O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 67 Compartilhado 30 Comentários

Por que continuarei a usar o WhatsApp

Logo depois do anúncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, começou uma avalanche de críticas nas redes sociais ao app de mensagens. Li muitos posts falando “para mim o WhatsApp morreu”, “Acabo de desinstalar o WhatsApp” e coisas do gênero. Sinceramente não entendo essa reação, e vou explicar por quê.

artt2
© AndroidPIT

Em primeiro lugar, vamos analisar os fatos com objetividade: sei que muitos de vocês não gostam do Facebook. Nada de errado nisso. Eu mesmo uso os dois serviços com um pé atrás, devido à política de privacidade da Rede Social e da falta de segurança do WhatsApp. Independentemente desses problemas, quem usava um ou ambos os serviços antes da compra não tem um argumento plausível para se desconectar depois da fusão.

A indignação repentina é hipócrita

Não entendo sobretudo a confiança que muitos usuários depositavam no WhatsApp antes da aquisição. O aplicativo fez algo para merecer esse status de “bom moço”? (O mesmo vale para outros aplicativos de mensagens, que são elogiados do nada só por não fazerem parte de grandes corporações). Os críticos de ocasião se esqueceram de que o WhatsApp já era conhecido por suas falhas de segurança e por não codificar os diálogos trocados entre os usuários. Por que só agora ele se tornou tão problemático para muitos?

A preocupação com o número de telefone não procede

“Agora o Facebook tem o meu número de telefone”, dizem os indignados. Ora, nós mesmos fornecemos esses números ao WhatsApp de livre vontade, informação aliás muito mal-protegida pelo app, o que possibilitou a muitos aplicativos mal-intencionados os mais diversos golpes (veja o último aqui). Não acho possível que nossos números e dados fiquem ainda mais vulneráveis do que já são.

A demonização do Facebook é ingênua

O Facebook é o alvo preferido quando nos revoltamos com a coleta de dados e a invasão da esfera privada na internet, a ponto de muitos proclamarem que só usam o Hangouts e o Google Plus, pois esses serviços seriam muito melhores e mais seguros. Ora, caros leitores, então devemos confiar mais no Google, o colecionador e comercializador de dados online por excelência? Essa postura é de uma ingenuidade cândida.

Engana-se quem acha que tudo irá mudar

O usuário preocupado com a piora dos serviços do WhatsApp, pela integração de publicidade ou o cadastro de uma conta do Facebook, deve ler as declarações de ambas as empresas. “Aqui está o que mudará para vocês: nada”, foi a frase de efeito publicada no blog oficial do WhatsApp. Além disso, o Mark Zuckerberg garantiu aos investidores que o aplicativo de mensagens não será unificado com o Facebook ou coisa do gênero. No curto e médio prazo, portanto, a preocupação é infundada.

Conclusão

Repito aqui: não é a minha intenção defender as práticas do WhatsApp ou do Facebook. Seus modelos de negócios não são o tema desta artigo. A se julgar pelos fatos, a aquisição não trará consequências imediatas para os usuários, e os indignados deveriam se perguntar duas coisas:

  • A razão da minha raiva não reside no fato de eu já não gostar do Facebook por princípio?
  • Refleti bem e li os termos e condições antes de me registrar no Facebook/Whatsapp ou “assinei o contrato sem ler”?

30 Comentários

Escreva um comentário:
  • eu prefiro o Facebook porque tem os mesmos recursos. mas o diferencial e que nao depende so de usar no PC. podemos usar em qualque lugar. isso ajuda a nao ficar depenente do celular. fazer ligação é bem pratico tb. vejo muita gente reclamando que o face é mais lento com mensagens mas normalmente nao tem o Messenger instalado

  • Porque todo mundo tá usando porque é mais prático é muito melhor utilizar o whatsapp não tem outro no mercado mais sofisticado sofisticado então continuarei usar o whatsaap

  • bem... a única mudança previamente anunciada pelo presidente do Whatsapp é que o Whatsapp terá video chamada... espero que não fique muito pesado... estragaria a essência do app que funciona muito bem em qualquer rede.

  • Bom, segundo eu soube as conversas do whatsapp serian sincronizadas com o facebook, foi o q eu nao gostei, mas ja q nao, entao pra mim ta tudo lindo.

  • O povo ta crucificando o whatsapp por ele ter ficado fora do ar por um tempo e isso calhou com essa aquisição do Facebook mas isso ñ muda nada ate uns dias ai todo mundo usava e ninguem tinha nada a falar e vão continuar usando msmo falando mal é a msma coisa com o app do Facebook todo mundo critica mas a maioria usa pra min ñ muda nada quem é o dono o serviço q me interessa e sobre a falta de privacidade e segurança quem tem? quem é a empresa santa q ti respeita ? a google ? acho q ñ ela sabe mais coisa de nós do q pensamos nos dias de hj ñ temos essa privacidade na internet essa é a verdade

  • Hahaha, esse post é incrível! Demais!
    É isso aí.

  • Não vai trazer a curto ou médio prazo, mas vai trazer de algum jeito, não importa o tempo que leve. E não acredito em melhoras já que o próprio facegrude é ruim por si só. Hoje (22/02/2014) mesmo o serviço do Whatsapp ficou fora por horas. Eu uso alternativas para não ficar amarrado a um único serviço.

    • já quer dizer que que hoje o whatsapp ficou fora do ar por causa do facebook???? várias outras empresas as vezes ficam fora do ar por uns tempos de manutenção...até a google as vezes sai dor ar..youtube,facebook e outros grandes sites...isso é mais comum q vc imagina...

  • Nunca gostei de usar esses tipos de aplicativo tipo line, whatsapp, etc.. pq nunca achei necessidade...
    E na minha opinião o próprio messager do facebook já me atende e tem as funções normais para comunicação.
    o problema é que o Chat sapo virou modinha de uns tempos pra cá...

  • fazem 3 horas que o meu whatsapp e de varios colegas, não funciona.

  • Eu não quero mas nem saber dessa bomba chamada whats app, já até o desinstalei do meu S4 GT-S9505. Adeus, para nunca mais.

    • lamentável, pra que isso??? e aposto que vc ja reinstalou, se não..vc não usa msm e não tem amigos q usam..vc é tao fanfarrão que até citou o seu telefone..se é neh..

  • Não vamos falar nada sobre ele ainda,acho muito cedo pra qualquer opinião não sendo favoravel aos dois. O que espero é que melhore mais ambos!!!!

  • creio que se o whatsapp colocar recursos de voz e etc como as pessoas estão falando ele vai ficar pesado, e não vai funcionar, o facebook menseger não funcionou direito em rede edge o whatsapp sim

  • Simplesmente nao quero que o facebook "pese" o app, pois eu ja usei o whatsapp com conexao lenta, com as setas de conexao sem aparecer, espero que nao estraguem isso.

  • Post desnecessário, puxando sardinha pro Whatsapp (que não precisa de propaganda), e dando atenção para os chorões da internet, que no fim, vão continuar usando os apps que costumam usar.

  • hangouts é bem mais seguro assim como todos os serviços da Google.

  • Tenho uma imensa esperança em relação ao WhatsApp depois desta compra. Particularmente acho que o app deve melhorar muito, assim como o Instagram melhorou depois que o Facebook o adquiriu.
    Uma coisa que me está me irritando são as correntes que não param de surgir e importunar a minha vida e a vida de milhões de usuários. Lamentável!

  • não mudou nada ainda.... esperem as varias atualizações até a interface do WhatsApp ficar azul 😟😩

Mostrar todos os comentários
67 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi