O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 259 Compartilhados 88 Comentários

Webcam: se Zuckerberg e diretor do FBI cobrem, por que você não cobriria?

A Samsung confirmou, em fevereiro de 2015, que as suas Smart TVs poderiam gravar conversas e transmiti-las para terceiros. Em junho deste ano, Mark Zuckerberg foi flagrado cobrindo a webcam do seu laptop. Agora, o diretor do FBI, um dos maiores órgãos de inteligência e segurança no mundo, diz mais uma vez que você também deveria colocar um "tapume" na sua webcam. Mas será que você realmente precisa tomar essa atitude?

De acordo com um fala de James Comey, diretor do FBI, em recente conferência nos EUA, todos deveriam cobrir suas webcams de alguma forma: "deveríamos fazer isso para que outras pessoas que não tenham autorização não possam ficar de olho em você". Nesta fala, Comey está se referindo claramente a qualquer tipo de hacker que use o acesso da câmera do seu laptop, por exemplo, para espionar usuários.

Essa prática deveria ser comum entre usuários, tal como trancar o carro

Vale lembrar que, em abril, o diretor do FBI já havia admitido que usava uma fita adesiva sobre a câmera do seu computador: "Eu coloquei uma fita adesiva sobre a minha câmera porque vi alguém mais inteligente que eu fazendo isso". Comey diz ainda que essa prática deveria ser comum entre usuários, tal como trancar o carro.

Este tema já foi bastante discutido quando Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook, foi flagrado usando uma fita adesiva sob a câmera do seu computador. Em uma imagem em comemoração aos 500 milhões de usuários no Instagram, o laptop de Zuckerberg aparece com uma fita adesiva protegendo a câmera e o microfone.

Mark zuckerberg camera webcam
Mark Zuckerberg protege microfone e webcam / © Reprodução - Instagram

Mas você realmente precisa tomar essa atitude?

Sem entrar em muitos detalhes, este tema me chamou a atenção hoje pela manhã, quando sentei em frente ao meu computador e, automaticamente peguei um flyer que estava em cima da mesa, dobrei e posicionei sobre a webcam do meu Mac. Como tinha que esperar uma entrega, trabalhei de casa na parte da manhã, e sentei em frente ao computador ainda de pijama.

AndroidPIT webcam privacy hero
Meu laptop sempre leva uma proteção na câmera / © AndroidPIT

A ação foi quase que automática e o fato de sequer cogitar que alguém pudesse estar vendo essa cena me levou a colocar essa proteção na câmera. Contudo, essa é uma preocupação dos tempos modernos, onde nossos dados estão cada vez mais espalhados e acessíveis a terceiros.

A Samsung, no ano passado, afirmou publicamente que o reconhecimento de voz que permite controlar a sua Smart TV sem utilizar o controle remoto poderia ser usado para gravar conversas e transmiti-las para terceiros. Assim, a empresa abriu o "precedente tecnológico" de que sim, um software malicioso poderia muito bem usar microfone da televisão para gravar as conversas dos usuários. E isso faz com que, cada vez mais, passemos a nos preocupar com a nossa privacidade em casa e no trabalho.

É claro que o diretor do FBI e o Mark Zuckerberg são alvos muito mais interessantes para hackers do que essa pobre garota de pijama em frente ao computador. Contudo, não é por isso que vou abdicar da minha privacidade, e você também não deveria.

Vedar a webcam usando uma fita adesiva é uma ação que está ao alcance de qualquer um de nós, bem como tomar muito cuidado com o tipo de conteúdo que consumimos em nossos computadores pessoais, smartphones e tablets. Além disso, o uso de um bom anti-vírus pode ser uma boa prevenção contra este tipo de softwares malicioso, capaz de se aproveitar da câmera ou do microfone do seu computador.

Aliás, qualquer pessoa pode ter o smartphone ou o computador infectados, podendo ter suas imagens, sons e chamadas telefônicas gravadas. De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky, o Dark Comet, conhecida ferramenta de acesso remoto, tentou acessar os dispositivos de 3,8 mil usuários brasileiros entre junho de 2015 e junho de 2016.

Por fim, vale lembrar a clássica frase de Edward Snowden sobre o mito da privacidade: "Dizer que você não se preocupa com o direito à privacidade, porque não tem nada a esconder, é o mesmo que dizer que você não se importa com a liberdade de expressão, porque não tem nada a dizer". Assim, tomar algumas providências em relação à sua privacidade nunca é demais, lembre-se disso.

E aí, você acha que temos que levar este assunto a sério ou é apenas paranoia?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fernando Bruno Moreira há 2 meses

    Tá, então faça o mesmo com o seu celular. Quem garante que "eles" não te espionam por lá também?!

  • Deivis Schuman há 2 meses

    Todo cuidado é pouco brothers! Vou contar um incidente que aconteceu a poucos dias onde eu trabalho.
    Como já falei várias vezes aqui, sou professor e monitor escolar e trabalho com uma faixa etária de alunos entre 8-15 anos de idade. Certo dia levei uma classe com alunos de 13 anos de idade para sala de computação, e uma de minhas alunas me chamou até o PC onde ela estava, pois ela notou algo de errado. Ela me mostrou toda a conversa com individuo que ela estava conversando online. Ele descreveu detalhe por detalhe como ela era, e como estava vestida no momento, além de descrever como era a sala de informatica. Ele estava vendo tudo através da Webcam, e sem pedir solicitação pra conversa com vídeo.
    Até eu fiquei assustado com isso que aconteceu!

  • Rosane O. há 2 meses

    No auge do meu vício em jogos (antes de me afogar em trabalho), e quando eu tinha um note, eu dormia com ele aberto, do lado da cama. Certo dia um cara, que se dizia meu amigo, disse que tinha me hackeado e tava me vendo dormir. Disse até uns detalhes que não tinha como as pessoas saberem (cor da roupa, etc). Não paguei pra ver, apenas aderi ao adesivo pra cobrir ela, já que eu nem usava.
    Hoje em dia não tenho webcam, pois uso PC pra jogar, mas pretendo comprar e vai ser uma da Logitech que tem uma tampa protetora.
    Já com celular eu também sou encucada, e muito. Mas não tenho como ficar colando e descolando um adesivo, pois sempre tô usando ambas as câmeras. Mas fica aí a ideia de fabricarem uma capinha que tenha um protetor que seja removível qndo vc for tirar foto.

  • Sandro Klostermann há 2 meses

    Tecnicamente alguns laptops tem um LED que indica quando a camera esta em uso. Ai eu me pergunto se este LED foi implementado em qual camada, se podemos confiar que ele estando apagado, minha camera nao esta em uso...

  • Mark há 2 meses

    Partiu botar uma fita também nas câmeras dos smartphones quando não formos usam kkkkkkkkkkk

88 Comentários

Escreva um comentário:
  • Porquê eu não uso...

  • Por esse motivo nunca tive Webcam.

  • Ah sim. E vamos parar de usar o celular. Não sabemos quem está ouvindo.

  • Vamos todos seguir o Mestre Zuckerberg. Afinal era ele que usava a senha DADADA. Eu que não coloco fita adesiva em porcaria nenhuma. Querem me ver dormindo? Azar.

  • Medo de ser hackeado, e muita paranóia...

  • Bela frase do Snowden no final. Meio paranoico querer tampar a webcam? Talvez. Mas não é injustificável. Entretanto penso que ainda que cobrimos a webcam e o microfone do Notebook, ainda teremos outras "brechas" pois gadgets com câmeras e microfones é o que não falta ao nosso redor. Preocupante perceber que a cada nova tecnologia criada para supostamente facilitar nossa vida, teremos um subsecutivo como esse tópico do texto. Casos de hackers que espionam pela webcam não é algo tão raro assim, apenas não muito comentado e que nos passa a impressão de ser história de cinema/séries. Obviamente que alguém como tio Zucker ou o diretor do FBI são mais suscetíveis, mas engana quem pensa que por isso o restante da população é totalmente isenta à essas invasões. Infelizmente temos a falsa impressão de que isso nunca nos aconteceria pois somos "pessoas comuns". Isso me lembra o jogo Watch Dogs aonde você é um hacker e pode espionar as pessoas ao seu redor e em suas casas, desde ouvindo/lendo suas conversas até observá-las por uma câmera, algo banal de fazer em um jogo aonde há missões mais interessantes e com melhores prêmios, mas ainda assim todos os jogadores de WD que conheço dizem gostar de espionar pela curiosidade e por causa de um certo realismo que há nas relações humanas do jogo (e eu como jogadora também me incluo nesses "voyeurs digitais"), mesmo não havendo nada de especial em observar alguém cozinhando, dormindo, discutindo a relação, assistindo TV ou pornografia, chorando, praticando ginástica, fofocando, lendo no Tablet etc.

  • Simples, porque eu não tenho bilhões na conta e se quiser pagar minhas dividas fiquem à vontade

  • É sério e já está acontecendo, acredito que não só por parte hackers, mas, principalmente por corporações, elas são obcecadas
    pelos nossos comportamentos, para planejar suas estratégias futuras. E u uso adesivo, antivírus e anti Malware no PC, e uma faxineira que fecha todos os cookies sempre que eu fecho um navegador. Mesmo assim minha interface de internet está mais customizada que nunca, e não foi customizada por mim.

    • Antivírus também pode colher mais dados do que você imagina, quem te garante que ele não faz uma varredura no seu disco rígido em segundo plano, procurando seus dados pessoais? Só de ter acesso total aos seus arquivos, fica muito fácil de enviarem seus dados para alguma corporação governamental ou não. Não uso antivírus nenhum, pois eles tiram espaço e poder de processamento precioso no meu pc, além de nunca ter alguma dor de cabeça com vírus, e webcam de notebook, só tampada.

    • Faxineira? HahahahHahah.

  • Paranóia total...

  • Então eles sabem onde Lula guardou meu dinheiro roubado.

  • Eu, 'eu não sei de nada'. Isso tudo é novidade para mim.
    Já instalaram o 'Duo' parece ser muito promissor.

  • Não está diretamente ligado a webcam. Hoje postei no Facebook a minha intenção de dar uma bike de presente. Pronto, depois disso está chovendo ofertas de bikes, inclusive aqui no Androidpit. Temos que entender que jamais estaremos sós. Mesmo desconectado sempre haverá uma câmera no pedaço.

  • Se tem como invadir um computador, tem como ativar uma Webcam!
    Todo cuidado é pouco!

  • Ninguém quer ver uma cara feia igual a ninha!! ou quer? 😮

  • Eu não preciso fazer isso, uso meu notebook de forma que não tem nada que possa me prejudicar. Não tenho costume de fazer/falar algo que possa ser usado contra mim. Simples assim. Deve cobrir a câmera e abafar o microfone quem tem algo a esconder ou trabalha com informações sigilosas o que não é o meu caso.

  • Se for seguir a lógica tampe a câmera frontal e o microfone do seu SmartPhone.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi