O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
19 Compartilhado 3 Comentários

Por que o Waze é importante para o Google: mapas sem engarrafamento

A ideia é o sonho de todo motorista: um aplicativo de mapas e cálculo de itinerários que, além disso, reúne informações sobre o trânsito em tempo real.

Waze google mapas
Google compra o Waze. Qual é a intenção por trás dessa parceria? / © Google Play Store/AndroidPIT

Evitar engarrafamentos é, contudo, apenas um dos usos para o Waze. Com ele você pode, por exemplo, saber a que distância de certo destino estão seus amigos, reportar acidentes e barreiras policiais e descobrir onde é mais barato abastecer. Seu princípio de funcionamento é simples e eficaz: uma vez instalado, o Waze envia dados sobre a velocidade e localização dos motoristas automaticamente para o servidor da companhia, que por sua vez identifica engarrafamentos ou bloqueios e compartilha as informações.  Forma-se, assim, uma grande comunidade sobre rodas que é tanto a fonte quanto a destinatária de notícias sobre o trânsito.

Waze Google
União de forças entre Google e Waze. / © Google Play Store

Com mais de 40 milhões de usuários em apenas 5 anos de existência, a empresa sediada  em Israel chamou a atenção de gigantes como o Facebook e a Apple, mas foi a Google que, na semana passada, fechou a compra do Waze por 1,3 bilhão de dólares. Brian McClendon, um dos Vice-Presidentes da Google, informa no blog oficial da companhia que a compra irá beneficiar tanto a comunidade do Waze quanto os usuários do Google Maps: "Estamos empolgados com a perspectiva de acrescentar ao Google Maps algumas funções de informação sobre o trânsito fornecidas pelo Waze e de acrescentar ao Waze a capacidade de busca da Google." Ainda segundo McClendon, a equipe de desenvolvedores do Waze permanecerá em Israel e trabalhará, num primeiro momento, independentemente do Google. 

A união de forças entre a dinâmica startup e o titã da internet promete um aumento exponencial de motoristas informando e sendo informados pelo aplicativo, o que levará a notícias sobre o trânsito ainda mais precisas, atualizações ainda mais rápidas e um campo de abrangência ainda mais amplo.

Você concorda com essa opinião ou acha que o grande G acabará estragando uma boa ideia?

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • acho qe sim, a google poderia simplesmente desenvolver um complemento para o Maps... Mas pensem e olhem o começo da noticia "Empresas como o Facebook e a Apple já estava de olho no Waze" acho qe oq a google fez não foi pra evitar concorrência a longo prazo com o Waze em si, mas sim uma possível compra pela Apple ou Facebook qe (eles sim) poderiam se tornar concorrentes... alem de evitar talvez um processo pela patente do Waze... isso eh minha opinião claro

  • Bons argumentos, Rafael. Não sabemos, contudo, os efeitos da compra no longo prazo. O anunciado até agora é que por enquanto o Waze permanecerá operando independentemente.

  • Essa compra me parece uma ideia estranha. Vale a pena pagar mais de um bilhão de dólares numa empresa quando você poderia ter pago seus funcionários pra desenvolver o recurso e atualizado o Google Maps com eles? Teriam dados de milhões de pessoas também pra o programa fazer os cálculos necessários...

    De onde vinham os mapas que alimentavam o aplicativo Waze?

    Porque não consigo entender uma compra assim a não ser que seja pra eliminar uma possível concorrência a muito longo prazo.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi