O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 390 Compartilhado 143 Comentários

Descobrimos o motivo do app do Facebook para Android ser tão ruim!

A semana começa com uma polêmica envolvendo o Facebook: o gerente de produto da empresa está obrigando os funcionários a usar o aplicativo em dispositivos Android. Bom, se você ainda estava se perguntando por que o aplicativo do Facebook funciona mal no Android, o fato de quem faz o serviço não o conhecer me parece uma boa explicação, não acha?

Quem nunca ouviu dizer que o aplicativo do Facebook é pesado, demora para abrir e que é o vilão do consumo da bateria? Se você usa o app do Facebook no seu smartphone Android, acesse agora Configurações > bateria (ou gerenciamento de energia) > uso da bateria e veja se o serviço não aparece entre os apps que mais consomem a energia do celular.

facebook consumo dados bateria
Facebook: o vilão do consumo de dados e energia do seu smartphone Android! / © ANDROIDPIT

Com o objetivo de evitar este tipo de problema, o gerente de produto do Facebook, Chris Cox, passou a obrigar o uso de dispositivos Android entre os membros da sua equipe. Veja bem, ele não está incentivando, mas obrigando os funcionários a ter um dispositivo Android, pois assim eles podem ter uma experiência diária com o app na plataforma da Google: "Eu estou exigindo que diversas pessoas da minha equipe mudem para Android, simplesmente porque as pessoas, quando podem escolher por si, preferem usar um iPhone".

Quem faz o app do Facebook não consegue, aparentemente, reproduzir a experiência real de uso do software no Android.

A ideia do executivo é claramente fazer com que quem trabalha nos bastidores do desenvolvimento do Facebook possa reportar bugs e vivenciar as dificuldades diárias dos usuários do maior sistema operacional móvel do mundo. Isso mesmo, de acordo com o último levantamento realizado pelo International Data Corporation (IDC), 82,8% dos smartphones do mundo usam o Android como sistema operacional.

Olhando para este cenário, não é difícil de identificar o motivo pelo qual o aplicativo do Facebook para Android é tão ruim, pois quem faz o app do Facebook não consegue, aparentemente, reproduzir a experiência real de uso do software no Android! Talvez tenhamos agora mais opções como o Facebook Lite ou alternativas ainda melhores.

A boa nova é que estamos caminhando para um futuro onde o app do Facebook vá oferecer uma experiência de uso ainda mais amigável, visto que a empresa também coloca os funcionários para pensar em alternativas de uso do app em conexões ruins, como o 2G. Todas as terça-feiras a equipe de Cox pode simular a experiência de navegar na rede por meio de uma conexão 2G.

E aí, será que se os usuários do Facebook passarem a usar o app na plataforma Android a sua experiência com o serviço pode melhorar?

Fonte: Wired

390 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

143 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi