O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
149 Compartilhado 68 Comentários

Por que os usuários de Android odeiam apps?

A evidencia é muito clara: os usuários de Android desinstalam a maioria dos aplicativos pouco depois de instalá-los. Há pouco, foi publicado um estudo que indica que 77% dos adeptos do sistema operacional móvel do Google deixam de usar um app 72 horas depois de colocá-lo no seu smartphone. Com mais de 1,5 milhão de aplicativos presentes no Google Play, por que usamos tão poucos?

504A9813
Tantos apps, tão pouco tempo. / © ANDROIDPIT

Por que tão pouco dinheiro?

O porquê dos usuários Android pagarem menos pelos apps, em média, do que os adeptos do iOS é relatimente fácil de responder: um iPhone é um dispositivo muito caro e, em princípio, os usuários da Apple são mais propensos a ter mais dinheiro disponível. Já o do Android está presente em todas as gamas de aparelhos e muitos sequer têm cartão de crédito para comprar no Google Play. 

hero money dinerico
Muitos usuários não querem (ou não podem) pagar por apps / © ANDROIDPIT

Por que tão pouco tempo?

Atualmente, o Google tem mais de 1, 5 milhão de apps. Esse é um número enorme e que mostra que o mercado em questão está claramente saturado. 

A maioria das pessoas faz os apps por diversão ou dinheiro. Se eles são feitos por hobby, sejamos honestos: é muito difícil que cheguem a ser bons. É verdade que há exceções, como o Flappy Bird, mas, no geral, é uma porcentagem ínfima de usuários que vão dedicar seu tempo por aplicativos que não entregam nada.

Pouquíssimos apps feitos por hobby conseguiram fazer sucesso. Flappy Bird foi um deles

E se o app foi feito para ganhar dinheiro, os desenvolvedores vão se preocupar muito mais em encontrar uma maneira para manter os usuários engajados. Isso é obtido se o público fica fascinado à primeira vista pelo programa e o seu criador oferece algum incentivo para que eles voltem.

Esses incentivos costumam ser eficazes, mas também enchem a paciência. Há casos de apps que mandam dúzias de notificações por dia, para te lembrar que você não está utilizando o programa. E com isso, boa parte daqueles que se apaixonou pelo aplicativo agradece pelos lembretes, pois eles não se esquecerão de desinstalar o app na primeira oportunidade. 

androidpit google play store hero 1
O Google Play Store oferece hoje mais de 1,5 milhão de apps. / © ANDROIDPIT

Outra consideração é que a maioria dos usuários utiliza alguns apps apenas um par de vezes, a cada três meses. Muitos aplicativos são necessários apenas em ocasiões específicas, como, por exemplo, um programa que converte moedas ou um descompactador de arquivos ZIP ou RAR. 

A utilização de apps, na maioria dos casos, é reduzida tão logo o usuário perceba que ele não será de muita utilidade no seu dia-a-dia. Os usuários de smartphones gastam a maioria do seu tempo apenas em aplicativos, fazem parte da sua vida diária, no geral três ou quatro. No Brasil, por exemplo, apps sociais como o WhatsApp, Facebook e Facebook Messenger foram os mais baixados de 2015. Ferramentas como o Google Maps e soluções como o Clean Master também podem estão entre os mais populares.

A verdade é que a maioria dos aplicativos que baixamos é supérfluo, algo para matar o tempo com um pouco de diversão. Mas eles não são algo que pensamos em usar a longo prazo.

AndroidPIT Facebook app uninstall
A prática de desinstalar apps que não usamos dá um certo prazer / © ANDROIDPIT

O que se pode fazer?

Ao que parece, não muito. Vez por outra, aparece um app que ganha o público, torna-se popular, mas logo cai no esquecimento. Isso acontece porque seus criadores não conseguem desenvolver algo verdadeiramente especial para engajar os usuários; ou simplesmente o aplicativo torna-se viciante por um tempo, mas tem uma limitada esperança de vida. 

O fato é que os únicos apps que a maioria dos usuários tende a usar durante um longo tempo são aqueles que dão acesso a entretenimento (YouTube, Spotify, Netflix), comunicação com as pessoas queridas (Facebook e WhatsApp) ou um uso prático no dia-a-dia (Google Maps, Chrome).

Tente ir mais além da relação dos dez melhores apps do Google Play. Você vai descobrir muita coisa legal

Além disso, poucos usuários são propensos a aventurar-se além da relação dos dez melhores apps eleitos pelos editores do Google Play, tornando mais difícil o descobrimento de aplicativos com potencial. Sim, existem muitos programas divertidos ou úteis pela loja afora, mas encontra-los torna-se uma tarefa complexa para a maioria. 

AndroidPIT privacy hero
Não esconda um app legal que você descobriu para si. Compartilhe-o/ © ANDROIDPIT

Mas o estudo sobre os 77% do início do texto ainda oferece uma luz no fim do túnel. Ainda que essa porcentagem gigantesca abandone os apps depois de 72 horas, ao menos, eles os testam. 

Nós, usuários Android, somos os únicos que podemos remediar essa situação. Não hesite em dar boas avaliações aos seus apps favoritos. Compartilhe com seus amigos e familiares os aplicativos que, de fato, te ajudam de alguma forma e que, de outra maneira, nunca seriam descobertos.

Nós, usuários Android, somos os únicos que podemos ajudar uns aos outros a achar apps legais além do mainstream

E você tem alguma sugestão para descobrirmos (bons) apps que costumam ficar fora do nosso radar? Compartilhe com a gente!

149 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

68 Comentários

Escreva um comentário:
  • comprei 2 jogos e um app até hoje, e eles valem oq eu paguei, e eu não compro mais pq não vejo motivo em gastar dinheiro com apps que geralmente são umas porcarias

  • porque no final das contas você só usa aquilo que realmente te importa. Meu caso é Facebook, Whatsapp, FolderSync, X-Plore, TypeApp (email), Shuttle+, PodKicker Pro e Equalizer. coisas que uso todos os dias o tempo todo.

    no resto não faz sentido perder tempo.

  • O que realmente estraga nos apps são de fatos as propagandas, não é a toa que todo celular meu logo que chega faço root para instalar o adaway a fim de ao menos diminuir essas drogas que consomem dados e bateria.

    Por final o que faz de um app que o mesmo seja removido logo depois (meu caso), principalmente em jogos são os famosos pay to win, no qual tem que pagar um valor para conseguir algo mais rápido.

    A um tempo iria comprar o Guitar Hero live para PS4, quando soube que teria essa modalidade desisti na mesma hora, não vou pagar 300 dilmas e ainda por grana em cima de um jogo.

  • Não adianta ter 10 apps sendo que a maioria fica pesando a ram em segundo plano e você mal usa 3

  • Spotify, Whatsapp e Netflix (apps não nativos)
    Sò isso que preciso num smartphone.

  • Minha dica é, instale o que realmente você vai usar, leia as avaliações e teste. Se for bom e útil mantenha. Não significa que não se possa testar apps por curiosidade e as vezes temos surpresas agradáveis. Importante, se o app foi útil mesmo para aquele momento especifico, de uma boa avaliação.Ajuda outros usuários e incentiva o desenvolvedor!

  • Infelizmente são muitos mais nem todos são bons , um ou outro sobre sai o jeito e baixa vários ate acerta um e ir montando sua lista de app favoritos e realmente uteis ; )

  • Gerenciamento de memoria, eu baixo muita coisa que preciso para aquele X momento, depois de um tempo não utilizo mais e adeus.

  • Post parece bom, vou dar 1 estrela, quando ler tudo dou 5 estrelas.

  • Meu sonho é ter um smartphone de 128 GB e nunca mais ter que desinstalar um app a contragosto...

  • Às vezes instalo alguns aplicativos para algo que esteja procurando, apps que fazem tecnicamente a mesma coisa, e daí avalio qual o melhor para mim e logo em seguida desinstalo os demais.

  • Eu não odeio, só instalo os apps que eu realmente irei usar.
    Coisa que as fabricantes tinha que pensar em fazer, deixar o aparelho com os apps padrões e se verem interesse, instalar os apps da fabricante, que nem todos são inúteis (apenas pra maioria rs)

  • Creio eu que não seja ódio, mas sim por uma questão de somente manter no celular aquilo que utilizamos, muitas vezes você baixa o aplicativo para uma determinada ocasião, mas que muito provavelmente não será usado depois, então você simplesmente tira do celular. Outros casos é que você usa um tipo de aplicativo porque está habituado a ele, as vezes enjoa e quer testar outros do gênero, então sai testando e excluindo, até achar algum que o agrade (ao menos no meu caso maioria das vezes acabo voltando ao que eu já usava) . Você acaba seguindo a "massa" por um simples motivo: maioria dos aplicativos populares são os que são o melhor daquele gênero, então por ter uma variedade enorme de aplicativos a se testar, você acaba indo no mais popular por não querer perder tempo testando. Pagar por um aplicativo, só se for a versão paga de um aplicativo que já uso e acho essencial para mim, então vale a pena pagar.

  • Ñ creio que odeiem. Como são tantas opções na Play Store, a grande maioria gratuitos, dá pra experimentar td que tem por lá. A própria loja te incentiva a fazer isso quando indica várias opções de apps semelhantes. O melhor é testar vários e escolher o que se sai melhor.

  • Porque a maioria é ruim, simples... Opera Mini, UC Browser, Shazam, WSP Office, ZArchiver, ES File Explorer, esses são alguns que eu consideros ótimos, o resto ou é bom, ou é péssimo.

  • O motivo é simples: Gostei desse artigo se for bom dou 5 estrelas!

  • É pq tem uns app muito porcaria msm....

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi