O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
518 Compartilhado 152 Comentários

Por que um Xiaomi de baixo custo emociona mais do que um iPhone de 4.000 reais

Quando um telefone de R$ 4.000,00 é lançado, espero que seja especial. Esse é um valor gigantesco para pagar por um produto quando existem tantas alternativas mais baratas no mercado. É por isso que o Xiaomi Mi 5, de cerca de R$ 1.500,00 é muito mais emocionante, permita-me explicar por quê.

As mesmas funcionalidades

Existem telefones Android low-cost como o Moto E que podem ser encontrados por menos de 1.000 reais. Por esse preço, você pode mandar mensagens no WhatsApp, fazer filmes, chamadas de vídeo e instalar praticamente qualquer aplicativo da Play Store. Essencialmente eles têm as mesmas funcionalidades de um iPhone 6s, exceto que custam um quarto do preço.

Claro que o iPhone 6s é mais famoso, melhor construído e tira fotos melhores, tem uma performance e tela melhores, entendo isso. Entretanto, tirando o leitor de digitais, o iPhone 6s e o Moto E são bastante similares nas suas funções.

xiaomi mi 51
Metal, vidro, leitor de digitais, USB tipo-C, a imagem fala por si só / © ANDROIDPIT

A abordagem do Mi 5

Logo, a Xiaomi vai conseguir entregar um aparelho high-end, bem construído, completo com leitor de digitais e todos os badulaques, e ele custará menos da metade do preço de um iPhone 6s básico. É por isso que acredito que esse telefone, o Xiaomi Mi 5, será o dispositivo com melhor custo-benefício quando compararmos o que o mercado oferece em performance e preço.

Todos os modelos do Mi 5 virão com display FullHD (1920x1080, comparados com os 1334x750 pixels do iPhone 6s), processador Snapdragon 820, 3GB de RAM e carregamento rápido. Com essas especificações, ele pode encarar de frente os competidores e ainda ter um design muito bom e bonito.

Conseguir ultrapassar um produto top de linha custando a metade do preço é algo muito, mas muito raro de se ver, e não somente no mercado de smartphones. Quando vemos um dispositivo custar menos que os premium de sua categoria ao mesmo tempo em que entrega uma performance semelhante?

xiaomi mi 5
Detalhes bem construídos e pensados / © ANDROIDPIT

Os iPhones costumavam ser aparelhos lindos, intocáveis, mais limpos e acabados o que qualquer outro oferecido pela competição. Não nego que a Xiaomi tenha se inspirado e muito no design do iPhone, apenas digo que eles o fizeram de forma excelente.

Durante a MWC 2016, a Xiaomi apresentou um smartphone com todos os aspectos premium que poderíamos esperar, e que custa cerca de 1100 (1.999 CNY), e isso ainda me choca.

xiaomi mi 53
Um tanto inspirado no iPhone / © ANDROIDPIT

Por que um Xiaomi de baixo custo emociona mais do que um iPhone de 4.000 reais

É claro que todas as conclusões que tirei aqui são baseadas unicamente em suposições: só tivemos um hands-on com o aparelho por um período curto de tempo. Ele pode ser lançado com vários problemas e bugs, e o iOS é provavelmente preferível à MIUI.

Nossa comparação entre o Xiaomi Mi 5 e o iPhone 6s já explica muito como eles se comparam. E para deixar claro, não digo que o Mi 5 será melhor que o iPhone 6s, apenas que será mais emocionante. E é mais emocionante e emocionante porque o Mi 5 anunciou ao universo dos smartphones "vejam como eu posso ser bom", enquanto o iPhone 6s só disse "eu sou tão bom quanto um telefone que custa metade do meu preço".

A minha reação não é porque não gosto da Apple, do iPhone ou do iOS, mesmo. Por si só, sem levar em conta os competidores, acho o iPhone um telefone incrível.

Mas o que se pode fazer? A Xiaomi vai lançar um telefone muito legal e cobrar muito pouco por ele. Como isso não é mais emocionante?

Vocês concordam comigo? Deixem suas opiniões nos comentários.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 10 meses

    Não sei pq essa babação toda em cima da Xiaomi. A empresa se lixa pro mercado brasileiro. Um aparelho desse aí que dizem ser bom, top dos top, ela nem lança por aqui. Consumidores interessados tem. E isso sem saber se será realmente barato se vier. Na minha opinião não merece audiência. Desse jeito não.

  • Tiago Santana há 10 meses

    A comparação é da utilização do smartphone e não dos aparelhos em si. Acho imbecil quem compra um Iphone no Brasil, isso já não se trata mais de Status ou mesmo de um bom smartphone, é fato que a Apple assim como a maioria das empresas estão se lixando para os Brasileiros, prova disso é preço praticado. Sempre com a velha desculpa, hora o dólar, hora os impostos, hora os dois juntos. Mas não mencionam os lucros exorbitantes que tiram do Brasileiros! Que a Mi continue assim, fazendo algo bom e barato! Mesmo que não venha para o Brasil!

  • Leandro Marques há 10 meses

    Comparar um iPhone 6s com um Moto E? Velho, para que ta feio... Acho engraçado alguns editores daqui do AndroidPit que gostam de alfinetar a Apple com esses tipos de comparações, e quando fazem alguma matéria em que tiram fotos na redação, aparece um MacBook na mesa deles e que ainda usam pra escrever a matéria hahahahahhaha aja cara de pau!!! Mas se é para fazer uma comparação esdrúxula entre um low-end e um High-end, pq não comparar com um que use o mesmo sistema?! Galaxy S7 vai custar mais de 4.000,00 e o Moto E que custa uns 600,00 tbm faz a maioria das coisas que ele...

  • Fellipe Paz há 10 meses

    Tirando a tela, processador, gpu, flash, leitor de digital, mudando o sensor da câmera, tirando o material, tirando o forced touch é igualizinho o Moto E kkkkkk

  • Renata Teles há 10 meses

    Parei no "Entretanto, tirando o leitor de digitais, o iPhone 6s e o Moto E são bastante similares nas suas funções.

152 Comentários

Escreva um comentário:
  • é engraçado como o povo trata de criticar o editor sem ao menos entender o que ele quis dizer, realmente concordo com o que disse e seria um sonho que a xiaomi trouxesse o aparelho para cá porém nosso país não é mais um bom investimento e acredito que a xiaomi saia daqui após acabar o estoque do redmi 2 pro

  • Se tratando custo beneficio moto e sem sombra de dúvida

  • qual é valor do SAR deste aparelho?

  • Os editores do AndroidPit, poderiam fazer uma matéria tipo: ''Esse é meu smartphone de uso pessoal, e o de vocês, qual é?'' . Duvido que não vá aparecer nenhum iphone, ou que alguém tenha um Moto E ou Moto G.

  • Do que adianta se não virá para o Brasil? Como sempre aqui só chega produtos péssimos e por preços absurdos.

  • Não entendo tanto comentário negativo em cima da Xiaomi, dizendo que a empresa não se preocupa com os brasileiros.

    Uma empresa que te chama no chat do Facebook pra passar no escritório deles qualquer tarde pra tomar um café e jogar papo fora, que convida os fans da marca pra um happy hour open bar com sorteio de brindes, smartbands, e celulares. Que passa o dia conectada as redes sociais interagindo com seus clientes, dando atenção e elogiando os fans e que se preciso ligam no seu celular pra te tirar uma duvida ou pra oferecer suporte, que aposta na qualidade dos seus produtos e tem a politica de trazer um preço justo aos seus consumidores em um mercado onde a concorrência sabe que a maiorias são leigos e compram celulares pela marca ou pelo status que o valor do produto substancialmente trás. Uma empresa assim deveria ser recebida de braços abertos pelos brasileiros, merece parabéns.

    A Xiaomi é uma das maiores fabricantes de smartphones da China, onde seu mercado já é consolidado, no Brasil , que é seu primeiro mercado fora da Ásia, ela não tem a mesma facilidade de expandir seu portifolio de produtos como la na China, nem vai lançar um produto no mercado sem devida estrategia para que esse produto não venha com um custo/beneficio adequado a sua filosofia, mesmo assim, continua ativa e buscando sempre o melhor pros seus clientes. Nem o Galaxy S7 ou LG G5 que foram anunciados junto com o Mi5, já estão a venda no Brasil e praticamentos todos os smartphones vendidos por aqui, pelas empresas concorrentes, não trazem o devido equilíbrio entre qualidade, custo e especificações.

    Portanto, quem conhece um pouquinho do que é a gigante Xiaomi, sabe que não é questão de ela não dar atenção ao Brasil, muito pelo contrario, ela é uma das unicas empresas que não visam lucro em vendas e dinheiro no bolso e sim agradar os fans da marca e fazer essa comunidade de fans crescer e vai buscar trazer o melhor custo/beneficio pra o Brasil. Não vai apenas lançar produtos sem se preocupar com o valor final dele sabendo que seu consumidores vão comprar apenas pq o tal produto é de tal marca.

    • Tô quase chorando.... Que empresa adorável....
      É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Calma aí! Ela vai distribuir smartphones para os fãs das comunidades carentes no natal.

      • Andreu comprou uma powerbank replica da marca e não gostou, agora fica tentando iludir as outras pessoas dizendo que a marca não é boa kkk por favor, se não conhece não comenta. E se você é dos que não se importa em ser ignorado pelas empresas, com seus péssimos atendimentos e que fazem pouco caso com os brasileiros cobrando preços exorbitantes que não condizem com a realidade, não se importa de pagar quase 5mil dilmas em um aparelho, parabéns. Mas tenho certeza de que você seria um dos que iria comprar um produto pensando em seu CxB e na assistência pós compra que vai ter, por que pelos seus comentários parece ser uma pessoa inteligente.

      • Replica é por sua conta né? Quer q t envie por email a nota e a foto do produto? Eu gosto de usar o que é bom, sem choradeira com relação a preço, nunca iria plugar qualquer porcaria no meu aparelho que custa caro querendo economizar. Resolvi experimentar a marca começando pelo power bank e achei ruinzinho, xing ling. Td bem. Agora esse papinho seu de marca filantrópica por favor né. Ela, assim como as outras, quer é seu dinheiro, vender seus produtos, ñ fazer amizades e tomar café kkkk
        Ou ela cresceu na China assim? Mais fácil ter sido copiando marcas grandes e explorando a mão de obra escrava daquele país. Abre os olhos Rafael.

      • Errei ao achar que você era inteligente, perdão. E sim, a Xiaomi e muitas das outras marcas chinesas então crescendo na Ásia e em outros mercados por explorarem menos dos seus consumidores e os tratando com respeito. Mas muitos dos brasileiros estão acostumados as empresas que preferem repassar custos para os clientes ao invés de investir em novos modelos de mercado e é por isso que todas as grandes marcas estão perdendo espaço para marcas chinesas que fazem produtos de qualidade a preço justo, ou "xing-ling" como você mesmo disse .

      • Essas marcas só fazem sucesso msm em países de terceiro mundo igual ao Brasil, que a população mal consegue sobreviver dignamente. É onde eles entram com esses produtos baratos e de qualidade duvidosa. Lá na China cresceu pq o povo é praticamente escravo, trabalha muito e ganha quase nada. Como que vai usar outra marca? Se CxB fosse tudo só se vendia produtos baratos no mundo. E não seria só smarts ñ. Só venderia carro barato, casa barata, tv barata, roupa barata. Então não seja tão alienado e fanboy de marca nenhuma. Principalmente de uma Xiaomi da vida, pois ela nem se fixou direito aki no Brasil. E se ela for embora? Vc vai chorar e ficar órfão.

      • amigo o que voce defende,voce acha que pagar 3.200 no smartphone e normal para o brasileira e todos querem ter coisas que tem qualidade entao nao venha falar besteira e chamar as pessoas de fanboy voce e que estar se colocando como um fanboy da samsung.

      • Se eu pago é problema meu. E tb ñ sou nem nunca serei o único a fazê-lo. Só ñ faz tb pq ñ pode. Vá tomar café na Xiaomi vá. Asshole.

      • entao nao fique se desfazendo das outro fabricante e achado que a sua e melhor para de ta cuspindo no pe.

      • Vc m viu citando Samsung aki? E qm falou em preço de aparelho foi vc. Se o valor q eu pago ou deixo de pagar t incomoda, ñ critique. Vai estudar, arruma um emprego decente e depois disso vc posta aí ql aparelho vc comprou.

      • trabalho e meu trabalho e honesto por isso procuro pagar um preço honesto em minhas compras nao sou sou politico e nem traficante.

      • Mesmo assim eu vou torcer pra vc melhorar de condições financeiras pra ver se vc para de se incomodar com o valor dos objetos alheios.

      • kkkkkkkkkkkkk,se voce deixa essas fabricantes lhe roubar e compra delas seus produtos e acha que isso e ter condiçoes financeira voce nao sabe o que e posso ou nao posso e isso nao importa para voce.

      • Problema meu. O dinheiro é meu. E nem me importo se pode ou ñ. Já sei a resposta msm. Vc tem muita é falácia.

      • entao fique com sua fabricante que so fabrica aparelho resistente,kkkkkkkkkkkkkk.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi