O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
63 Compartilhado 48 Comentários

Ter o NET Vírtua como operadora de celular seria uma boa ideia?

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – ressuscitou a pauta de abrir o mercado VoIP como concorrente direto das operadoras tradicionais. Na teoria, a ideia é ótima, uma vez que concorrência em um mercado fechado como o de Telecom nunca é demais. Mas, como quase tudo no Brasil, colocar isso em prática se revela uma má ideia. Pelo menos por enquanto.

Tecnicamente, isso significaria que qualquer empresa de comunicação poderia se transformar em uma operadora de telefonia VoIP, desde que obtivesse um plano de numeração para prestar serviços. Com isso, o WhatsApp, por exemplo, poderia vender planos de dados para seus usuários no Brasil, sem os pacotes de minutos de voz. Ou uma provedora de internet independente. E é aí que reside o problema.

brasil sim cards operadoras
Quem mexe as cartas da telefonia também mexe as da internet no Brasil / © ANDROIDPIT

Hoje, a quase totalidade da estrutura que fornece a internet no Brasil está nas mãos das quatro grandes companhias que nós bem conhecemos: Vivo, OI, TIM e Claro. São elas que permitem nossa navegação pela web afora, incluindo o uso de messengers, redes sociais e outros serviços online.

Logo, qualquer empresa que queira operar de forma independente teria duas alternativas: investir um caminhão de dinheiro para criar sua própria infraestrutura de internet ou alugar a infra já existente pertencente a estas quatro grandes companhias.

O WhatsApp poderia vender planos de dados para seus usuários no Brasil

O cenário atual não atrai

A primeira opção implicaria em enfrentar uma burocracia brutal para acontecer. A legislação brasileira que regula a instalação de infraestrutura de telecomunicações é uma das mais intrincadas do mundo e uma das causas por não termos um serviço melhor.

Logo, empresas de pequeno e médio porte têm poucas chances de concorrer. E as grandes que ainda não estão por aqui não vêm demonstrando grande interesse. Vide o leilão do 4G, que não atraiu ninguém além das companhias que já conhecemos. 

antenaquatrog
Antena 4G: o leilão para explorar essa tecnologia não atraiu empresas estrangeiras / © Divulgação TIM Brasil

A segunda alternativa, a de alugar a infra das grandes operadoras já instaladas, acaba encarecendo o preço final ao consumidor, sem contar o risco de instabilidade, tão comum por aqui e acabaria atingindo a todos. Ou seja, de que adianta pagar por uma provedora independente que está usando a mesma infraestrutura deficiente das outras?

Além de tudo isso, há de se considerar uma outra questão, que envolve a legislação tributária: ao abrir o mercado VoIP como concorrente direto das operadoras tradicionais, as provedoras independentes teriam de arcar com o mesmo nível de impostos das grandes.

Pensando a longo prazo, isso pode inviabilizar as operações destas caso elas não consigam um grande ganho de escala com rapidez (alguém lembra da operadora Aeiou?). A não ser, claro, que elas estejam dispostas a perder dinheiro nos primeiros anos de funcionamento. 

Um provedor que entrar no mercado brasileiro de telecom atual precisa ganhar escala com rapidez

Conclusão: as regras do jogo precisam ser mudadas

Ter provedores de internet como concorrentes das operadoras tradicionais no Brasil é uma ótima ideia, mas que precisa amadurecer muito ainda. A legislação precisa ficar mais flexível para permitir a instalação rápida de infraestrutura, a entrada de novas empresas de telecom precisa se incentivada pelo governo, os impostos precisam ser reduzidos para que consumidor não seja impactado e as regras de livre concorrência têm de ser as mais claras possíveis.

Ou seja, são muitos pontos a ser alinhados para que a discussão ganhe corpo e se transforme em prática. Mas apenas com essas questões definidas é que poderemos ver o mercado VoIP ganhar força e oferecer a qualidade que o consumidor merece. E que já encontramos em mercados mais maduros. 

E o que você acha? Você gosta da ideia de ter uma provedora de internet como uma alternativa para dados e voz? Dê a sua opinião!

63 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Renato 21/mar/2016

    Acho que só o fato de abrir espaço para outras operadoras menores, (não falo da NET), já melhora o cenário.
    Nos EUA há trocentas operadoras, que oferecem pacotes que as grandes como AT&T, Verizon, Sprint e T-Mobile não oferecem, sendo assim, essas empresas maiores são forçadas a dar benefícios a seus clientes, como por exemplo: ligações ilimitadas para qualquer número do país, sms ilimitado, pacote de dados maior e por aí vai.

    Que venha a concorrência.

48 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pra aqueles que não sabem, o grupo America Móvil é dono da Claro e da NET! Logo não seria uma "nova" operadora, só mudaria de nome! Creio que isso não acontecerá porque a Claro possui um nome já consolidado na telefonia móvel.

  • serviço lixo esse brasileiro!!! vai melhorar nunca!!!

  • Como essas 4 controlam a internet? Só se for 3g. Banda larga quem tem é Tim, GVT, Net e Oi, fora outras menores.

  • Se a banda larga da NET já é absurdamente problemática não quero nem pensar que um dia essa empresa possa atuar como operadora.

  • é o Chip da Besta 666

  • Com a burro-cracia brasileira e o monopólio de 4 operadoras que fazem o que bem entendem no país? Não vejo nada vigando aqui, tão cedo...

  • Deveria melhorar a tecnologia das torres primeiro em todas as áreas

  • A Net é propriedade da.. operadora de telefonia móvel Claro.

  • Nem sou cliente na NET, mas já ouvi falar das lutas homéricas pra cancelar planos, só por isso já acho que não valeria a pena ser clientes deles.
    Claro que a legislação precisa mudar, mas, quem é interessado é o consumidor, então, não deve acontecer tão cedo =/

    • Isso procede. Meu pai foi cancelar a net e levou mais de 40 minutos falando "não, não tenho interesse, pode cancelar" fora que durante a semana ligaram umas 4 vezes para dar contra proposta.
      Já a claro me deu canceira para mudar do pós pago para o pré.

    • Não é só com a NET, infelizmente.
      Minha mãe foi cliente SKY uns bons anos, daí quando fomos cancelar pra pegar a NET, eles ofereceram mil promoções. Por fim, depois de muita insistência deles ela aceitou pagar 25 reais pra manter a conta ativa (mesmo assim pegamos um pacote NET).
      Enfim, uns 2 meses depois eles passaram a pagar 50 reais e ela ligou pra cancelar de novo, mas dessa vez pra valer. Eles disseram que ela até podia, mas tinha que pagar a multa pela fidelidade do "plano" que ela pegou. Meses e muitos xingamentos depois, ela conseguiu cancelar (em NENHUM momento eles falaram que essa "promoção" de 25 reais tinha fidelidade, até pq eles alteraram o valor) mas começaram a mandar boletos com multa e cobranças via e-mail (ela é funcionária federal, tudo é monitorado e ela NÃO PODE receber esse tipo de coisa no e-mail de trabalho, que sabe-se lá como eles conseguiram). Enfim, soltamos os cachorros durante um bom tempo. Até poderíamos processar mas atualmente estamos evitando a fadiga. rs
      SKY nunca mais. (Até a NET tem uns piti de vez em quando, mas é só ir no Reclame Aqui que eles ficam mansinhos, mansinhos)

      • Essa é a pior parte com as operadoras, os planos de fidelidade. Atualmente, eu só tenho a GVT com plano de fidelidade, e, mesmo assim porque não tem jeito. Mas, o celular é sem. Acho que isso de fidelidade só deveria existir se você pegasse um aparelho com desconto, fora isso acho um absurdo!

        Com relação ao processo, eu tive problema com a GVT em cobranças indevidas, no procon eu resolvi e acabei ganhando 5 meses de conta grátis. Agora, claro, fiquei 2h na fila pra ser atendido =/

      • Fidelidade é válido apenas caso seja o primeiro ano do contrato, agora, 5 anos depois o atendente faz mil promoções e depois dá desculpinha de fidelidade? Ah, vá.

  • Do jeito que são a legislação e a BURROcracia brasileiras, a gente tá é f#dido mesmo! sempre na mão de cartel com conluio do governo..
    País de bost@

  • Tem que ter mais opções msm. mais concorrência, melhores ofertas....

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi