O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
253 Compartilhado 163 Comentários

Porque tenho e continuarei tendo um smartphone topo de linha

Há uma semana, minha colega de redação, Rosa Donoso, escreveu um artigo falando sobre os motivos que a levam a não ter um smartphone topo de linha. Apesar de respeitar a opinião dela, preciso dizer que penso de uma forma completamente diferente. Depois de ter o meu primeiro high-end, nunca mais conseguirei fazer o downgrade para um intermediário novamente.

Desde maio de 2014, o meu smartphone é o Xperia Z2, da Sony. Ou seja, já faz dois anos que utilizo o aparelho diariamente. Isso significa que o meu smartphone passou por três atualizações do sistema operacional: Android KitKat (lançamento), Android Lollipop e, desde a semana passada, o Android Marshmallow.

Esta não é uma ode ao Xperia Z2, mas às possibilidades de um topo de linha

Entretanto, essa não foi a característica que me fez optar pelo Z2 na época do seu lançamento, mas a qualidade do áudio e a tecnologia de cancelamento de ruído dos fones de ouvido. Depois de testar essas funções e me apaixonar pelo conjunto da obra do aparelho, resolvi comprá-lo.

Meu smartphone passou por três atualizações do sistema operacional

Comprar um smartphone topo de linha, poucos meses após o seu lançamento é uma decisão que deve ser bem pensada, visto que o dispositivo poderia baixar de preço um ou dois meses depois de chegar às lojas. Entretanto, queria tudo o que o Xperia Z2 oferecia naquele momento e resolvi fazer a compra. Da qual nunca me arrependi.

A câmera do Xperia Z2 é melhor que a do iPhone 6
netflix 5
A qualidade e brilho da tela do Xperia Z2 continuam sendo superiores mesmo depois de dois anos / © ANDROIDPIT

Estamos em 2016 e a câmera do Xperia Z2 é melhor que a do iPhone 6. Posso confirmar isso sem medo de críticas, pois faço uso dos dois dispositivos diariamente, mesmo o último não sendo meu. Aliás, mesmo uma das coisas que mais me preocupavam quando comprei o Z2, acabou se tornando uma bela surpresa.

Só quem tem um smartphone de vidro sabe qual é a sensação de ver o aparelho escorregar das mãos e cair no chão. Infelizmente, não sou uma pessoa que quando compra um celular corre para adquirir uma capa e/ou adesivo de proteção. Assim, a traseira do meu Xperia Z2 está em pedaços, especialmente ao redor da câmera, mas nunca precisei trocar. Já está assim a cerca de um ano e o aparelho ainda funciona como novo.

xperia z2 camera quebrada
Apesar de ser de vidro, o Xperia Z2 caiu inúmeras vezes, mas nunca precisei trocar nenhuma das suas partes... ainda / © ANDROIDPIT

Caso você ainda não tenha entendido, esta não é uma ode ao Xperia Z2, mas às possibilidades de um topo de linha. Permanecer com o Xperia Z2 por dois anos não é uma tarefa difícil, pelo contrário, como o último update do SO para Marshmallow, o dispositivo ficou ainda mais rápido. O software da câmera, inclusive, passou a oferecer imagens ainda melhores.

O que quero dizer com isso é que, apesar do preço de um smartphone high-end ser alto, o que você tem em troca justifica o investimento. A questão aqui é como você faz esta escolha. Não serei hipócrita a ponto de dizer que se você usa o celular apenas para acessar redes sociais e navegar na internet deveria comprar algo "mais em conta", pois se optasse por um topo de linha, talvez você não precisasse trocar o smartphone pelos próximos quatro anos.

Depois de cinco meses, meu Xperia Z2 foi roubado, a polícia não encontrou o aparelho via IMEI (claro), mas nem por isso optei por um intermediário, comprei um novo Z2. O motivo disso: já sabia que um topo de linha me traria mais benefícios a longo prazo.

Agora me diga você: qual é a sua opinião sobre ter um smartphone high-end?

253 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 10 meses

    Andinho, como disse no meu artigo (que é uma opinião minha por sinal), você faz as suas escolhas com base naquilo que precisa. Usei o Moto G 2013 por um bom tempo, foi uma incrível mão na roda. A Motorola realmente conseguiu suprir uma incrível gama de usuários com o Moto G (qualquer geração). A minha questão aqui não é criticar low ou mid-range, mas dizer que eu sou muito feliz com a minha opção por um high-end em determinado momento, pelas claras questões que levantei no artigo. Pode ser "bla bla bla" para você, mas a minha experiência é que um topo de linha pode me trazer mais benefícios a longo prazo, apenas isso. Jamais irei dizer que um smartphone de baixo custo ou de custo mediano não seja bom. ;)

  • Gustavo Rotondo há 10 meses

    tu tem sorte de ter um z3+ nesse frio que ta fazendo

  • David CD há 10 meses

    Ótima matéria Camila.
    Realmente, é como a Camila diz, quando se tem um top de linha, vc nunca mais quer saber de intermediário. E o xperia z2, como o lg g3, galaxy s5 são smartphone com qualidades ainda de top de linha.
    Eu, mesmo que seja de geração anterior, sempre irei de top de linha.

  •   32
    Renan há 10 meses

    Olha, não é por nada não... mas foi a coisa mais idiota que já li aqui. Vou acreditar que tenha sido irônico.

163 Comentários

Escreva um comentário:
  • Apesar de saber que essa matéria não é exclusivamente sobre o Z2, eu gostaria de saber se a sua bateria é satisfatória? Em comparações a Galaxy S5, LG G3 quem são top de linhas que foram lançados próximos a ele, o Z2 se sai melhor? Atualmente é possível adquirir esses aparelhos por preços de intermediários que são bem inferiores a eles.

  • Concordo plenamente, vale a pena alongo prazo, celular high-range foram feitos com o que tem de melhor pra trazer maximo de conforto e benefícios que os intermediários não tem, eles irão trazer uma vida útil mais longa até vc precisar trocar por um novo, tudo é sempre mais rápido e fluido em um top de linha, vc praticamente não terá problemas com performance do aparelho por bastante tempo. Lógico se tem condições de comprar um vale o investimento, os tops de linha de geração passada são uma ótima escolha pra quem não quer gastar tanto.

  • Tive um Xperia Z1, era um ótimo aparelho porém me decepcionei bastante com a assistência técnica da Sony. Agora estou com o Vibe A7010 e estou gostando muito do aparelho!

  • po pera ai, camera do xperia z2 melhor que do iphone 6????????????????? huuuuummmmmmmm sera que não existe nada tendencioso ai?????? pq essa afirmação????? pelo megapixel?????? melhor rever esse comentario, meus irmao tem um z3 e achei a camera do z3 inferior ate do aque do moto x play da minha esposa, e pior camera lenta lenta lenta, 8 anos pra bater!!!!1 isso é fato pois tenho acesso aos 3 smarts que falei e ja tive um iphone 6 e hoje possuo um note 5!!!!!

    • Um colega meu, que ja teve um IPhone 6, me disse que a câmera do Z2 é superior, só não posso dizer, a noite por não poder comparar, mais durante o dia, e claramente superior. Eu tenho um Z2, e não teria nenhum problema em admitir se fosse pior, agora a frontal é realmente bem fraca, muito ruído!

  • Meu primeiro Smartphone foi o Moto G1, e vou te dizer, é como o Gol da VW "pau pra toda obra, guerreiro". Quem fala mau do Moto G, é porque levou uma galhada da mulher ou pé na bunda do chefe (frustrado). Deixei ele com minha esposa e, peguei o LG G4 na BlackFraude 2015, fiquei entre ele e o Note 4. Bom, PT$ 1.200,00 é melhor que PT$ 1.600,00 né, então... E, de quebra, ganhei a MELHOR CÂMERA DO MERCADO (até 2015 claro) e o Slimport " espelhamento 4K a 60fps". O processador pode não ser o melhor, mas roda tudo e esquenta muito pouco. Tá aí minha experiência. Agora, comprar um Smart só porque tem carcaça de metal, tampa de vidro e/ou empresa modinha, tem que ser um imbecil e otário. Abç!

  • Eu tive o Z1 .Era um aparelho espetacular.Mas me decepcionei com a Assistência técnica em Goiânia.
    Sony nunca mais.

  • Bom, faltou comentar o mais básico de tudo, que um top de linha dificilmente trava, ou lhe trará problemas de falta de espaço de armazenamento. Eu tive um Z1 e, após 1 ano de uso, passei pra minha esposa. Funciona bem que é uma maravilha. Já o meu Z3 vai completar facilmente dois anos sem problema algum. Claro, alguma coisa aconteceu, como a tampa lateral do cartão de memória e chip, que soltou e estou atrás de uma nova, pois de resto meu Z3 está perfeito (pouquíssimos arranhões na base, só isso).

    Meu primeiro top de linha foi justamente o Z1. Isso me trouxe algumas lições, e uma delas era justamente a citada no texto, de que o aparelho pode durar bons anos, desde que cuide bem dele. Ter um celular com traseira de vidro pela primeira vez, como foi o Z1, me fez adquirir a capa protetora antes mesmo de pegar o Z3. Além disso, nos tops de linha as fabricantes costumam não nos deixar na mão quando o android recebe nova versão. Pretendo usar meu Z3 sei lá até quando. Ele está em perfeito funcionamento, e eu o utilizo para dezenas de tarefas profissionais sem engasgo. Como tenho experiência com fotografia, a câmera top me atraiu, e percebo que houve pouquíssima evolução nesse aspecto nos smartphones em geral nos últimos anos. Não sinto a menor necessidade de pegar o Z5, por exemplo, ou um iphone 6, ou o Samsung S7 Edge plus (que dizem ter a melhor câmera do momento) só pelas pouquíssimas evoluções ocorridas recentemente.

    Pra me fazer trocar de aparelho, só se ele for roubado, danificado ao extremo, ou se ele realmente começar a ficar obsoleto. Até eu adquirir um top de linha, era cético com essa adoração ao iphone, até porque aqui no Brasil as pessoas pensam primeiro na ostentação por ser o mais caro. Mas agora entendo a fidelidade a um aparelho assim, top de linha. O acabamento de um aparelho assim (pelo menos os da Sony, Samsung e Apple) costuma ser de alto padrão, mais resistente, e o hardware é poderoso, evitando falta de espaço na memória e travamentos.

  • Só tenho um top que é o iPhone 4S, estou bem satisfeito com ele até hoje, atualizado, ligeiro, olha que ele é de 2011

  • Chama-se brio o fato de não querer regredir. Peguei o mesmo costume e procuro sempre ter o top de cada SO móvel, exceto iPhone.

  • Já tive um S2 (na época era o topo de linha) e me arrependi. Era grande demais e cheguei à conclusão que não preciso de tanto hardware. De lá para cá, sempre optei pelos midrange principalmente pelo tamanho. Hoje em dia, tenho um A3 e não me arrependo. Acho um absurdo pagar mais de mil reais por um smartphone. Prefiro um notebook.

  • Tenho um S5 e ficarei com ele por um bom tempo, Snapdragon 801, leitor biométrico, Led infravermelho, bateria removível, capas sview show, Quad Core, resistente a água e poeira, usb 3.0, caracoles, pagar por um Upgrade com todas essas funções num top novo sairia salgado.

  • Para mim é indiferente a marca, o importante é funcionar bem.

  • Gosto do Z2 principalmente por parecer muito com o z5 que eu quero demaaaais

  • Tem um vídeo no youtube que pode te ajudar na escolha kkkk
    procure por idiots

  • Para mim, ter um celular high-end tem que durar mais do que as fabricantes pensam que duro. Pagamos duro para ter as melhores especificações e 1 ano depois já é considerado obsoleto por várias massas de pessoas.

  • É possivel ter sim um celular top de linha, o problema maior é que as pessoas querem ter os lançamentos do ano e se gabarem por ter um s7, 6s e etc. Hoje você ja encontra galaxys6 mais baratos e vários outros tops... Falo da Samsung pq os celulares desvalorizam demaaais e se esperar um pouco vc sempre vai ter um top...

  • pq você é rico kkkk

  • Você tem e continua com um topo de linha porque você tem condições de comprar!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi