O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 40 Compartilhado 7 Comentários

Processadores de 64 bits para smartphones: o que muda?

A Apple apresentou na terça-feira o iPhone 5S com um processador de 64 bits, e no ano que vem dispositivos Android também irão contar com essa tecnologia. Quando falamos de computadores, os CPUs de 64 bits são o padrão há muitos anos. Neste artigo explico as vantagens que a tecnologia trará aos usuários de smartphones.

atalho
CPU de computador visto de baixo. / © ed10vi/flickr.com

O que quer dizer 64 bits?

Os CPUs funcionam com fileiras de números compostas por 0 e 1. Chipsets com uma arquitetura de 64 bits conseguem processar uma fila de números com 64 cifras ao mesmo tempo num único ciclo. Em outras palavras: eles podem processar 64 bits (8 bytes) de dados dentro de um ciclo. Processadores de 32 bits conseguem lidar apenas com 32 bits (4 bytes), a metade, portanto.

Interação entre hardware e software

Não só o hardware é decisivo num sistema de 64 bits, o software desempenha um papel importante. Ele também deve ser concebido para esta arquitetura, e dessa forma fornecer os dados necessários ao processador. Apenas quando estiverem reunidas estas duas condições, a arquitetura de 64 bits pode mostrar plenamente as suas vantagens.

Vantagens dos 64 bits

Esses processadores podem calcular valores integrais maiores. Uma integral é um tipo de arquivo que pode armazenar valores de números inteiros, ou seja, 0 e 1. Através do processamento de valores maiores, há vantagens para cálculos gráficos (por exemplo, interfaces de usuário ou jogos), para formatos de multimídia e para sistemas de arquivos de 64 bits. Outra grande vantagem é que uma RAM de mais de 4 GB passa a ser possível (este é o valor máximo para os sistemas de 32 bits usados até agora). Para os smartphones, porém, essa característica ainda não é importante.

atalho
A Samsung quer começar em breve a produzir processadores de 64 bits. Será que o sucessor do S4 já terá um? / © AndroidPIT

Desvantagens dos 64 bits

Em comparação com os programas de 32 bits há uma grande desvantagem: devido ao comprimento dobrado dos números, os programas de 64 bits ocupam mais memória (RAM, cache e memória interna). Isso pode ser um problema para os smartphones pois, ao contrários dos PCs, seus recursos são extremamente limitados.

Além disso, um processador de 64 bits só faz sentido se os programas/apps forem adaptados a essa arquitetura. Isso significa mais trabalho para os desenvolvedores de apps. Sem falar também nos programas de 32 bits que forem rodados no sistema de 64 bits: a RAM terá o trabalho duplo de carregar bibliotecas de 64 e 32 bits, o que pode levar a atrasos do sistema como um todo.

Conclusão

Os smartphones melhoram cada vez mais a performance, e o próximo passo lógico é mesmo o uso de uma arquitetura moderna para hardware e software. As possibilidades ficam cada vez maiores (jogos pesados, programas exigentes), e a mudança para 64 bits é muito bem-vinda. No momento as vantagens são limitadas, mas com a próxima geração de dispositivos (ou a seguinte), hardware e software passarão a interagir de maneira otimizada.

7 Comentários

Escreva um comentário:
  • Cada vez mais os smartfones estão ganhando recursos novos, porém ainda acho que isso acontece a passos lentos, não vai fazer tanta diferença por enquanto já que as tarefas são simples. Quem sabe a algum tempo?

  • Na minha opinião, a bateria deve ser um fator importante na tecnologia mobile, até porque os dispositivos móveis de última geração estão cada vez com mais recursos e gastando mais energia, portanto estão exigindo um sistema de alimentação mais eficiente. JCPAIANI

  • Acho que pra Apple foi uma jogada de sorte. Está sem inovar a várias gerações do iPhone, é que lhes restou no momento, pois olhem o iPhone 5C, exatamente a mesma coisa do iPhone 5 numa tampa plástica, coisa que a Apple sempre vangloriou por não ter (material plástico), me parece desespero isso aí.

  • antonio junior concordo com voce e bom vc ter um aprelho rapido mais cada um tem seus pontos fraco pois eu acho que eles deveriam se preucupar mais com a bateria que durasse pelo menos um dia completo de uso continuo para mim estaria otimo!

  • talvez seja bom mas não essencial. Queria saber sobre o consumo da bateria, pois se a maioria das coisas serão "dobradas" e o consumo de energia? e acho que hoje temos processadores rápidos o bastante para utilizarmos em celular e tablet. Teriam que aperfeiçoar o sistema, o consumo de bateria etc.

  • Só sei que o anúncio da Apple "cutucou" a Samsung, que logo depois anunciou que seus próximos smartphones também terão processador de 64 bits, Galaxy S5 talvez.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi