua linha do tempo referentes às permissões do jogo Pokémon GO, certo? Bom, aplicativos populares como o Facebook, o WhatsApp e Telegram também precisam de permissão para usar a câmera, o microfone, ler suas mensagens de texto e outros. Agora, você já parou para pensar até que ponto as permissões do Pokémon GO são tão diferentes dos demais apps do mercado?

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
1100 participantes

A primeira coisa que você deve saber é que existem algumas permissões obrigatórias para poder jogar o Pokémon GO, tais como o acesso à câmera do aparelho, ao GPS e à conexão de internet (plano de dados ou Wi-Fi). Além disso, para começar a usar efetivamente o app, é preciso indicar seu nome e email, pois para dar início à brincadeira, você precisará de uma conta do Clube do Pokémon ou no Google.

Vale lembrar que logo que a Niantic, desenvolvedora do game, disponibilizou o jogo para iOS, uma falha grave de segurança permitia ao Pokémon GO ter acesso a todo o conteúdo de email dos usuários cadastrados com uma conta do Google. Contudo, a empresa informou que o problema já foi solucionado e que nunca acessou ou usou tais informações dos usuários.

AndroidPIT pokemon go outside test 14
Antes de sair por aí oferecendo acesso aos seus dados, dê uma olhada na real necessidade das permissões exigidas pelo app / © AndroidPIT

Tabela comparativa de permissões

Usando o Galaxy S6, rodando com Android 6.0 Marshmallow (API  23), baixei o Pokémon GO, o Facebook, o WhatsApp e o Telegram, com o objetivo de comparar como tais serviços executam o pedido de acesso às informações dos usuários em seus aplicativos. Para minha surpresa, os aplicativos mais usados no país usam uma política de permissão que, na medida do possível, respeitam a privacidade dos usuário para que estes consigam fazer um uso mínimo dos serviços.

Facebook Install on Google Play Telegram Install on Google Play WhatsApp Messenger Install on Google Play

Abaixo, você confere quais são as permissões exigidas para o uso destes quatro aplicativos a partir do momento em que você lança o app pela primeira vez no seu celular. Que fique bem claro que, nesta tabela, relaciono apenas as permissões exigidas durante as primeiras configurações. Assim, entre o WhatsApp e o Telegram, faço uma distinção:

  • O Telegram exige que você adicione primeiro o seu país e o número do seu celular, para a partir daí, começar o pedido de permissões do app;
  • Já o WhatsApp, primeiro pede a permissão para acesso dos seus contatos, fotos, mídia e arquivos para então pedir que você faça o login no serviço. Na minha opinião isso é menos invasivo, visto que se você não quiser oferecer tais permissões, já pode parar a configuração do app neste momento, sem ter que oferecer seu número de telefone ou o país em que você mora.
  Pokémon GO Facebook WhatsApp Telegram
Câmera Sim - - -
Contatos Sim - Sim Sim
Conteúdo das Mensagens - - - -
IDs do aparelho Sim - - -
Localização Sim Sim - -
Memória Sim - Sim Sim
Modelo do aparelho Sim - - -
Monitoramento de atividades no app Sim - - -
Número do celular - Se você fizer login usando o número do telefone - Sim
Operadora ou provedor de internet - Se você fizer login usando o número do telefone - Sim

As permissões do Pokémon GO explicadas

Olhando para a tabela acima, parece realmente assustar ter que dar tanto acesso ao um aplicativo para começar a usufruir dele. Sim, todas as exigências do jogo são feitas antes de você sequer ter uma conta, o que, seguindo a minha lógica do WhatsApp, é mais coerente do que ter que fazer com que o usuário crie uma inscrição em um serviço que talvez não queria usar por conta dos acessos exigidos.

Pokémon GO Install on Google Play

Mesmo na página oficial de melhores práticas para o uso de permissões para apps que usam a máquina virtual Runtime, do site Android Developers, percebemos certo esforço do Google em pedir aos desenvolvedores que informem o usuário o mais rápido possível sobre qual tipo de acesso seus aplicativos irão necessitar quando estiverem em uso:

"Em alguns casos, uma ou mais permissões serão absolutamente necessárias para o uso do seu app. Fará todo o sentido pedir por todas elas no momento em que o aplicativo for lançado pela primeira vez."

Além disso, preciso dizer que nesta tabela comparativa, apenas o Pokémon GO oferece uma experiência com realidade aumentada. Se colocarmos o novo app da Niantic ao lado do seu antecessor, o Ingress, por exemplo, o jogo muda.

Ingress Install on Google Play

Apesar do Galaxy S6 rodar com o Marshmallow (API 23), o Ingress ainda não usa o módulo de permissões mais moderno e, por causa disso, todas as permissões necessárias são dadas de uma vez só no momento do download do app. Assim, se você está acostumado, como eu, a dar permissões de forma individual, pode até clicar rapidamente no pop-up de permissões que aparece na Play Store na hora em que você clica no botão "instalar". Neste momento, sem querer, você deu acesso total ao app:

Ingress premissoes pokemon go
O fato de alguns aplicativos ainda usarem o módulo antigo de permissões, faz com que tenhamos ainda duas formas de aceitá-las: geral ou individual / © AndroidPIT

Neste sentido, o Pokémon GO é menos invasivo que o Ingress. Contudo, as necessidades de acesso às informações dos usuários é basicamente a mesma, com a exceção do uso da câmera pelo Ingress. Na tabela abaixo, você confere como aplicativos da mesma categoria possuem basicamente as mesmas permissões:

  Pokémon GO Ingress
Câmera Sim -
Contatos Sim Sim
Conteúdo das Mensagens - -
IDs do aparelho Sim Sim
Localização Sim Sim
Memória Sim Sim
Modelo do aparelho Sim Sim
Monitoramento de atividades no app Sim Sim
Número do celular - -
Operadora ou provedor de internet - Sim

Uso da sua localização

A exigência do acesso à sua localização é essencial para o uso de realidade aumentada, afinal de contas, o jogo é baseado no local em que o usuário se encontra, certo? Isso fica bem claro já nos Termos e Serviços e Política de de Privacidade do Pokémon GO:

"O app é um jogo baseado em localização. Nós coletamos e armazenamos informações sobre a sua (ou do seu filho autorizado a jogar) localização quando você (ou criança autorizada) utiliza o app e passa a tomar ações no jogo que utilizem os serviços de localização disponibilizados para você (ou para criança autorizada) no sistema operacional do dispositivo móvel."

Pokemon go permissoes android 1
As permissões do Pokémon GO são exigidas logo após lançarmos o app no Android 6.0 Marshmallow / © AndroidPIT

Uso da câmera

A câmera é usada durante o jogo, pois, novamente,é um jogo de realidade aumentada que mistura o mundo real com o virtual. Logo, caçar Pokémons nas ruas, praças ou mesmo em casa, será necessário lançar a câmera no momento em que um alvo for encontrado, neste caso, um Pikachu.

Pokemon go permissoes androidSem o acesso à câmera você não teria como ter uma experiência do com o mundo real no game / © AndroidPIT

Acesso aos seus contatos

Mas por que o Pokémon GO quer acessar os seus contatos? Neste momento, aparentemente, ter ou não este acesso não faz diferença alguma, será apenas mais um clique que você terá que dar para negar a permissão de acesso sempre que abrir o app, mas não torna impossível ter uma boa experiência com o game.

Negue a permissão de acesso aos seus contatos

Ao que tudo indica, a Niantic pode vir a oferecer uma experiência multijogador no Pokémon GO, mas agora neste momento, existe a possibilidade de chats dentro do app ou mesmo uma competição em tempo real entre os usuários, pois você está jogando contra uma máquina. Logo, negue a permissão de acesso aos seus contatos, pois a Niantic não precisa desta permissão neste momento do desenvolvimento do jogo.

Você precisa começar a ler a política de privacidade dos serviços que usa

Contudo, as permissões que você oferece ao Pokémon GO não são especificadas de forma clara quando o assunto é o uso das informações coletadas pelo aplicativo. Para tanto, você deve ler a Política de Privacidade do Pokémon GO. Apesar destes termos de uso não serem tão abusivos como o uso de imagens pelo Facebook, por exemplo, que podem ser usadas para promoção de anúncio no site por parceiros, ainda assim deveriam ter a sua atenção.

O acesso de informações pessoais é uma das grandes questões de debate hoje em dia, no mundo todo. Essa discussão fica ainda mais acalorada em relação aos cuidados com o tratamento e proteção dos dados que são coletados sobre você e a maneira como estes serão explorados por cada aplicativo.

E aí, você considera os seus dados tão importantes a ponto de fazer com que você leia os termos de serviço e a política de privacidade dos serviços que usa?

20 Comentários

Escreva um comentário:
  • Muito interessante o artigo e as comparações. Primeira coisa que faço assim que instalo um app e o abro pela primeira vez é checar as permissões e, se necessário, nego algumas, principalmente acesso a localização. Alguns apps exigem permissões que nem fazem sentido pro seu funcionamento, as vezes chegam a ser invasivas, parece que é apenas para coletar dados.

  • Excelente artigo!

  • Há muito que deveria ter esse sistema.

  • gostei de saber disso

  • Booa matéria!

  • Ou vc aceita, ou não usa metade do que é oferecido, hoje o simples fato de estar conectado à internet, já é motivo de alguém estar recebendo dados de vc.

  • Sinceramente eu uso o lollipop e se você parar pra olhar de todos eles o facebook pede mais permissões. Considerando que a maior parte das pessoas não tem acesso ao 6.0 e estão abaixo disso não tem como revogar permissões por padrão no sistema, e o mais intensivo é o facebook, que pede muitas permissões que não são necessárias para o uso do APP.

  • Dessa vez temos uma matéria bem objetiva, não só sobre Pokémon GO mas sobre as permissões que diversos apps solicitam e suas necessidades.
    Ótima iniciativa pra quem REALMENTE quer entender, questionar e/ou criticar esse ou aquele app.
    Valeu mesmo!

  • Eu acho um absurdo toda essa invasão e infelizmente é o preço que pagamos para utilizar os serviços. Como disse noutra matéria, noutro comentário, enquanto estiverem usando os dados para direcionar propaganda e melhorar serviços, tá tudo tranquilo, mas quando começarem usar esses dados para outros fins, aí sim será preocupante.

  • Essa permissão aos contatos não é pra acessar os contatos em si, e sim a conta Google, se negar essa permissão não dá pra fazer login com a conta do Google (isso aconteceu comigo no Ingress dias atrás), é um pouco estranho, não deveria ser permissão pra acessar as contas do dispositivo ao invés de contatos?

    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 9 meses Link para o comentário

      Removi a permissão e continuo jogando. A conta do Google, do Facebook ou do Pokémon GO é inserida depois do pedido das permissões e não é automaticamente reconhecida pelo sistema como a do Ingress, como expliquei acima.

  • Isso agora nem me preocupa, depois que eu vi a página do Google onde tinha meus dados tanto do celular quanto do PC registrado tudo, até quando e que horas eu fiz uma ligação, isso sim é absurdo e vocês falaram da página mas não dá mesma que este agora, para mim a Google é mais invasiva só pelo fato de você ter que aceitar certos termos para poder usar o sistema, hoje se quer liberdade se tranque numa caverna no Himalaia kkkkkkk

    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 9 meses Link para o comentário

      Rafael, eu concordo com você. Sinceramente, passei um tempo neste artigo e quanto mais pesquisas fazia, mais confirmações tinha sobre os serviços que temos hoje e quão pequenas são as permissões que temos que habilitar em um app quando comparadas à politica de privacidades e aos termos de uso e serviços. Claro que você tem que ter bem claros quais serão os dados coletados do seu celular a partir do momento em que permite a instalação de um app, mas olhar para o que é feito com estes dados nos termos e serviços vale mesmo a pena, pois é aqui que será refletido o sim ou o não que você deu ao app.

  • Putz, as vezes me pergunto se tantas pessoas no Brasil usam de fato o Telegram (no dia a dia) para ele ter vindo parar nessa lista. Deu uma leve impressão que querem continuar a divulgar esse aplicativo a qualquer custo. Nâo é de hoje que tentam faz isso.

  • Pra mim vocês estão começando a falar besteira. Acho que não gostar do jogo é uma coisa mas criticar com tantas matérias é meio estranho, mas ok... Gosto é gosto.

    Ahh mas assim, do Android 6.0.1 pra frente o próprio sistema te mostra as permissões que qualquer app precisa e te pergunta se você quer ou não conceder.

  • Ele pede menos permissao que o Face e afins , alias mtt coisa pra quem tem android 6 vc pode desativa pq ele nem usa

121 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi