O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Por dentro do meu Android 505 Compartilhados 89 Comentários

Essas são as configurações do meu Android e aplicativos que uso com frequência

Através das minhas redes sociais, muitas pessoas me pedem para saber quais são os meus aplicativos favoritos, quais são as configurações que uso e assim por diante. Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dessas informações neste artigo para que quem estiver interessado possa ficar por dentro do meu Android. Vamos nessa?

Tela inicial

Acredito que podemos falar muito sobre uma pessoa ao ver a forma como os aplicativos e widgets estão dispostos no seu smartphone. Por isso, tomo muito cuidado com a aparência da tela inicial do meu Xperia Z2. Uma das primeiras configurações que tenho no meu Android é não adicionar ícone de novos apps à tela inicial, pois como baixa uma grande quantidade aplicativos para testes, isso acabaria arruinando a minha vida.

Apesar de organizada, não sou tão metódica a ponto de etiquetar propriamente todas as minhas pastas

Para mim, a tela inicial é a sala de visitas do meu celular, isso significa que tem que estar sempre bem arrumada e organizada. O resto do meu celular é o meu quarto mesmo, só eu vejo a bagunça e tá tudo bem. Por este motivo, vou compartilhar aqui apenas o que tenho na minha tela de início, alguns aplicativos que venho usando mais nas últimas semanas e algumas configurações relevantes.

Como tenho pavor dos ícones de notificações na barra de status, mantenho o menor número possível deles e nunca passarão de seis contando com o relógio e a porcentagem da bateria. Abaixo, mantenho sempre a barra da busca do Google e, quando preciso pesquisar algo que demande uma sentença para a busca, quase sempre uso um comando de voz.

por dentro do meu android camila 1
Do lado esquerdo, a interface da tela inicial do meu Android; à direita, a disposição dos atalhos rápidos do sistema / © AndroidPIT

Abaixo disso, tenho um widget bem básico do app Música, da Sony, ex-Walkman. Contudo, na maioria das vezes utilizo mesmo o Spotify Premium. Na doca, acima da barra de navegação, tenho por padrão o navegador Chrome, a Play Store, a gaveta de apps, as mensagens e o discador do telefone. Estes últimos muito mais por comodismo do que real necessidade.

Spotify Music Install on Google Play Navegador Chrome – Google Install on Google Play

Depois, outros dois aplicativos que com acesso direto na tela inicial são Offi Directions, que me mostra as conexões de transporte de Berlim e a câmera. Sim, apesar do Xperia Z2 ter um atalho rápido para a câmera na lateral direita, na maioria das vezes utilizo o ícone na tela para lançar o app.

por dentro do meu android camila 7
Offi à esquerda, e a minha pasta dos Google Apps que mais utilizo à direita / © AndroidPIT

Uma coisa que tenho que dizer é que uso uma pancada de aplicativos do Google, contudo, apenas os mais usados estão em uma pasta específica na tela inicial. Com destaque para o YouTube, o Drive, o Keep, o Maps, o Gmail e a Agenda.

Google Keep – notas e listas Install on Google Play

Apesar de organizada, não sou tão metódica a ponto de etiquetar propriamente todas as minhas pastas, por isso, salvo tudo em pastas com nome de "Coisas", só para não ter o nome "Pasta" padrão do sistema aparecendo. Normalmente, a seleção de apps nestas pastas estão relacionados por cor, categoria ou similaridade.

por dentro do meu android camila 2
Coisas1 é a pasta dos apps azuis (esquerda); Coisas2 é a pasta de entretenimento e testes / © AndroidPIT
por dentro do meu android camila 3
Coisas3 é a pasta de notícias, compartilhamento de dados e localização; já Coisas4 é comunicação / © AndroidPIT

Entre os aplicativos que mais uso estão o de tempo do Yahoo, que acho muito bem desenhado e que possui uma interface limpa e muito fácil de usar. Como uso a UI original da Sony, opto por usar o Muzei como papel de parede. Além de ter um fundo de tela diferente todos os dias, acabo conhecendo um grande número de artistas todos os anos.

Muzei Live Wallpaper Install on Google Play Tempo do Yahoo Install on Google Play
por dentro do meu android camila 4
App de tempo do Yahoo (esquerda); Muzei à direita / © AndroidPIT

Nos últimos tempos, venho usando a versão gratuita do contador de calorias MyFitnessPal e a versão paga do Daily Yoga. No início, comecei a usar para testar a eficiência de ambos os aplicativos, ams acabei realmente gostando de ambos. Os dois possuem uma interface muito amigável e bem desenvolvida e, mesmo ainda não ter o review dos aplicativos publicado, recomento ambos se você estiver querendo cuidar mais da sua alimentação e saúde física e mental.

Daily Yoga - Yoga Fitness App Install on Google Play Contador de Calorias Install on Google Play
por dentro do meu android camila 6
Do lado esquerdo, o MyFitnessPal; do lado direito, o Daily Yoga / © AndroidPIT

Por último, mas não menos importante, como meu smartphone já tem algum tempo de estrada e utilizo ele com a ROM da fabricante, opto por acelerar as animações para ganhar mais tempo na vida. Assim, usando as opções do desenvolvedores, uso a escala de animação 0,5x para o tamanho de animação da janela e de transição, bem como para a escala de duração do Animator.

Se você quer testar a diferença, mas não sabe do que se está falando aqui, sugiro colocar na escala mais lenta oferecida pela opção e, depois escolher a escala da animação menos se assim desejar.

Além disso, mantenho sempre a depuração USB ativa, pois, mesmo reconhecendo os riscos desta configuração, realmente instalo uma série de APKs para testes e fico muito irritada quando o sistema solicita ativar a depuração. Assim, mantenho on o tempo inteiro.

por dentro do meu android camila 5
Essas são as configurações que não mudam no meu Android: escala de animação e depuração USB © AndroidPIT

Estas são algumas das configurações e aplicativos que mais uso no meu Android. Espero que vocês tenham gostado deste artigo. Se você também quiser compartilhar de forma detalhada algumas das suas definições e seus aplicativos favoritos, deixe uma relação deles nos comentários abaixo e, na próxima semana, talvez o próximo artigo "Por dentro do meu Android" pode ser assinado por você.

E aí, como você usa o seu Android?

Os comentários favoritos dos leitores

89 Comentários

Escreva um comentário:
  • Coisas??? Kkkk

  • No meu Note 4 nāo tenho o costume de deixar nenhum ícone fora de pastas, as quais organizo por tipo de item ( Redes Sociais, Ferramentas, Leituras, Google, Educativos, etc). Assim, a tela de início e as outras telas ficam quase vazias, tudo organizado em pastas _ três pastas por tela (entre 3 a 5 telas) e cada pasta com os ícones (não muitos) arrumados de acordo com a frequência de uso... Bom, relatei apenas o básico.
    Obrigado, Camila Rinaldi, por nos dar oportunidade de relatar as nossas configurações pessoais!

  • Removi o titanium backup

  • A tela inicial do Z2 da Camila, é tão organizado, queria fazer assim no meu também kkkkkk

  • Mas quais são os riscos da depuração USB?

  • Só vim pelo pacotão da Rinaldi.

  • Na minha tela inicial, que é toda preta, tem apenas um relógio digital e um pequeno ícone que dá acesso aos 15 aplicativos que mais uso. Só isso. Tela inicial cheia apps é coisa de viado ou mocinhas fúteis.

  • Minha tela inicial apenas uns 5 ícones do que é mais requisitado durante o dia. Nas outras telas os outros ícones e pastas.

  • Só eu que ficou curioso para saber o que tem na tela dos outros colunistas/escritores?

  • Adorei essa seção nova, bem nerd mesmo! Mas que baguncinha nessas pastas de ''coisas'' hem, Camila hahaha! Na primeira tela inicial da Google Now Launcher do meu Moto X2, tenho o widget do Moto Z, que mostra horário, data, clima e bateria, a pasta Google com os 12 apps da Big G que mais uso, o atalho do Greenify para Hibernar Apps e a Play Store. Na segunda, o widget do WhatsApp, que mostra todas as mensagens antes que eu precise entrar nas conversas, todos os apps de redes sociais, Spotify, Netflix e Galeria Motorola. Na terceira, quatro pastas: uma pasta "Links'' com atalhos para sites favoritos, "Jogos'', "Motorola'', com todos os apps da fabricante e "Trabalho'', com Documentos, Apresentações e Planilhas Google. Além disso, nessa mesma tela, ES File Explorer, atalho para Equalizador, Configurações, Greenify, MSN Clima e Widget Google Sound Search. Na Dock, deixo o discador, uma pasta sem nome com WhatsApp, Messenger, SMS e Contatos, a gaveta de apps, Google Chrome e Google Camera. Posso dizer que sou um pouco metódico com a organização dessas telas, porém, elas sempre mudam de acordo com os apps que mais uso na época ou de acordo com os novos que baixo, assim como o wallpaper, que não permanece o mesmo por mais de duas semanas (uso mais os do Google e os de vários smartphones da Motorola).

  • Eu prefiro o jeito iOS. Todos os apps um do lado do outro. Faço uma só pasta onde coloco algumas tranqueiras que uso com uma frequencia moderada.

  • eu sou o inverso, não gosto de pastas e nem tão pouco lotar a tela inicial do smartphone de apps.

  • na tela 1 deixo o calendário, Câmera, Internet (o navegador da Samsung),Meus Arquivos, Multimídia, Rádio FM, Play Store,Titanium Backup,Vídeo Player e o WhatsApp e a barra de notificações o limite é 5 icones com exceção do Relógio e do icone da bateria eu uso o GT-S5310B

  • Nossa!!!!!! Pensei que ela tinha um celular mais topo de linha. Só pensei.

  • Gostei demais desse Muzei, nunca mais tiro de smartphone nenhum

  • Minha organização é bem pratica, sabendo onde estão o discador, player de musica, os jogos e o gerenciador de arquivos, tá tranquilo!!

  • Minha tela inicial também é bem organizada. Apps separados por pasta, com nomes e cada app em ordem alfabética (Google, Social, Games, Saúde, Fotografia...). Uso o widget de relógio IO16 que esteticamente é bem bonito, não uso app de tempo porque já aparece nos Cards do Google...
    Também uso o Spotify Premium (Nunca abri o Play Música e só dei conta disso agora) e deixo um link direto para o AndroidPit.
    Na doca sempre deixo o discador, agenda, messenger (App para enviar SMS, não o do Facebook) e a câmera.
    Uso o Moto X Style.

  • Camila, boas dicas. Também tenho um Z2. Mas são dicas que queria falar. Eu não dispenso alguns aplicativos: Pie Control (ou similar), que permite configurar por exemplo, os botões virtuais de Voltar, Home, Apps abertos, na lateral da tela. Nossos polegadores agradecem :) . E o outro é o Automateit (ou similar), que faz muita coisa , mas configuro para automaticamente baixar o volume ao conectar o fone de ouvido e voltar a 100% ao desconectá-lo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi