O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 18 Compartilhado 70 Comentários

Frustração no pulso: por que sensores de batimentos cardíacos são ruins?

Embora eles sejam usados em inúmeros smartwatches e pulseiras para a prática de esportes, os sensores óticos para monitoramento cardíaco nos deixam frustrados. E, especial pela falta de precisão.

Eu faço esportes todos os dias e amo tecnologia. Ao longo dos últimos anos, tentei um número realmente grande de rastreadores de fitness e relógios desportivos - nos mais diversos esportes, e por vezes utilizei vários produtos ao mesmo tempo. Nada me incomodou tanto quanto os sensores óticos de pulso.

A razão para isso é simples: gosto de fazer vários esportes diferentes. Gosto de correr e andar de bicicleta, mas o meu plano de treinamento também inclui ioga, halteres, sessões de HIIT, exercícios de cardio MMA, atletismo e escalada. Nesta lista, todos os os esportes jogam a pulsação lá em cima. Logo, são esportes nos quais os sensores óticos de pulso deveriam apresentar dados precisos, mas quase sempre falham.

Quando o pulso está torcido ou fortemente esticado, o fluxo sangüíneo circula com mais dificuldade, e por isso temos uma informação nada precisa dessas análises de pulso feitas por tais sensores. O resultado é quase sempre absurdo.

AndroidPIT huawei fit fitness tracker 3857
Só tive experiências ruins com os medidores de pulso / © AndroidPIT

Pulso significantemente baixo

Em um dia típico da minha prática de esportes: estou no intervalo entre treinos, no limite do meu desempenho pessoal, e estou completamente sem fôlego - mas meu gadget no pulso mostrando "121", e isso parece quase cruel. No final do treino, o aplicativo mostra uma média de pulsação de 110.

Para aqueles que não estão muito familiarizados com esportes, isso corresponde aproximadamente ao batimento cardíaco de quem dá uma caminhada no parque. Depois, essa média também é tipicamente usada para calcular o consumo de calorias; eu acabo de queimei o equivalente a um pequeno cheeseburger.

Felizmente, também tinha um cinto de peito, que mede minha freqüência cardíaca eletricamente - o mesmo que médicos usam para um eletrocardiogramas (EKG). No aplicativo correspondente, vi que consegui uma média que foi de 40 a 60 batidas mais alta - e também me foi mostrado o meu pulso máximo. E em vez de um cheeseburger, aqui queimei o equivalente a um Big Mac e meio.

Você pode até não acreditar, mas eu realmente tive esse problema com cada rastreador para fitness com sensor ótico de pulso que usei até agora: Basis, Fitbit, Epson, Garmin, Samsung e TomTom. O que funciona bem, por outro lado, são os fones de ouvido com sensores óticos de pulso, como o Jabra Sport Pulse Wireless ou o Bose SoundSport Pulse Wireless. O primeiro tem um valor acessível, e o segundo tem uma qualidade de som realmente excelente, mas é bem mais caro.

Segundo problema: demora

Outro problema - mas, na prática, menos significativo - é a lentidão de muitos sensores óticos de pulso. No intervalo do treino, se faz necessário muito mais tempo para responder à mudança de freqüência cardíaca. Para intervalos relativamente curtos, isso garante certa imprecisão no calculo final de todo o treinamento.

Não me entenda mal, se você está "apenas" jogging ou fazendo bicicleta, estes sensores óticos para o pulso são relativamente bons. Mas quando você estiver fazendo um esporte que estressa fortemente os batimentos cardíacos, então eles são insuficientes.

Qual é a sua experiência com este tipo de gadget? Você sente que ele corresponde às suas expectativas?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Victor Hugo Novais Lima há 1 semana

    sei não ...conheço pessoas que possuem e usam sempre...e da certo

  • Sidney Piesco há 1 semana

    Algo me diz que dentro de alguns dias aparecerá uma matéria, provavelmente do Eric, dizendo que o Apple Watch tem um sensor de batimentos cardíacos muito preciso. Quem quer apostar?

  • Sidney Piesco há 1 semana

    Estranho muito essa matéria, pois tive o Gear S e agora estou com o Gear S3. Nos dois fiz o teste de medição com a mensuração manual da pulsação logo em seguida. Eu tinha interesse em saber se eles eram precisos, pois como o amigo que escreveu, eu também pratico esporte. Em todos os testes que realizei a mensuração foi muito precisa, sendo uma variação de menos de 2 bpm quando meus batimentos estavam próximos do 147, que é o que eles chegam quando estou no máximo estresse.
    Ele diz que usou um Samsung. Gostaria de saber qual, pois colocar a marca somente é muito genérico.

  • Mickael Fernandes há 1 semana

    Comparei a Mi Band e outras pulseiras do gênero, deram sempre idênticas aos monitores de pressão c/ batimentos. Quando tinha diferença, era uns 2~3bpm. Acho que a acuracidade é relativamente boa pela mobilidade e preço.

70 Comentários

Escreva um comentário:
  • são ruins os sensores, mas os preços, esses são premium!

  • É muito raro a minha MiBand 2 dar meu batimento errado ou simplesmente não contabilizar. Assim que comprei testei com o medido de pressão que tenho em casa e eles deram o mesmo resultado.

  • Eu já tinha visto um review br do gear fit feito por um atleta onde o foco foi a qualidade dos dados colhidos durante uma atividade física. Ele também criticou a qualidade da precisão do medidor de batimentos cardíacos. Acredito que faça sentido pois um maratonista não vai parar o exercicio pra deixar o leitor encaixado no braço e isso pode levar a uma imprecisão. Vai depender da necessidade do usuário e de o quanto ele vai querer dados precisos. É como câmera, as DSLR são excelentes, mas a câmera de um celular atende a maioria.

    • Igor, só confiaria em testes feitos com pelo menos uns 100 atletas, aí a base para resultados teria um leque maior de opiniões! Se esse atleta mencionado por você, não gosta dos produtos Samsung ou acordou com o pé esquerdo?

  • Depois dessa matéria pífia, fiz diversos testes com o meu Gear S3 comparando ele com a mensuração manual e a feita pelo meu aparelho de pressão Onrom. Em várias medidas, em descanso, na esteira e andando pela casa, não houve nenhuma variação. No máximo 1 bpm. Em quase todas, o Gear S3 leu exatamente o mesmo que a minha pulsação manual e a medida pelo aparelho de pressão. Portanto, Stefan, por favor, refaça essa matéria que parece muito tendenciosa ou feita por alguém que só quis denegrir os produtos, pois de acordo com os relatos, os outros também são precisos.

  • Putz... esse cara tá bêbado? O que ele andou usando pra medir a pulsação? Existe camelô no país dele? Só uma pulseira ou um smartwatch muito vagabundo pra não medir corretamente a pulsação.
    Cada uma que tenho que ler, viu...

  • Minha Mi Band 2 nunca deu problema nesse sentido, estou satisfeito.

  • Batimento cardiaco só com o velho e bom POLAR.

  • Pessoal, uma dica pra quem tem braços "peludos" como eu rsrss... coloquem sua Mi band, na hora da leitura, com o sensor de cabeça pra baixo, isto é, virado o sensor para a parte interna do pulso, pois os pelos interferem na leitura da luz verde que não consegue ler a mudança de cor da pele (o mecanismo que identifica a pulsação do sangue é a cor vermelha). Só funciona corretamente desta forma comigo...

  • Sei lá. Eu acho as cintas peitorais mais precisas. Pena que elas são um pouco desconfortáveis.

  • E por favor se não tem nada a falar a respeito da matéria pare de escrever apenas para ganhar pontos no ranking... Tá chato isso

  • Matéria muito tendenciosa.

    • Essas matérias gringas nem sei como são aprovadas em sua maioria pra publicação. Falam mal dos BR mais os redatores daqui tem muito coesão que os de fora, basta ler a qualidade do Bruno e da Camila por exemplo nos últimos - mínimo - 6 meses do site..

  • Tenho um medidor de pressão arterial de pulso e já comparei as medições de frequência cardíaca dele com a do sensor de f.c. do S7 Edge e do Gear S3 e as leituras são praticamente iguais. Eu confio, para mim a precisão é aceitável.

Mostrar todos os comentários
18 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi