O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
991 Compartilhados 312 Comentários

Por que o seu smartphone não receberá o Android 6.0 Marshmallow?

O Android 6.0 Marshmallow trouxe inúmeras novidades, mas a chegada da nova versão traz um problema já conhecido: o atraso no recebimento da atualização. Será que as fabricantes não aprendem? Ou deveríamos culpar o Google? Será que o problema é do seu smartphone? A seguir vamos explicar por que o seu dispositivo pode ficar sem o Marshmallow por um bom tempo!

AOSP

Esta sigla significa Android Open Source Project, ou seja, um projeto de código aberto do Android. Isso quer dizer que os desenvolvedores podem oferecer ROMs customizadas baseadas no Android, ao passo que as fabricantes devem realizar uma superposição ao sistema com suas interfaces e serviços exclusivos. 

Aqui encontramos o primeiro probleminha. As atualizações Android são desenvolvidas pela Google para o sistema puro, e depois são repassadas às fabricantes para que possam ser adaptadas aos seus dispositivos. Por isso, ao contrário dos aparelhos da Apple, que recebem as atualizações ao mesmo tempo, no Android nos deparamos com um processo mais escalonado. Esse é o primeiro e mais básico motivo do atraso entre o anúncio de uma nova versão do sistema operacional e a sua efetiva chegada a um dispositivo.

androidpit cyanogenmod hero
CyanogenMod é a ROM mais famosa baseada no AOSP / © ANDROIDPIT

Nesse sentido, os únicos smartphones que têm uma vantagem são os da série Nexus, uma vez que recebem a atualização diretamente do Google. Inclusive, as prévias para desenvolvedores podem ser testadas exclusivamente em dispositivos da linha Nexus, como mostramos no tutorial abaixo:

Por que as atualizações não chegam ao mesmo tempo?

Como acabamos de explicar, no momento em que o Google libera o código-fonte, as fabricantes precisam adaptá-lo aos seus diferentes dispositivos. O Marshmallow não será o mesmo num Motorola Moto X Play e num Sony Xperia Z3+ tampouco é o mesmo Marshmallow num Samsung Galaxy Note 5 e no Galaxy S6 Edge Plus

A isso devemos acrescentar que cada fabricante decide qual dispositivo vai ser atualizado, algo que pode ser influenciado por fatores de mercado e por uma estratégia chamada obsolescência programada. Antes de atualizar um smartphone antigo, algumas fabricantes preferem lançar um dispositivo novo com o Android Marshmallow embarcado de fábrica. Além disso, obviamente existem muitos aparelhos mais velhos que não podem ser atualizados por questões de incompatibilidade.

Por que outros países recebem as atualizações antes do Brasil?

Cada país tem suas particularidades. Refiro-me a diferentes operadoras, aplicativos pré-instalados, assim como diferentes componentes instalados nos diversos dispositivos. Dessa forma, é necessário realizar testes para evitar que a atualização chegue repleta de bugs. A ordem dessa leva de testes e os primeiros países a recebê-los dependem da estratégia de distribuição de cada fabricante.

Poucos são os fabricantes que priorizam o Brasil em seus cronogramas de atualização, assim como a Motorola fez com o Moto G 2014, que recebeu o Android Lollipop em conjunto com a India, e bem antes do restante do mundo.

androidpit moto g lollipop teaser 2
Moto G 2014 recebeu o Lollipop no Brasil antes do resto do mundo / © ANDROIDPIT

Por que meu amigo recebe as atualizações antes de mim?

Mesmo dentro de um mesmo país pode haver diferença na distribuição de updates. Digo mais, na mesma cidade ou no mesmo edifício. Por exemplo: no elevador vejo que o vizinho tira do bolso um Galaxy S6 igual ao meu, mas com o detalhe de que o dele já está atualizado para o Marshmallow, e o meu ainda não. Não se preocupe! 

É provável que o dispositivo do seu vizinho tenha recebido um soak test, se trata de para pequenos grupos realizados pelas fabricantes. Apesar de o sistema já ter sido testado internamente de maneira exaustiva, sempre podem surgir novos bugs numa distribuição mais ampla.

Por esse motivo as fabricantes enviam a atualização OTA (Over The Air) para alguns usuários. Isso nem sempre é anunciado oficialmente pelas empresas. Passado um tempo, ela chega a todos. Dessa forma, não se desespere: o seu vizinho pode ter recebido o update primeiro, mas o seu certamente virá com menos erros

As operadoras

Se o seu smartphone Android for ligado a uma operadora, sua atualização também pode demorar mais para chegar. Isso se deve ao fato de que não apenas a fabricante, mas também a operadora oferece serviços próprios (e muito bloatware) que devem passar por modificações para que o update possa ser implementado.

Não quero aqui dizer que adquirir um smartphone ligado a operadora seja uma desvantagem por si só. Em muitos casos os celulares com operadoras oferecem aplicativos extras muito interessantes ou assinaturas de serviços bem úteis. 

brasil sim cards operadoras
Operadoras também são responsáveis pelo atraso na distribuição de atualizações do Android / © ANDROIDPIT

O problema entre OTA e root

De maneira geral, para receber uma atualização OTA o smartphone não pode ter sido modificado. Ser root e ter instalado o SuperSU não impede o recebimento de uma atualização via OTA, e sim o fato de ter instalado uma Custom Recovery tipo TWRP ou CWM. Se este for o seu caso, o mais provável é que não receberá a notificação OTA.

Isso ocorre porque um recovery avançado ou personalizado modifica o modo recovery do sistema como um todo. Como solução, sempre se pode flashear um firmware stock, ou seja, da própria fabricante e não modificado.

E aí, o fabricante do seu dispositivo oferece um histórico de atualização em dia? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis Correia 19/ago/2015

    "Por que o seu smartphone não receberá o Android 6.0 Marshmallow?" - Por que você não escolheu bem o seu smartphone. Se tivesse pensado, escolheria algum que tivesse melhores chances de receber alguma atualização. Simples assim.

  • Carlos Silva 19/ago/2015

    Pergunta: "- Por que o seu smartphone não receberá o Android 6.0 Marshmallow?"
    Resposta: Porque é Samsung!

312 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu aparelho celular é um Galaxy J5. Alguns amigos meus que possuem o mesmo aparelho já receberam a atualização do Android 6.0 Marshmallow. Mas por que não recebi ainda sendo que o número de série do meu celular é o mesmo que o dos meu amigos?

  • Acho que o problema não é hardware pois tem celu de entrada que recebeu atualização enquanto intermediário avançado num recebeu.
    Será que no tempo que lancou o galaxy S3 o consumidor não escolheu o celular direito??...

  • Pergunta: "- Por que o seu smartphone não receberá o Android 6.0 Marshmallow?".

    Resposta: Simples. Porque tem gente que já sai comprando o celular e vê na reta ou porque é modinha (igual o Galaxy Gram Prime, todo mundo tem esse lixo de celular). Quando vamos comprar um celular temos que olhar todo a hardware dele, não só a aparência ou porque o seu vizinho tem um e você achou bonitinho. É a mesma coisa de você comprar um Samsung Gram Prime esperando que ele vá receber o Android 6.0 algum dia, pois não vai pelo simples fato de ter um hardware fraco para isso. "Ah, mas é um celular que tem whatsapp, facebook, 8gb de memória interna, todo mundo usa, é tudo que eu preciso etc etc etc bla bla bla". Se é tudo que você precisa, então compre, mas depois que não passar do Android 5.1, não vá reclamar que o seu celular não atualiza mais, porque dessa versão o Gram Prime nunca vai passar, assim como outros celulares de outras empresas como os da LG.

    Dica: Quando for comprar um celular, compre um que seja forte o suficiente para rodar os futuros sistemas da google. Procure saber antes quanto de Memória RAM o celular tem, qual o processador que ele usa e quantos núcleos de processamento e taxa de GHZ ele possui, quanto de memória interna e, uma coisa muito importante que todos vocês tem que procurar saber é se a empresa esta investindo no Smartphone em questão, pois, se a empresa esta melhorando aquele aparelho ali, é bem provável que futuramente ele receba atualizações para o Android.

  • O meu celular é um s6 Edge e não recebeu a atualização, tinha um S6 comum q tinha atualizado. Agora um amigo com um S5 recebeu a atualização antes do meu.... tô ferrado mesmo.

  • Eeeeeeeh!!!!! tô muito feliz se o celu do meu primo que é uma desgraça recebeu o 6.0 o meu que é superior vai atualizar tranquilo eeeeeeehhhh!!!!... ... ...😭😡Vai nada, vai não, quem disse que vai atualizar?

  • Frustração é quando a fabricante atualiza um dispositivo inferior ao seu e depois você olha e o seu não tá na lista(eu tô "brabo"!!)

  • Pelo jeito o Galaxy Note 3 nem aparece mais nessas listas de possíveis atualizações. Esse foi o último aparelho da Samsung que compro. Nunca mais!

  • O meu receberá o MM se for de minha vontade....

  • Embora a NOKIA faleceu eu conheci 3 aparehos NOKIA que nunca vieram para o BRASIL que era a cara do ROBOZINHO os Nokias Concept eles instalavam RAR , EXE , APK E quase tudo. E o tal robozinho assim como o meu NOTE 4 ja recebeu o 6.0 e só faz o mesmo de sempre e foram poucas mudanças e daqui a pouco tá no 10.0 e a mesma coisa . No começo falavam que o robozinho fazia tudo Kkkkkk comprei o Note 4 e baixei o app VU PLAYER e ele só extraiu mas não instalou porque era RAR vai morrer com APK e não e só não intendo porque a NOKIA FOI A FALENCIA SE ESTES SMARTPHONES FAZIAM QUAZE TUDO E FORA O N9 QUE ERA MEGO

  • Tenho um moto g3 xt1550, até hoje não atualizou para o Android 6.0

  • Tenho um moto g2 rodando Android 6.0. Gostaria de saber se ele será atualizado para o Android N

  • Eu tenho um Samsung Galaxy S5 e já atualizei para versão 6.0.1 do Android Marshmallow.

    • Olá amigo. Também tenho um s5 e recebi a notificação para atualização 6.0. Só que estou meio receoso pois no meu aparelho anterior (s4),eu atualizei para o 5.0 e os botões menu e voltar pararam de funcionar do nada após a atualização. No seu s5 atualização deu algum problema ou roda normal?
      Aguardo retorno por favor e muito obrigado.

  • Eu tenho um gran prime ele já veio com Android 5.1.1, Será que ele vai ser atualizado pro 6.0?

    CAV

    • Dificilmente, Francisco.

    • Tomara que a Samsung nos ajuda meu gran prime ja veio no 5.1.1 e a Samsung sabe que o gran prime foi um dos celulares mais comprados da Samsung e não podia atualizar até o Android N por exemplo

      • Não seja ingênuo.
        O objetivo das fabricantes não é ajudar o consumidor.
        As fabricantes querem ver os consumidores satisfeitos unicamente para que eles possam continuar comprando um smartphone dela e ajudar a trazer lucro para a mesma.
        Ela não atualiza um aparelho porque ela quer ajudar o consumidor. Ela atualiza porque é conveniente para ela.
        O Gran Prime VE é apenas o mesmo Gran Prime original com a versão 5.1.1, apenas pra dizer que o Gran Prime como um todo chegou no 5.1.1.
        O Gran Prime VE dificilmente receberá o Marshmallow por dois motivos:
        ► Não era essa a ideia quando a Samsung criou o Gran Prime em 2014, muito menos quando lançou a VE em 2015.
        ► Ela quer que os consumidores comprem algum aparelho da linha J, que substitui todos os aparelhos das linhas Ace, Trend, Core, Win e Gran(d).

      • Nossa já acabou Jessica?

  • Por que o seu smartphone não receberá o Android 6.0 Marshmallow?

    Resposta:

    Porque você comprou um Samsung Galaxy.kkk

    E pra ter os novos recursos do sistema compre um novo aparelho.

    Escolha a sua versão:
    Gran, Neo, Plus, Duos, Slim, Mini ou Lite...

    A Samsung é uma piada..kkk

    • Acho que você não ouviu falar de uma tal de LG, de Asus, de Lenovo, de Xiaomi, da Positivo,...
      Elas são muito piores que a Samsung.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi