O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
22 Compartilhado 14 Comentários

Galaxy S5 e as principais tendências para 2014

Em 2013 tivemos a explosão do mercado mobile, o Android se tornou um sistema operacional mais fluído, mais desenvolvedores disponibilizaram aplicativos na Play Store, os smartphones ficaram ainda mais rápidos, as telas passaram a ter ainda mais resolução e qualidade. Mas o que esperar para 2014, você arriscaria algum palpite?

android ausblick
O que 2014 nos reserva em relação ao Android? / © gmark1/flickr.com, AndroidPIT

A CES 2014 será a vitrine para tudo aquilo que veremos ao longo deste ano. Por isso, vale muito a pena prestar atenção naquilo que será mostrado e expeculado nesta que é a feira de tecnologia mais importante dos próximos meses. Mas enquanto a CES ainda não chega, me arrisco a dar alguns palpites daquilo que está por vir com base nas tendências de mercado.

Telas com resolução estratosférica

Em 2014 veremos telas com mais pixels. Além dos já estabelecidos televisores 4K, smartphones e tablets oferecerão ppi's além do alcance. Se você acha que paramos nas mega-resoluções de 1920 x 1080 pixels, está errado. Já existem protótipos com 2560 x 1440 pixels, visto apenas em tablets até agora, porém, este ano veremos tais especificações entrando no universo dos smartphones high-end.

Smartphones como solução inteligente

Em 2013, presenciamos a corrida pelo melhor processador. No início do ano a Qualcomm apresentou o Snapdragon 600 e o Snapdragon 800, que ditaram a tendência até a chegada do chip A7 de 64 bits da Apple. Por mais que o investimento em velocidade de processamento de dados seja certo para 2014, a minha aposta serão os smartphones como soluções inteligentes e mais acessíveis. O Moto X e o Nexus 5 são exemplos de dispositivos que apostaram mais na experiência do usuário que no hardware em si, especialmente no primeiro caso. Assim, neste ano, existem grandes chances de vermos as fabricantes focando em recursos específicos com o objetivo de entregar soluções inovadoras.

Ultra Câmeras

As funções e modos de câmera representam significativo tempo nas apresentações de lançamento de novos smartphones, e isso vai do iPhone 5S ao Moto G. Os sensores foram otimizados e pixels aumentados para entregar imagens com mais qualidade em em boas condições de luz. Porém, em ambientes com baixa luminosidade, os smartphones ainda possuem seus muitos limites.

O fato é que em 2014 a tendência é vermos câmeras melhores, especialmente porque este será um dos pontos que irá distinguir as fabricantes umas das outras. Além do investimento em hardware, teremos mais atenção dedicada ao software das mesmas. A função HDR deve vir nativa na maioria dos aparelhos, bem como o recurso de estabilizadores de imagem devem ser incorporados ao sensor de movimento dos smartphones. Na seção de vídeos, a resolução 4K provavelmente irá prevalecer, pelo menos no setor de dispositivos high-end.

Dispositivos "wearable" vem com tudo 

Em 2014, a Google prometeu colocar o Google Glass à disposição de um número maior de usuários. Samsung, Sony e empresas alternativas devem entregar a segunda geração dos seus smartwatchs e pulseira. Assim, os chamados "dispositivos wearable" tendem a ganhar ainda mais espaço. Se levarmos em consideração que a "corrida" pela tela flexível ou curva já gerou gadgets como o Galaxy Round e o LG G Flex, é possível que os próximos aparelhos "vestíveis" já venham com um design mais criativo e funcional.

Redes 4G e maior velocidade de conexão

A promessa de 2013 foi construir as bases para que a cobertura da rede móvel de 4ª geração pudesse chegar ao máximo de usuários em 2014. Pois bem, não precisa ser vidente para saber que a tecnologia LTE será o hit do ano. Cada vez mais celulares de classe média suportam o padrão móvel de alta velocidade, porém os planos ainda são muito caros para a grande maioria dos usuários. Vamos torcer para que em 2014 isso mude.

Aplicativos Android mais completos e caros

Ontem, no ano passado, os jogos freemium colocaram a receita do Android mais próxima a do iOS. Com o aumento do número de usuários de smartphones rodando com o OS da Google, a Play Store se tornará cada vez mais importante para desenvolvedores. Com isso, o aumento do número de apps bem feitos e funcionais tende a crescer ainda mais em 2014. 

Com base na sua experiênica, o que 2014 nos reserva no que toca o mercado mobile?

14 Comentários

Escreva um comentário:
  • Feliz 2014!! Na minha opinião, as novidades nos celulares high-end ficarão por conta das telas flexíveis ou meio flexíveis, ocupando 100 % da área frontal dos mesmos; melhorias consideráveis nas câmeras dos smartphones, aproximando-as das câmeras dedicadas e profissionais. Mas baterias mais duradouras, seriam mais do que benvindas.

  • Para mim, melhor celular será o sucessor do Moto X, um 2 talvez.
    A tendência que mais queria que se concretizasse seria a invenção de uma bateria em que a carga durasse pelo menos uma semana num smart consumista, tipo o GS4.

    • Se tirarem um ano pra se dedicar só em oferecer uma bateria digna com o aparelho que vendem já valeria a pena passar o ano sem essas outras novidades.

  • Essa historinha de que "android trava" já está muito ultrapassada.
    Tive um S2 por muito tempo e recentemente tinha um S4, raras vezes algum deles travou
    Minha melhor amiga tem um Iphone 4 (ou 4S, seilá. São todos iguais) que trava em 70% das vezes que ela joga Candy Crush.
    Espero que esse ano tenhamos a entrada de alguma tecnologia de bateria, por mais que chegue cara em um primeiro momento, a tendência será ficar mais acessível.

  • o android perde muito pro ios em qualidade dr apps, e ele trava... n sri o kut kat pois n pude testalo, toda via acho que as tecnologiad vestiveis vão ganhar novos concorrentes e acho que esse ano vai ser uma corrida por camera processador e tela a maioria das empressas vão esquecer do usuario

  • Boa noite, feliz ano novo a todos! Primeiramente gostaria de parabeniza a Camila por esse belo artigo, um super resumo das tendencias para 2014. E por fim frisar que concordo com o Jefferson, pois um ponto muito importante sem sombra de duvidas e que faz toda diferença em um smart é uma bateria boa, e isso também é um sonho para muitos usuários. Poderiam pesar em uma bateria inovadora, e que aguente pelo menos um dia de consumo elevado e de jogos frequentes. Um outro ponto muito importante é a questão do preço, de por quanto essa tecnologia toda vai ficar, e principalmente aqui no Brasil. Torço que a Motorola juntamente com o Google continue lançando smarts com preço justo, assim como já vem acontecendo com a linha Nexus e a Nova linha Moto do Motorola. Confesso que pela primeira vez vi um smart chegar com o preço realmente justo aqui no Brasil, não poderia me refir a outro, senão ao Moto G, pois o seu preço não fica muito elevado, se comparado com o seu valor no exterior.

  • :)

  • shows de bola

  • Espero que a google adicione mais recursos aos seus aparelhos, pois acho q é por isso que o moto x não vende tanto. E é por isso que a Samsung domina o mercado.

    • Você comeu cocô? O Moto X já chegou com recursos simples, mas muito úteis e funcionais, como os comandos de voz, por exemplo. A Samsung enche seus aparelhos de recursos de utilidade questionável e que só servem pra torrar a bateria e consumir memória.

      • Eu entendo, mas só pode ser por isso que as pessoas compram Samsung. Eu acho q deveríamos ter algumas forma de temos tais recursos no nosso sistema aberto.

  • Concordo com o Jefferson !
    Desejo um ótimo 2014 a toda equipe Android Pit. Minha revista eletrônica de tecnologia preferida.

  •   60

    bom dia, feliz ano novo a todos, eu espero que em 2014 comecem a resolver o calcanhar de aquiles de todos os smartphones, que finalmente apareçam gadgets com baterias que não acabem no meio do caminho (dia) .

  • Primeiro post do ano... E o melhor, ótimo!
    Parabéns equipe AndroidPit.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi