O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 447 Compartilhado 33 Comentários

PROCON se manifesta contra o bloqueio da internet após limite da franquia

A Associação Brasileira de Procons, entidade que representa o PROCON em todos os estados, publicou em seu site uma nota manifestando-se contra o atual bloqueio de internet realizado pelas operadoras. A entidade julga o procedimento abusivo, já que o cliente contratou o serviço de internet móvel para o seu dispositivo em caráter de fornecimento ininterrupto. Confira mais detalhes no abaixo.

dualsimxperiaz3
PROCON se manifesta contra o corte de internet móvel após consumo da franquia. / © ANDROIDPIT

O PROCON se manifestou de forma contrária ao atual modelo de negócio adotado pelas operadoras brasileiras. O novo procedimento prevê que a internet móvel seja bloqueada, caso o usuário tenha o limite da franquia diária atingido. Segundo a entidade, as operadoras precisariam avisar com antecedência sobre as novas alterações no contrato já firmado com o consumidor. Desde o início do ano, Procons de diversos estados estão recebendo reclamações de usuários que adquiriram o serviço de internet móvel acreditando que o fornecimento seria continuo, já que muitas operadoras anunciaram suas ofertas como "internet ilimitada". Abaixo, segue um trecho da nota emitida pelo PROCON:

Em razão do descumprimento da oferta realizada pelas empresas, foram propostas, pelos órgãos de defesa do consumidor, ações civis públicas, com vistas a garantir a manutenção do serviço, conforme ofertado, como é o caso do Procon do Acre, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe e Maranhão, entre outros, com concessão de liminares em favor dos consumidores.

A associação se mostra aberta para negociar com todas as operadoras, caso contrário não hesitará em tomar medidas administrativas, cíveis e penais caso não sejam tomadas as soluções cabíveis para o fim deste conflito. Há duas semanas, conforme noticiamos aqui no site, a Anatel se comprometeu em resolver este empasse entre as operadoras e entidades representantes do consumidor. O prazo da Anatel está vencendo e, pelo jeito, a situação não está próxima de ser resolvida.

Você é contra ou a favor do bloqueio da internet móvel?

No último final de semana realizamos uma enquete no site entre nossos leitores. Notamos que com a repercussão do assunto, muitos usuários se mostraram a favor do bloqueio da franquia após o limite de dados ser atingido. Contudo, o resultado parcial nos mostrou uma outra perspectiva: 82% dos nossos leitores são contra o procedimento adotado pelas operadoras. Os outros 18% acreditam que a decisão beneficia o próprio usuário, ao oferecer conexões mais rápidas e redes menos congestionadas. Quer mudar esse resultado? Participe da nossa enquete através do link abaixo e deixe sua opinião:

O plano contratado junto à sua operadora também oferece/oferecia internet móvel ilimitada?

Fonte: PROCON

Os comentários favoritos dos leitores

  • Bruno Salutes
    • Admin
    • Equipe
    28/abr/2015

    Rubian, estamos cobrindo esse tema há algum tempo, coletando informações das operadoras e assessorias envolvidas. Só estendemos assuntos quando temos retorno dos nossos leitores, interessados, que certamente não acham o assunto "besta". E quanto a "cópia", acho que não preciso falar nada.

33 Comentários

Escreva um comentário:
  • Deviamos dar um basta nestes aumentos e sacanagens com o 3g. Se o cara q tem internet sem limite deixasse liberado o sinal nos horarios em q nao esta usando e as empresas o mesmo no periodo notuno as receitas diminuiriam e o povo pressionaria tendo banda larga para ligacoes via apps e uso de dados, indiretamenta achatando ainda mais as receitas com telefonia movel e fixa.
    Pode ser loucura mais nao vejo pq nao deixar liberada quando nao esta em uso para tentar uma acao contra esse maldito governo.

  • Acho engraçado que na Tim somem 100mb em 40 ou 50min e com o mesmo uso não gasto 2g na vivo do meu plano no mês façam as contas.

  •   6

    a claro tah e certa quer internet paga por ela !!!

  •   4
  • A operado claro é oque mais faz isso tem muitas reclamações e muitas pessoas vão pra outra operadora pelo o que ela faz

  • eu sou contra isso e um rouboooo

  • As operadores que criem vergonha na cara e melhore a infraestrutura de qualquer um das 4 grandes vivo, tim, claro e oi. Essa propagandinha de pega bem, claro 4g max, tim internet imilitada. Pagamos caro e muito caro nosso planos e não recebemos a qualidade do serviço

  • Meu Plano, é Claro Empresa, todos aqui da Empresa possuem uma franquia de 2GB, após isso, o limite, POREEEEEM, EU sou um dos que mais utilizam a internet móvel, chego à utilizar +100GB por mês, aí você me pergunta como?

    Não sei como, mas a internet do nosso plano, se reduz, não é perceptivel, assim, baixo filmes e séries (1080 p), jogos, atualizações e minha fonte primária de internet, passou a ser meu Celular, pra ter uma Noção

    Eu tinha Oi Velox, 1mbps (Sim, rídicula) e a minha taxa de download era em média, 40kbps

    Com o meu 4G da Claro, baixo a incríveis (Pico, como ou sem franquia atingida) 5mbps

    Lembrando que, não estou defendendo a Claro, nem trabalho lá, muito menos fazendo Mershandising, apenas estou expondo aqui, um plano que pago 50 reais por mês (por ser empresa, não sei quanto custa pra PF) e é INFINITAMENTE SUPERIOR à Internet Fixa residencial que eu tinha, ou até as mais citadas como GVT

    Aqui, temos um Ranking interno, de maiores consumos, só por diversão... Tem gente aqui, que roteia pra casa inteira, pra aparelhos smarts e assistem Netflix diariamente sem engasgo algum!

    Então galerinha, tentem não se prender à promoções vistas na TV ou por boca a boca, vão às operadoras, e pesquisem um plano legal, e só lembrando, 4G faz uma diferença que nem imaginam.

  • Acho que a primeira coisa que deveria parar de ser vinculada é "internet por x centavos o dia". O dia tem 24h então a propaganda deveria ser "20mb de internet por x centavos" ou "a cada x centavos, 20mb de internet". Porque antes, por mais que a velocidade reduzida fosse ridícula, a operadora estava fazendo o que dizia no papel. A internet era ilimitada e o pagamento era pelo dia. Só isso já basta pra uma ação. Outra coisa é que a Claro agora não dá mais acesso as redes sociais de graça. Agora eles dão 5mb a mais em cada pacote. É pura enganação. Os 5mb a mais são os 5mb que você já gastava no Facebook. Resumindo, cortam o consumidor mais uma vez...

  • Remendando o que já disse, reduzir a velocidade a 32/50 kbps
    também não adianta nada. Vamos aguardar as novidades.

  • Engraçado, como tudo no Brasil, só funciona na base da ilegalidade. Hoje está bem difícil, para não dizer impossível, você conseguir utilizar sua internet no celular.
    Os planos de internet móvel têm franquias ridículas, considerando a alta taxa de dados usada pelo seu smartphone, se você quiser navegar na internet o dia inteiro, você não paga menos que 10 reais, para ficar renovando pacote, e ainda por cima oferecem uma velocidade de no máximo 1Mbps para 3g, sendo que esse padrão pode chegar a uma velocidade de 7,5Mbps, e de 5Mbps para o padrão 4g, esse que foi criado para chegar a uma velocidade de 1Gbps em repouso e 100Mbps em movimento, por esse motivo gosto de chamar de falso 4g, o que essas operadoras fazem com nós clientes, e ridículo.
    Recorrendo a outros meios, VPN's, podemos confirmar o que estou falando, com internet 3g consigo uma velocidade que varia de 4 a 5Mbps, e com o 4g de 15 a 30Mbps, isso sem créditos, agora vejamos, aqui no Brasil eles quase obrigam as pessoas a procurarem métodos de burlar as coisas, se reduzissem o preço para um valor mensal próximo ao que a gente paga por uma internet fixa, tenho certeza que muitos comprariam, ou esses caras são péssimos administradores, ou não pensam nem um pouco no futuro desse país.

    Não deixem de compartilhar, a única forma de lutar contra isso é tendo conhecimento.
    danielsantosdeveloper.com.br

  • Nenhuma operadora oferece internet ilimitada de verdade, aliás, pelo que eu me lembro... nunca houve de verdade internet móvel ilimitada.Lembro bem quando a Claro começou com essa historinha pega-bobo há uns anos atrás. "X reais por uma internet ilimitada de 2gb!!!!"

  • Sinceramente só uso essas operadoras por falta de opção... A Tim por exemplo ; só comecei a usar pq antes mesmo atingindo o limite a internet continuava ( reduzida ). Agora essa merda vem cortar a internet.. A Tim funciona assim : ( sem plano algum ) a pessoa paga 0,60 por dia e tem 10 MB ,esses 10 MB vc gasta com 3 minutos... Resumindo : eu pago quase 1 REAL por 10 minutos de internet ( depende do tempo : se chover o sinal cai e fico sem internet.
    Por isso sou contra o corte após o limite. Antes a gente tinha só um pouquinho de internet após o limite... MAS PELO MENOS TINHA!! E AGORA ? É SÓ 10 MINUTOS ( E OLHE LÁ... ) DE INTERNET ( LENTA ).
    É melhor lenta do que nada... mas essas operadoras...

  • Sou a favor se melhorarem as conexão de todas as operadoras, a Oi não tenho do que reclamar 5mb/s é muito bom, não uso wifi por nada, contratei um plano de 5 gb mas ainda acho que deveriam colocar um plano mais acessível a todos, tipo plano de 50 com uns 700 mb ou algo do tipo, assim ninguém ficaria reclamando a Oi da 500 mb com 4G por 60 acho mas aumentar a franquia e diminuir o valor um pouco mais sairia melhor para todos.

  • Que bom... tomara que essa palhaçada acabe!!!

  • Ótimo , agora vamos aguardar o cartel das operadoras ou seja , Anatel se pronunciar....

  • Pior do que o bloqueio e navegar ha 1kbs 😂 😂 😂 😂 😂 😂

  • O legal é que fizeram isso na cara de pau, cortaram e continua o mesmo serviço péssimo, to afastado do trabalho por acidente, fico em casa usando o WiFi, quando saiu eu apenas olho o face, mando umas msg no whats e já se vão 40 mb, como eu não sei, hahahahahah... Operadoras lixo.

  • Muito chato esse bloqueio de net.

  • Essa vida de pré não é fácil
    Ainda bem que sou controle da tim
    Ilimitado de vdd

Mostrar todos os comentários
447 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi