O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 189 Compartilhados 80 Comentários

Problema com a bateria do Note 7 vem da falta de rigor nos testes da Samsung

Mais cedo, o canal Bloomberg Technology apontou que o problema com a bateria do Galaxy Note 7 estaria ligado ao fato de que a Samsung tenha acelerado a produção do aparelho para que este estivesse disponível antes do novo iPhone 7 Plus. Contudo, muito antes disso, o grande problema da fabricante sul-coreana foi não ter testado propriamente a bateria do aparelho antes de colocá-lo no mercado.

A Apple sempre anuncia seus novos dispositivo do segundo semestre no mês de setembro e, uma semana depois do lançamento, os mesmos estão disponíveis para a compra. E se olharmos para os últimos quatro lançamentos da série Galaxy Note, o Galaxy Note 5 também chegou ao mercado em agosto.

Essa estratégia de adiantar as vendas da linha Galaxy Note não é uma novidade

Logo, essa estratégia de adiantar as vendas da linha Galaxy Note não é uma novidade, já que a fabricante sul-coreana teve um intervalo de praticamente um ano entre um lançamento e o outro. Mais do que isso, entre a chegada do Galaxy Note 4 e do Galaxy Note 5, quando tivemos mudanças significativas no design da linha, a Samsung teve uma janela de apenas 10 meses.

Modelo Disponibilidade
Galaxy Note 7 Agosto, 2016
Galaxy Note 5 Agosto, 2015
Galaxy Note 4 Outubro, 2014
Galaxy Note 3 Setembro, 2013

A Samsung se perdeu na zona de conforto

Quando o assunto é a fabricação de peças e acessórios, a Samsung possui um grande know-how. Mas o problema que ocorreu com a bateria desenvolvida por uma das suas subsidiárias mostra quão relapsa a equipe de engenheiros da fabricante foi em relação aos rigores dos testes do hardware do aparelho.

Ainda de acordo com a matéria da Bloomberg, um executivo ligado à uma operadora de telefonia afirmou que os testes do Galaxy Note 7 começaram em maio deste ano, mas que o foco foram a performance da antena e a velocidade de transferência de dados, e que o problema com a bateria não foi descoberto. Contudo, é curioso notar que assim que as primeiras unidades do Galaxy Note 7 chegaram ao mercado, os problemas começaram.

CR
Camila Rinaldi
O que faltou ao Note 7 foi testar a sua bateria com muito mais rigor, não necessariamente tempo.
O que você acha?
240 participantes
50
50

Como já havia dito no meu review do Galaxy Note 7, a Samsung informou que o problema com a bateria do aparelho se deve a um erro na produção da mesma, que acabou levando a uma maior pressão interna das placas, colocando polos negativos e positivos em contato dentro das células da bateria. Isso acaba provocando um calor excessivo, que causa a explosão.

Em outras palavras, a bateria dos aparelhos danificados era muito grande para as dimensões do smartphone, o que acabou causando um curto-circuito. Em relação ao modelo anterior, o Galaxy Note 7 veio com uma bateria com 500mAh a mais. Porém, isso não deveria ser um problema para a Samsung, que anunciou o Galaxy S7 Edge com uma bateria com capacidade para 3.600mAh, em um corpo com dimensões bastante reduzidas.

Modelo Bateria (mAh) Dimensões
Galaxy Note 7 3.500 153.5 x 73.9 x 7.9 mm
Galaxy Note 5 3.000 153.2 x 76.1 x 7.6 mm
Galaxy S7 Edge 3.600 150.9 x 72.6 x 7.7 mm

Acredito ser realmente generalista apontar o erro da bateria do Galaxy Note 7 à concorrência com o novo iPhone. A Samsung teve o tempo necessário para investir no desenvolvimento do aparelho. Mas, o que realmente faltou, foi testar com muito mais rigor a bateria do aparelho, não necessariamente tempo. Afinal de contas, será que 10 ou 20 dias a mais teriam salvado a empresa deste desastroso cenário? Acredito que não, mas um teste mais minucioso dos componentes do smartphone poderia ter evitado este problema.

Na sua opinião este problema com as baterias do Galaxy Note 7 estão diretamente ligadas ao fato da Samsung querer que o Note 7 chegasse antes às prateleiras das lojas ou foi realmente uma falta de rigor ao testar o dispositivo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leandro Marques há 2 meses

    Situação difícil a da Samsung, pois a linha note sempre gera muitos rumores e expectativa antes do lançamento. E com todos esses problemas as vendas não serão o esperado e isso com certeza irá comprometer até futuros lançamentos, pois nesse momento a confiabilidade da Samsung está muito baixa.... Até o note 7 do Dudu Rocha Tec deu pau, não explodiu mas morreu do nada, sinceramente não arriscaria meu dinheiro nesse smart.

  • Waldiney Santos há 2 meses

    Tempo não faltou, nem foi pressa, pois o lançamento foi de 1 ano após a geração anterior, talvez tenha faltado maior rigor nos testes, já que é notório que determinado lote de baterias e de celulares é que foi afetada. Foi um erro de produção, em que não foi observada tal gravidade.

  • Andreu Vasconcelos há 2 meses

    Deixa eu ganhar na Mega que eu presentearei todos os participantes do site com um 😆

80 Comentários

Escreva um comentário:
  • Minha opinião. Um erro de projeto da bateria, e não necessariamente da própria Samsung. Da empresa que fabrica a bateria sim, acredito que cometeu um erro gigante em engenharia ou sei lá o que. Mas não podemos crucificar a Samsung por isso. Vide Apple e demais, utilizam componentes terceirizados, fabricados por subsidiarias, tal como essa da Samsung. O problema em meter o pau é que o pessoal pensa que a marca Samsung, a marca Apple, a marca LG, são as únicas responsáveis quando acontece esse tipo de coisa, mas se esquecem que a maior parte delas, só "pega as peças" e monta o aparelho. enfim, minha opinião. Ah, e realmente considero isso perigoso pra caramba, imagina isso o dia todo em sua mão, ou em sua mesa de trabalho numa sala fechada, ou colado na sua cara explodir!! Ainda bem que meu S6 ficou e ficará de boa por uns bons 2 anos.

  • Pelo menos ela não lançou uma capinha chamada bumper para melhorar o sinal e mascarar um um defeito de fabricação, nem mesmo pediu para usarem capas pois os telefones riscavam ou descascavam . A Samsung está sanando o defeito de fabricação, o problema maior disso tudo é que ela é a maior fabricante e todos irão cair em cima da mesma desmerecendo um ótimo produto. E todos os portais fazendo matérias sobre uma "má qualidade da Samsung" parece ser pretensioso e matérias compradas para sujar a marca. Com carros vive acontecendo o tal recall, mas se tratando da Samsung todos caem em cima da mesma.

  • so tem uma nome para isso,irresponsabilidade.

  • Vamos ao meu ponto de vista. A Samsung é uma empresa líder no seguimento mobile e em vários outros, como TVs, aparelhos domésticos e por ai vai. Não acredito que faltou tempo a Samsung para impedir tal situação, e acho que a justificativa de ter feito mais testes não ser totalmente acertada. Claro que mais testes aumentariam as chances de que o problema fosse solucionado antes que o produto chegasse ao mercado, mas não podemos afirmar com convicção isso. Muita gente tá crucificando a Samsung pelo problema, mas, se não estou enganado, as baterias são elementos que passam por verificações dos órgãos reguladores, FCC nos Estados Unidos e Anatel no Brasil para atestar justamente a segurança e se atente as normas técnicas exigidas. Foi um trágico acidente para a empresa e possivelmente poderia ser evitado com mais testes, mas a empresa está fazendo de tudo para finalizar a questão e está dando todo o suporte a todos que possuem o aparelho. Vejam que o Iphone 7 mal lançou e já está com problemas registrados. Todas as empresas passam por isso, pois produção em grande escala sempre é uma caixinha de surpresas. O que importa pra mim é a vontade da empresa resolver o problema.

  • Era o que sempre suspeitei! Espero que a Samsung e outras fabricantes testam rigorosamente os seus dispositivos, principalmente no quesito bateria, antes de comercializá-los. Tudo para não por em risco os usuários. Espero também que a Samsung tenha aprendido muito com este erro gravíssimo, pra não repetir novamente

  • No meu ponto de vista o fator disso acontecer não é necessariamente bem isso. Tempo ela teve pra fazer todos os tipos de testes , só que são tantos modelos que a sansung lança, que pode não dá conta de passar um pente fino em tanta coisa . Eu sempre achei que por ela lançar tanto aparelho uma hora ia dar zebra.... resumindo fator principal muito lançamento não precisava de tantos modelos intermediários.

  • baterias de lipo não aguenta muito calor

  • Agora muitos vão olhar para as outras fabricantes com outros olhos. Apple, Lenovo, Xiaomi, Asus etc. podem aproveitar dessa situação. Vamos acompanhar.

  • Redução de custos... Já ouviram falar?

  • Só sei dizer que teve muita gente que perdeu o cargo na Samsung!!! Por incompetência na sua área... Nada que desabone a marca!!!

  • Não cabe a nós criticarmos a empresa..
    Somos apenas telespectadores e futuros consumidores.. é obvio que queremos ver um produto sem defeitos..!!
    Creio que a Samsung tem profissionais de sobra para sanar essa falha, isso é decorrente do dia a dia..
    Não existe a perfeição absoluta, é apenas um erro.... não estou em defesa da Samsung para aqueles que acham que sou fanboy..!
    Apenas vejo realidades de ambos os lados..!
    A linha Note é a minha favorita, e é obvio que a empresa já esta trabalhando nisso..
    Para o pessoal que sabe brincar com o assunto, é até legal, é saudável..
    Quem é que não gosta de uma brincadeira saudável ???
    Já o pessoal que critica, é lamentável ..... Estude bem TI, Universidade Federal de preferencia, estude Línguas, e manda um CV Vitae para a Samsung e espera sentado que eles vão chamar vocês!!!

    Alusão:
    #Galaxy Note
    #O melhor

    • Cara blz, seu ponto de vista. Samsung uma empresa grande até então com ótimos produtos de qualidade, agora criticar as pessoas por falarem mal dela é até insultar a falta de profissionalização já é demais. Problemas em produção qualquer um pode ter, mas estamos falando de algo que explode, que pode destruir sua orelha, desfigurar sua face. Não acha isto sério ou um erro grave da fabricante. Vc compraria uma carro que explode, colocaria na sua casa uma geladeira que explode? Colocaria a sua vida em risco por algo tão risorio? É sim, testes sérios como estes é obrigação da empresa. A Samsung fez merda é até aí não se tem como contestar isto.

      • Amigo...
        Se quer um mundo perfeito.. quem sabe você possa encontrar na próxima encarnação..!
        Não é só a Samsung que sofre com isso, varias montadoras sofrem recall com seus automóveis, vários prédios e pontes caem ao redor do mundo por falhas de seus Engenheiros, vários Médicos cometem negligência .... quer mais????????????????????

      • Deixe de fanboiolismo rapaz. Admita que a Samsung errou e errou feio. E tá arcando as consequências de sua irresponsabilidade. Eu tive vontade de pegar esse note 7. Gostei do aparelho. Agora não sei se comprarei.

    • Quer dizer que pra criticar com algum embasamento precisa cursar 4-5 anos de um bom curso da área de ti? Kkkkkkkk. Essa foi boa.

  • Como dizia a minha avó: "Meu filho, tenha calma! A pressa é inimiga da perfeição."

  • Todo produto deve passar por uma inspeção rigorosa, antes de ser colocada a venda. Infelizmente o controle de qualidade falhou feio, e muitas pessoas tiveram problemas. Uma empresa do porte da Samsung, líder mundial em dispositivos móveis, não pode cometer tal erro. Ela, talvez, na pressa de colocar o produto no mercado, simplesmente o lançou, sem fazer os testes mais específicos. Além do prejuízo, já contabilizado em bilhões de Reais, que a empresa aprenda com os seus erros.

  • Um dispositivo do porte do Note 7, principalmente a bateria, deveria ter passado no teste de qualidade e durabilidade, o que de fato não ocorreu, e na pressa, lançou um produto inacabado, está aí o resultado.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi