O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 54 Compartilhado 5 Comentários

Privaty: aplicativo brasileiro criptografa mensagens do Facebook

Vivemos um momento em que a preocupação com a segurança dos dados está cada vez maior, com diversos casos de espionagem e violação de privacidade a cada dia. Pensando nisso, três jovens de Minas Gerais lançaram um aplicativo que promete ajudar a proteger a privacidade nas conversas com amigos no Facebook. A iniciativa se chama Privaty e o app impede que o conteúdo das mensagens do chat do Facebook seja visualizado por terceiros, mesmo se o usuário esquecer o Facebook aberto em uma computador público ou no PC de um amigo, por exemplo. 

859819 526453054109773 724920516 o
App criptografa mensagens do Facebook; somente remetente e destinatário podem decifrar o código / © Privaty

Como funciona

O Privaty é um aplicativo gratuito que criptografa as mensagens do chat do Facebook, de modo que somente os usuários do programa que estejam envolvidos na conversa podem decifrar o seu conteúdo. Caso o seu perfil na rede social seja invadido ou algum amigo se aproveite que você esqueceu sua conta aberta em algum computador, o invasor não conseguirá ler as mensagens codificadas. Ao invés da mensagem original, será exibido um código em uma combinação de letras e números.

privaty2
© Privaty

Em tempos em que cresce a preocupação com a segurança das informações, acredito que a ideia do Privaty certamente tem grande potencial para uma adesão massiva. Isto será decisivo para o sucesso da iniciativa, uma vez que o outro participante na conversa também precisa utilizar o app para ter acesso às mensagens codificadas. Interessante será ver o mesmo conceito aplicado também a outros serviços, como mensagens no WhatsApp, SMS e até mesmo email.

Lançado há apenas 15 dias na Play Store, o Privaty tem cerca de 700 downloads e acaba de receber uma atualização baseada no feedback dos usuários. Esta atualização trouxe suporte aos idiomas inglês e espanhol, além de ajustes visuais e melhorias de performance. Por enquanto, somente o app para Android está disponível. A versão para Windows Phone deverá sair em Dezembro e o app para iPhone no início de 2014.

Gostou da ideia do Privaty? Faça o download aqui e deixe seu comentário! 

54 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:
  • +tales você está absolutamente correto pude observar! mas o problema é que a maioria dos meus amigos não usam android! Obrigado pela ajuda!

  • Exatamente, +galaxy s4 e +Felipe Nunes. Existe um cadeado no app que controla a codificação das mensagens. Com o cadeado fechado, somente se os dois possuem o Privaty é que as mensagens poderão ser lidas. Se você abrir o cadeado no aplicativo, isto libera a mensagem da criptografia e assim ela aparece normalmente, independente do outro usuário ter o app.

  • rapaz nem tenho mais certeza do que falei em +Felipe mandei uma mensagem criptografada pra uma mina e então não sei o que houve que ela não entendeu.. Acho que em vez de visualmente eles substituírem os números pela mensagem eles mandaram mesmo os números. . Quem vai entender?? Acho que pra entender só os dois tendo o privaty!

  • Mas será que as pessoas do Privaty não conseguem de algum modo ver as mensagens enviadas? Fico muito na dúvida quanto a isto.

  • oshi gostei demais! o aplicativo manda a mensagem e quando você entra no face normal a mensagem que você mandou no App privaty está cheio de número criptografado!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi